(3512) Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (MEC/CFO) e Capacitação em Odontologia do Sono (MEC)

Unidade: Curitiba  

Visualizar mapa
 
 

Reconhecimentos

  • MEC/CFO

Coordenador do curso

Prof. Dr. Paulo Afonso Cunali

Doutor e Pós Doutor em Ciências

Email: pacunali10@gmail.com

Currículo Latter

Mini currículo do coordenador

Especialista em DTM e Dor Orofacial - CFO;
Mestre em Odontologia - UCCB;
Doutor em Ciências ? Biologia e Medicina do Sono - UNIFESP;
Pós-Doutorado em Ciências ? Biologia e Medicina do Sono - UNIFESP;
Certificado em Dor pela SBED;
Certificado em Odontologia do Sono pela ABS;
Professor Aposentado Adjunto Doutor da UFPr.

Corpo docente

Prof. Dr. Daniel Bonotto
Doutor em Odontologia - PUCPR
Currículo Lattes: http://lattes.cnpr.br/7596259959592833

Prof. Dr. Rafael Schlogel Cunali
Mestre em Odontologia ? Universidade Positivo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5034063394286797

Prof.ª Luciana Signorini 
Doutora em Odontologia
Currículo Lattes: http://lattes.cnpr.br/53610093785793

Prof.ª Danielle Medeiros Veiga Bonotto 
Mestre em Odontologia
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1604657767366787

Objetivos do curso

Preparar o cirurgião-dentista para promover e desenvolver uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão do diagnóstico e no tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas. 

Capacitar o cirurgião-dentista para: Estabelecer diagnóstico e prognóstico das alterações que provoquem dores orofacias e disfunções temporomandibulares; Tratar as dores orofaciais e as disfunções temporomandibulares, por meio de procedimentos conservadores e não cirúrgicos, compreendendo orientação postural da mandíbula, hábitos parafuncionais, aparelhos interoclusais, bloqueios anestésicos, prescrição de medicamentos, emprego de técnicas fisioterápicas e outras de competência da odontologia, e Propiciar ao pós-graduando o conhecimento necessário para o inter-relacionamento com outras especialidades odontológicas e médicas afins, necessárias ao restabelecimento da saúde do sistema estomatognático.

E também, preparar profissionais cirurgiões-dentistas para tratar pacientes portadores de distúrbios respiratórios do sono com aparelhos intra-orais, principalmente a Síndrome da Apneia Hipopneia do Sono (SAHOS). Integrar o profissional cirurgião-dentista às equipes multidisciplinares da Medicina do Sono, fornecendo-lhes subsídio teórico e prático da biologia do sono e de sua relação com a cavidade oral e o aparelho mastigatório. 

O Curso visa capacitar os alunos no diagnóstico, planejamento e tratamento dos pacientes portadores de DRS com aparelhos de avanço mandibular.

Curso


Natureza: Teórico-Prático-Clínico-Laboratorial-Demonstrativo
Duração: 24 meses
Início: 12/02/2020
Periodicidade: Mensal
Dia(s) da semana: De segunda-feira a quinta-feira
Horário: 8h às 17h e das 19h às 21h
Carga horária: 842 h/aula + 180 h/aula

Observações:
* ATENÇÃO:  Os dois primeiros módulos do curso acontecem durante quatro dias/mês*, das 8h30 às 18h, quando ocorrem os módulos de Domínio Conexo, que correspondem à realização de disciplinas obrigatórias e exigidas pelo MEC (Ministério da Educação) e CFO (Conselho Federal de Odontologia), sendo comuns a todas as especialidades. 

Os alunos que já realizaram as disciplinas destes dois módulos de Domínio Conexo  (Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Terapêutica Medicamentosa e Ética e Legislação Odontológicaem outro curso de Especialização, podem solicitar junto à Central de Atendimento a análise da dispensa (convalidação) destes estudos, desde que respeitado o prazo mínimo de até 4 anos. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido.

Calendário Parcial:

1º. Módulo: 12, 13, 14 e 15 de Fevereiro de 2020 (Domínio Conexo);
2º. Módulo: 11, 12, 13 e 14 de Março de 2020 (Domínio Conexo).

 A partir do terceiro móduloo curso passa a ocorrer regularmente de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 21h, com aulas voltadas para a Área de Concentração (DTM).

