Uma trajetória de sucesso ancorada em sólidos valores

Ser a primeira colocada entre todas as faculdades brasileiras da área de saúde no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) e estar, desde 2007, entre as 10 primeiras Instituições de Ensino Superior (IES) em um universo de mais de duas mil instituições avaliadas no País, anualmente, neste mesmo ranking, são credenciais que a Faculdade São Leopoldo Mandic (MANDIC) orgulha-se de exibir.

Uma história concebida há mais de 30 anos graças à visão inovadora e determinação de um grupo de cirurgiões-dentistas ao fundar um Centro de Estudos dedicado à ampliação do conhecimento e ao fomento do ensino na área odontológica.

No cerne dessa proposta, já estava a valorização da experiência associada à capacitação acadêmica e prática desses empreendedores. A essa combinação de sólidos valores, atrelados à preocupação com o compartilhamento do conhecimento científico incorporou-se, gradativamente, o uso das mais avançadas tecnologias, indispensáveis ao sucesso dos mais simples aos mais complexos procedimentos na área da saúde.

Foi assim que, fiel à sua proposta, o Centro de Estudos evoluiu para o Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, com a oferta de cursos de Aperfeiçoamento e Especialização reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Um ano depois, a Faculdade passou a oferecer Mestrado Acadêmico e Doutorado, ambos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A excelência do seu corpo docente, de seu programa e de suas instalações e laboratórios de pesquisa, aliada às excelentes avaliações recebidas da Capes, transformou a MANDIC em um polo de atração de alunos de todo o Brasil e do exterior.

Em linha com a sua missão de formar profissionais para o mercado de trabalho e amparada em sua experiência e tradição no ensino de pós-graduação, a MANDIC criou o curso de graduação em Odontologia, que, graças ao projeto pedagógico, é considerado um dos mais inovadores e completos do País.

A experiência acadêmica e o modelo de sucesso na implantação desse curso levaram a Faculdade, de maneira criteriosa e bem planejada, à criação do curso de graduação e Pós-graduação em Medicina.

Hoje, a MANDIC é referência no Brasil pelo estímulo à pesquisa, pela sua antecipação às tendências educacionais e pela sua contribuição para a melhoria social por meio de programas voltados à prestação de serviços à comunidade. Essa reputação atingiu níveis internacionais e levou a Faculdade a estabelecer convênios com instituições de ensino superior de diversos países, entre elas a Universidade de Barcelona, na Espanha; Universidade de Gotemburgo, na Suécia; Universidade do Porto, em Portugal; Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, e a Universidad Autónoma de Chile, no Chile; além de promover cursos em um dos maiores centros de estudos em cadáveres do mundo: o Miami Anatomical Research Center (MARC), de Miami, nos Estados Unidos.

Em sua sede, localizada em Campinas – SP, a Faculdade oferece cursos de graduação em Medicina e em Odontologia e os cursos de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), também oferecidos em outras Unidades da Faculdade: São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, Porto Alegre – RS, Curitiba – PR, Brasília – DF, Vila Velha – ES, Fortaleza – CE e Araras – SP. Todos os cursos são credenciados e recomendados pelos órgãos do Ministério da Educação, tendo ainda, os cursos de Especialização Lato Sensu reconhecimento do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Missão

Formar, capacitar e atualizar com excelência profissionais para a área da saúde por meios acadêmicos e tecnológicos avançados, fundamentados na pesquisa e humanização para a atenção ao cidadão.

Visão

Ser referência na área da saúde e em práticas educacionais; ser reconhecida pela excelência na pesquisa e na aplicação da tecnologia; liderar o conceito de qualidade na área da saúde, gestão acadêmica e administrativa; no atendimento aos pacientes; no respeito à sustentabilidade e às relações interpessoais.

Valores

A MANDIC fundamenta-se na defesa dos valores éticos universalmente aceitos, destacando-se: Respeito; Fraternidade; Honestidade; Tolerância; Qualidade; Solidariedade; Humanização; Comprometimento; Trabalho em equipe; Transparência; Responsabilidade social e Sustentabilidade.

Qualidade Reconhecida