Tudo sobre Coronavírus - São Leopoldo Mandic

A Faculdade São Leopoldo Mandic, diante do momento epidemiológico atual relacionado ao coronavírus, preparou este espaço para compartilhar informações de orientação para os profissionais da saúde e público em geral, além de documentos técnicos e científicos sobre o tema para sempre manter informada a comunidade interna e externa.

Protocolos de triagem: Inicial e Avançado

Apresento o Sistema de Monitoramento da Demanda por Doenças Respiratórias no Contexto da Pandemia de COVID-19. O Sistema está pronto, em testes, já com todos os hospitais e PSs/PAs de Campinas. Coloco à disposição para qualquer município ou hospital.
Pode digitar e testar à vontade!

A senha é: covid_campinas (tudo minúsculo)

Clique Aqui e conheça.

Dúvidas? Baixe nosso tutorial.

Downloads

Regulamentos Internos

Acompanhe o excesso de mortalidade

Trabalhos de Alunos

Documentos Técnicos e Científicos

Protetores Faciais – Covid-19 – Resenha

Protetores faciais, que podem ser rapidamente produzidos e distribuídos de forma acessível, devem ser incluídos como parte das estratégias para reduzir com segurança e significativamente
transmissão na comunidade.

Leia na Íntegra:

Moving Personal Protective Equipment Into the Community – Face Shields and Containment of COVID-19

Drogas para Covid-19 – Resenha

Site interativo com uma compilação completa das evidências disponíveis e pesquisas em desenvolvimento a respeito de drogas para Covid-19.
Organizado pela WHO e com os achados mais importantes de cada estudo podendo ser classificado e tabulado de acordo com critérios de seleção definidos pelo usuário.

Leia na Íntegra:

Landscape analysis of candidate therapeutics for Covid-19

Odontologia vs Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2: Como enfrentar esse inimigo – Resenha

Desde o início da pandemia de SARS-CoV-2, várias medidas restritivas foram tomadas pelos governos de diferentes países. Recentemente, devido à grande possibilidade de transmissão em consultórios odontológicos, houve uma recomendação dos governos americano, europeu e brasileiro para solicitar o fechamento dos consultórios. Neste comentário, forneceremos uma visão geral dos motivos e perspectivas desse cenário.

Leia na Íntegra:

RGO, Rev. Gaúch. Odontol. vol.68 Campinas 2020 Epub 30 de março de 2020

Importância da transmissão por pacientes sem sintomas – Resenha

Mais um artigo que demonstra a importância da transmissão por pacientes sem sintomas (assintomáticos e pré-sintomáticos).
Precisamos considerar isso ao definir os EPIs para of profissionais de saúde.

Leia na Íntegra:

Quantifying SARS-CoV-2 transmission suggests epidemic control with digital contact tracing

Máscaras profissionais e caseiras reduzem a exposição a infecções respiratórias – Resenha

Além das recomendações já apresentadas, população pode se proteger melhor usando máscara quando estiver fora de casa. Esta proteção deve ser feita com máscara caseira, para não competir pelas máscaras cirúrgicas que devem ser poupadas para os profissionais de saúde.
O artigo abaixo analisa a eficácia do uso de máscaras caseiras em espaços públicos para proteção de pessoas não infectadas.

Leia na Íntegra:

Professional and Home-Made Face Masks Reduce Exposure to Respiratory Infections among the General Population

Chamada de Artigos de Opinião (fast-track), call for papers – Resenha

Prezadas(os),

O InterAmerican Journal of Medicine and Health, preocupado com a situação atual e em resposta à emergência internacional da COVID-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, criou uma EDIÇÃO ESPECIAL: COVID-19 EM DEBATE e convida pesquisadores e profissionais de saúde a submeterem manuscritos de opinião relacionados ao tema.

O objetivo deste espaço é favorecer o debate amplo, aberto e democrático considerando que os dados, informações e pontos de vista sobre o assunto são muito heterogêneos neste momento.

