Menu fechado

MEDICINA NA SÃO LEOPOLDO MANDIC

O curso de Graduação em Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic preza pela formação geral do médico generalista humanizado, deixando-o pronto para atuar no mercado global e apto a atender nos níveis primários e secundários nos sistemas público e privado da área da Saúde. Assim, a São Leopoldo Mandic busca favorecer o desenvolvimento da postura inquisitiva de estudo e aprimoramento permanente, que tornarão possíveis sua sobrevivência profissional em um mundo de economia e conhecimentos globalizados.

Parte da proposta da SLMANDIC passa pela vivência prática desde o primeiro semestre do curso em laboratórios altamente equipados, que permitem o treinamento com simulação para aumentar a segurança do estudante e reduzir o número de erros em situações reais, no contato com o paciente em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Conveniados, no incentivo à pesquisa por meio de programa de iniciação científica e no desenvolvimento da autonomia e do aprendizado crítico e reflexivo.

A busca da São Leopoldo Mandic pela excelência no ensino a levou a conquistar a nota máxima (nota 5) do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Educação ao aprovarem o curso de graduação em Medicina, além de posicioná-la como uma das dez melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, no ranking IGC do Ministério da Educação.

Por que cursar Medicina na Faculdade São Leopoldo Mandic:

  • Acesso aos Hospitais e UBSs desde o primeiro mês de aula.
  • Convênios com Hospitais de Campinas e região, totalizando mais de 2 mil leitos disponíveis aos alunos.
  • Laboratórios de simulações com manequins e cenários para treinamento de situações de emergência médica.
  • Laboratório completo de técnica cirúrgica.
  • Laboratório de anatomia equipado com mesa anatômica 3D, peças anatômicas reais e TVs de alta definição.
  • Programa de Iniciação Científica (PIC) com processo seletivo para bolsas.
  • Professores à disposição para discussão de conteúdo e aulas de reforço, sem custo adicional ao aluno.
  • Participação dos alunos em atividades junto à comunidade na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças.
  • Aulas de inglês e português que preparam alunos para concursos e participação em Congressos Internacionais.
  • Atividades práticas com turmas reduzidas.
  • Professores com títulos de Doutores com publicações relevantes em revistas nacionais e internacionais.
  • Parcerias com Instituições Internacionais para cursos de Extensão.
  • Curso Internacional de Anatomia Cirúrgica gratuito para os melhores do curso.
  • Plataforma virtual (Blackboard) para estudo e realização de atividades.

Clique aqui e faça o download do e-book “Tudo o que você deve saber sobre ser médico”, com informações sobre jornada de trabalho, remuneração, como é a graduação de Medicina, quanto o médico estuda e muito mais.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Um dos grandes diferenciais da São Leopoldo Mandic é o atendimento humanizado e acolhimento de seus alunos e pais, o que garante um acompanhamento de perto das atividades acadêmicas de cada estudante.

ATIVIDADES PRÁTICAS

Alunos de Medicina têm acesso a hospitais e UBSs desde o primeiro mês de aula. Na Odontologia, os estudantes participam de atividades clínicas desde o primeiro semestre, além de terem contato com UBSs ainda no primeiro ano.

HOSPITAIS E UBSs

Convênios com Hospitais e Unidades Básicas de Saúde de Campinas e região totalizam mais de 2 mil leitos disponíveis aos estudantes da São Leopoldo Mandic, para promover e antecipar a interação aluno e paciente.

PROFESSORES DOUTORES

Aprenda com 100% de Professores Mestres e Doutores, que atuam nos principais hospitais do País e apresentam uma carreira acadêmica destacada, com estudos publicados nas mais diversas revistas do Brasil e Exterior.

PIC

Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) com processo seletivo para bolsas e participação em eventos, com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação.

ESTRUTURA

Investimos em diversas tecnologias de aprendizado para que os nossos alunos, além de bem-formados, estejam familiarizados com os mais modernos equipamentos e técnicas aplicados nos grandes centros de saúde do mundo.

MANUAL DO CANDIDATO E EDITAL

Faça o download dos materiais para saber tudo sobre o Vestibular 2019 da São Leopoldo Mandic

MANUAL DO CANDIDATO E EDITAL

Faça o download dos materiais para saber tudo sobre o Vestibular 2019 da São Leopoldo Mandic

CALENDÁRIO

           09 AGO                     Início das inscrições on-line
            17 OUT                      Final das inscrições on-line
            21 OUT                      Prova do vestibular
          29 OUT                    Divulgação dos resultados
       07-09 NOV                   Período de matrículas

PROVAS E GABARITOS
Acesse as provas e os gabaritos dos vestibulares anteriores

CALENDÁRIO

    09 AGO      Início das inscrições on-line
     17 OUT       Final das inscrições on-line
    21 OUT      Prova do vestibular
    29 OUT      Divulgação dos resultados
   07-09 NOV      Período de matrículas

PROVAS E GABARITOS
Acesse as provas e os gabaritos dos vestibulares anteriores

DEPOIMENTOS

Sou aluna do 6º ano de Medicina, mas já me sinto médica. Vou seguir a carreira do meu pai, na área de oftalmologia, que sempre foi um sonho pra mim. Aqui na SLMANDIC, eu consegui realizar esse sonho.

Vestibular Medicina 2019

Isabella Paulino

Aluna do 6º ano de Medicina

Estou perto da realização do sonho de me tornar médico. A SLMANDIC me ajudou muito nesse caminho, me oferecendo as melhores oportunidades. Hoje já me sinto preparado para entrar nessa nova fase da minha vida.

Vestibular Medicina 2019

Marcos Vinicius Espinosa

Aluno do 6º ano de Medicina

COORDENAÇÃO 
  100% composto por professores doutores

FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES

São disponibilizadas 200 vagas para Medicina e 60 vagas para Odontologia, para ingresso em 2019 em Campinas.

O Curso de Medicina foi autorizado nos termos da Portaria MEC nº 132, de 20 de março de 2013, publicada no DOU de 21 de março de 2013, aditada pela Portaria MEC nº 504, de 12 de agosto de 2014, publicada no DOU de 13 de agosto de 2014, com novo aditamento pela Portaria MEC 556, de 26 de setembro de 2016, publicada no DOU de 27 de setembro de 2016.

O Curso de Odontologia foi autorizado nos termos da Portaria MEC nº 3/112, de 31 de outubro de 2.003, e teve seu reconhecimento renovado nos termos da Portaria No 135, de 1º de março de 2018;

A São Leopoldo Mandic é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Como forma de apresentar a excelência atingida pela Instituição, basta citar seu posicionamento no IGC /MEC, com nota máxima (5) – http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/indice-geral-de-cursos-igc

A comissão avaliadora do MEC analisa quesitos como qualificação do corpo docente, infraestrutura física, responsabilidade social, entre outros. Após realizar todas as ações preliminares de avaliação, fazer as ponderações sobre cada uma das 10 dimensões e considerar os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, a comissão concedeu à São Leopoldo Mandic a nota máxima 5, um dos fatores que vem refletindo o seu desempenho anualmente no Índice Geral de Cursos do MEC – IGC.

Seguindo esse projeto sério e comprometido com a qualidade, o curso de Odontologia foi autorizado e reconhecido com as notas máximas, e o de Medicina recebeu a aprovação do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Educação, também com nota máxima (nota 5) na avaliação do curso. Isso quer dizer que toda a estrutura oferecida, programa do curso e a composição do corpo docente foram considerados excelentes por esses órgãos.

Em 2019, o valor da mensalidade do curso de graduação em Medicina será R$ 12.738,06.

Em 2019, o valor da mensalidade do curso de graduação em Odontologia será R$ 3.840,51.

Sim. Para pagamentos antecipados do semestre há um desconto de 3%.

Os cursos de Medicina e Odontologia são de período integral. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Existem algumas atividades aos sábados, de acordo com o calendário letivo.

A faculdade São Leopoldo Mandic não possui nenhum convênio para oferecimento de bolsas.

O curso de Medicina tem 6 (seis) anos de duração, ou seja, 12 semestres letivos.

O curso de graduação em Odontologia tem a duração de 4 anos, ou seja, 8 semestres letivos.

A Instituição existe desde 1978, quando começou a oferecer cursos e treinamentos na área de Odontologia. Possui cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Odontologia, e oferece os Cursos de Graduação em Odontologia e Medicina. A partir de 2014, também oferece cursos de pós-graduação na área de Medicina.

Além dos Cursos de Graduação em Medicina e em Odontologia, realizados em sua sede em Campinas, SP, a SLMANDIC oferece cursos de pós-graduação nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Vila Velha-ES e Fortaleza.

A São Leopoldo Mandic é a primeira colocada no IGC (Índice Geral de Cursos/MEC) na área da saúde. O ranking do Ministério da Educação (MEC) classificou-a desde 2007 entre as 10 melhores Instituições de Ensino Superior do País. Já são nove anos consecutivos que a Instituição recebe a nota máxima.

A estratégia de ensino proposta no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina prevê a inserção dos alunos nas atividades práticas e no sistema de saúde (Hospitais e Unidades Básicas de Saúde) desde o primeiro ano de curso, de maneira constante e progressiva. A metodologia abrange atividades de aprendizagem ativa com sessões de tutoria em que os alunos serão divididos em grupos com um professor/tutor com acompanhamento individualizado, além de aulas tradicionais.