Todos os manuscritos deverão ter até 3000 palavras (excluindo título, autores e referências) e serão avaliados em fast-track, apenas quanto a coerência lógica, fundamentação científica e normas do periódico. Ou seja, a opinião do autor não será considerada como critério de publicação para que haja ampla liberdade para o debate franco e aberto, que é o objetivo deste espaço. As responsabilidades pelas opiniões expressadas nos textos serão exclusivamente dos autores.

Nossa expectativa é de publicar os textos em no máximo 72 horas após a submissão, já formatado e com atribuição de DOI, podendo ser imediatamente citados. O InterAmerican Journal of Medicine and Health é mantido pela Faculdade São Leopoldo Mandic, publicado em formato de publicação contínua, tem acesso aberto (open-access) e não cobra qualquer taxa para publicação.

https://iajmh.com/iajmh/submissions

_____________
André Ricardo Ribas Freitas
Editor
InterAmerican Journal of Medicine and Health

O cálculo da taxa de letalidade no início de uma pandemia não é tão simples como parece – Resenha

O paper “Case-Fatality Rate and Characteristics of Patients Dying in Relation to COVID-19 in Italy.”, publicado ontem 23/03/2020 no JAMA, assim como vários outros trabalhos que têm sido publicado, utiliza o numero de óbitos dividido pelo total de casos, para o cálculo da taxa de letalidade da Covid-19.

Quando utilizado no início de uma pandemia que está ainda em aumento exponencial esta fórmula de cálculo, subestima a taxa de fatalidade. Isto por que, grande parte dos pacientes ainda estão em evolução e não sabemos o desfecho final se cura ou morte. Acredito que esta seja uma das razões para as discrepâncias entre os indicadores de letalidade e para minimização das consequências deste virus, em particular entre os pacientes mais jovens que podem, talvez, resistir mais tempo em ventiladores mecênicos nas UTIs antes do falecimento. No momento atual da pandemia de Covid19, uma forma simples e mais adequada de calcular a taxa de letalidade seria dividir os número de mortos pela soma dos mortos mais os recuperados, conforme proposto por Ghani et al (Am J Epidem, 2005, abaixo).

Desinfecção de máscaras N95 para re-uso contra Covid-19 – Resenha

Este documento trata, entre outros assuntos, da desinfecção de máscaras N95 para re-uso contra Covid-19.
Foi elaborado pelo Learnly Anesthesia / Stanford AIM Lab Evidence Service que está se dedicando a sintetizar as evidências atuais para médicos que trabalham atendendo pacientes e suas comunidades.

Ações realizadas para o enfrentamento ao COVID-19 – Resenha

Este documento foi organizado pela Coord. de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e pode ser compartilhado com os devidos créditos.

Incidência em Crianças – Resenha

Artigo mostra que a incidência em crianças de doença grave e morte, apesar de ser menor que em idosos, ainda assim é alta e deve exigir extremo cuidado na prevenção.

Método modificado de análise de proporção de casos graves e fatais para epidemia – Resenha

Descrição de método modificado de análise de proporção de casos graves e fatais para epidemia. Excelente método que se adapta durante a epidemia caso tenha de tratamento/cura criada durante a mesma. Usa dados da SARS 2003 para validação do método.

Estrutura de análise visual gráfica – Resenha

Desenvolve uma estrutura de análise visual gráfica para pandemia onde coloca a incidência e severidade, para embasar tomadas de decisão e nortear as ações de contenção.

138 paciente hospitalizados em Wuhan – Resenha

Artigo avalia 138 paciente hospitalizados em Wuhan e descreve com clareza os alterações clínica-laboratoriais mais frequentes e a alta incidência de transmissão hospital (41% na série analisada)

Outros Documentos Técnicos e Científicos

Comunicados

Vídeos

Medico André Ribas de Freitas dá dicas sobre o uso das máscaras

UpDate #05 Coronavírus
Live Instagram

UpDate #04 Coronavírus
Live Instagram

UpDate #03 Coronavírus
Live Instagram

UpDate #02 Coronavírus
Live Instagram

UpDate #01 Coronavírus
Live Instagram