Não. O modelo pedagógico pode ser definido como de aprendizagem ativa, com demandas organizadas e ministradas por doutores especializados, altamente qualificados e monitorados por tutores para cada grupo de alunos. Em todas as atividades do currículo, de forma integrada com o conteúdo preparado pelos professores, os alunos são estimulados a buscar seu próprio conhecimento, e para isso, serão fortemente apoiados com variadas metodologias e recursos pedagógicos, uma vez que a autonomia de pensamento e ação na resolução de problemas é fundamental ao médico nos dias atuais.

A proposta de formação médica na SLMANDIC integra teoria e atividades práticas desde o primeiro mês de aula, com atividades em sala de aula, laboratórios especializados e atenção ao paciente em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Conveniados. Nosso compromisso é com a formação completa de excelentes médicos e por isso, a SLMANDIC tem convênios firmados com Hospitais Municipais de Campinas e Região, somando o número de leitos necessários às atividades práticas de nossos alunos.

Para o curso de Odontologia, a Faculdade São Leopoldo Mandic possui convênio com outras cidades da região como Valinhos, Sumaré, Hortolândia, entre outras, que possibilitam o desenvolvimento das competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do Cirurgião-Dentista. É por meio destes convênios que os alunos têm imersão no SUS desde o primeiro ano do curso. Além disso, a SLMANDIC tem grande tradição no atendimento à população carente, por meio de atividades dos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, oferece um serviço de diagnóstico de lesões bucais gratuito para a população, sendo referência nacional no diagnóstico de câncer bucal.

Estas atividades propiciam um envolvimento com os Programas de Saúde da Família, atuação nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e Centros de Saúde ao utilizar diferentes cenários de ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno conhecer e vivenciar situações variadas, além da organização da prática e do trabalho em equipe multiprofissional.

Obs: A Faculdade São Leopoldo Mandic não se responsabiliza por fornecer transporte aos seus alunos para as atividades externas (hospitais, Unidades Básicas de Saúde, entre outras), ficando este transporte sob responsabilidade dos próprios alunos.

Sim. O candidato pode visitar a São Leopoldo Mandic, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00. O agendamento deve ser feito via e-mail: comunicacao@slmandic.edu.br

O Vestibular da São Leopoldo Mandic apresenta somente uma opção. Sendo assim, o candidato, ao fazer a inscrição, deve optar se pretende concorrer a uma das vagas para o curso de Odontologia ou para Medicina.

A prova do Vestibular para os cursos de graduação em Odontologia e em Medicina será realizada no dia 21 de outubro de 2018, às 13h00, com 5 (cinco) horas de duração e tempo mínimo de permanência do candidato na prova de 3 (três) horas a partir de seu início na Unidade Campinas, localizada na Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13, Campinas-SP. Importante: Caso haja um número de candidatos superior à capacidade da Unidade da SLMANDIC, a instituição reserva o direito de indicar locais complementares, respeitados os procedimentos correspondentes.

Sim, a prova será a mesma para o curso de Medicina e para o curso de Odontologia. Entretanto, os candidatos de Odontologia também realização uma prova de habilidades manuais que terá caráter eliminatório, sendo que será desclassificado o candidato que obtiver nota zero nesta prova de habilidades.

Cada uma das provas será constituída de 70 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, além de uma redação. A prova de conhecimentos gerais vale 70% da nota final e a prova de redação corresponde a 30% da nota final. O candidato que obtiver nota zero na redação será desclassificado. Os candidatos de Odontologia também realização uma prova de habilidades manuais.

Persistindo a condição de vagas remanescentes, estas poderão ser preenchidas por candidatos concluintes do Ensino Médio, a quem será conferida nova classificação baseada no desempenho obtido na participação no último ENEM, bem como a portadores de diploma de curso superior, a quem será conferida nova classificação baseada na análise de seu Histórico Escolar do Ensino Superior.

Não. Conforme Manual do Candidato, não serão devolvidos, em nenhuma hipótese, os valores referentes à taxa de inscrição, especialmente, mas sem se limitar, aos casos de duplicidade de pagamento.

Candidatos portadores de necessidades especiais, que exigirem condições especiais para participar do Vestibular, deverão indicá-las na ficha de inscrição e encaminhar à Comissão do Vestibular da SLMANDIC (por e-mail, para vestibular@slmandic.edu.br), até o dia 17 de outubro, laudo(s) emitido(s) por especialista(s), com data entre 01 de janeiro de 2018 e 17 de outubro de 2018, para que sejam adequados os procedimentos de acordo com suas necessidades, dentre elas adaptações de acessibilidade e aumento de uma hora no prazo para a realização do Vestibular.

Os Cursos de Odontologia e Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic anunciam ao final de cada semestre letivo, as regras para os pedidos de transferências. A existência de vagas depende de transferência de alunos da SLMANDIC para outra IES, cancelamentos, trancamentos, etc. Para concorrer às vagas previstas, os candidatos devem consultar Portaria e Edital e seguir as regras para participação.