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pela Central de Atendimento para que as providências sejam tomadas.

Investimentos


Pré-matrícula: R$ 800,00
Mensalidade: 24 x R$ 1.600,00

Observações:

Descontos Especiais:

Desconto de 20% para aqueles realizados até o dia 31/12/2018 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/01/2019.

DESCONTOS VIGENTES:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas e não são cumulativos, bem como não são válidos para cursos de módulo único; 

Os descontos acima citados somente entrarão em vigor após preenchimento e deferimento de requerimento no Departamento Financeiro.

FORMAS DE PAGAMENTO DAS MENSALIDADES:

Os pagamentos das mensalidades deverão ser efetuados por meio de boletos bancários.

No caso de estrangeiros, o aluno deve pagar antecipadamente três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real), e efetuar, mensalmente, o pagamento das parcelas restantes a partir do segundo módulo. 

REEMBOLSO DAS PRÉ-MATRÍCULAS:

Reembolso do valor da pré-matrícula: (1) Caso o(a) inscrito(a) desista do Curso antes da data de seu início, a São Leopoldo Mandic reembolsa 80% do valor pago referente à pré-matrícula, sendo que os 20% restantes são considerados despesas administrativas correspondentes; (2) Caso desista do Curso após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente à pré-matrícula, mesmo que não tenha frequentado às aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo desistente.

Observação importante: Se o curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% do valor pago à título de pré-matrícula.

Atrativos

- Capacitação na Técnica da Viscossuplementação das ATM no controle e tratamento dos ruídos articulares e processos degenerativos;  
- Capacitação na utilização da Acupuntura como Terapia de Suporte da dor por DTM;
- Capacitação no controle e tratamento dos Distúrbios Respiratórios do Sono nos pacientes com DTM;
- Capacitação no Diagnóstico e Tratamento dos DRS com aparelhos intra-orais de avanço mandibular.

?Login de acesso pessoal, a partir de qualquer terminal conectado à internet ao Portal de Periódicos da CAPES, e outras bases científicas disponibilizadas pela Faculdade São Leopoldo Mandic.

Saiba como utilizar em: https://www.slmandic.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/SLM.BIB_.M7-00-Manual-para-acesso-aos-Peri%C3%B3dicos-do-CAPES-nv.pdf

Programação

Área de Domínio Conexo (módulos comuns):

Metodologia
Ética, Bioética e Legislação Odontológica
Emergências Médicas
Terapêutica Medicamentosa

Área de Concentração (DTM e Odontologia do Sono):

Características epidemiológicas das dores orofaciais e DTM; 
Fisiologia e dos processos patológicos envolvidos na dor e disfunção da região orofacial;
Dor orofacial e DTM se relaciona com outras áreas odontológicas e outras ciências da saúde; 
Papel social, estrutural, psicológico, comportamental, fisiológico e patológico dos fatores contribuintes associados às dores orofaciais e DTM; 
Diagnóstico, prognóstico e tratamento das dores orofaciais e DTM; 
Avaliação de pacientes com DTM ou outra desordem dolorosa na região orofacial coletando e analisando dados de sua história, exame clínico e outros recursos complementares, para estabelecimento de um diagnóstico diferencial, descrevendo os fatores contribuintes e formulando um plano de tratamento apropriado; 
Procedimentos terapêuticos apropriados para os pacientes portadores de dores orofaciais e DTM; 
Tratamento de pacientes com dor orofacial e DTM, tanto isoladamente ou como membro de uma equipe multidisciplinar; 
Avaliação do resultado obtido no tratamento de pacientes com dores orofaciais e DTM; 
Compreensão aos problemas e necessidades específicas dos pacientes portadores de dores orofaciais e DTM, 
diagnóstico e tratamento dos DRS com aparelhos intra-orais de avanço mandibular.

Procedimentos para seleção e matrícula

a) Inscrição:

Inscreva-se on-line ou entre em contato com a Central de Relacionamento gratuitamente pelo telefone 0800 941 7 941.

b) Pré-matrícula:

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.

c) Documentação necessária a ser apresentada no primeiro dia de aula:

 

A instituição somente considera como aluno regularmente matriculado aquele que entrega todos os documentos abaixo citados.

 

Cópia frente e verso (legível) dos documentos abaixo:

 

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Diploma de graduação autenticado (Se obtido no exterior, tradução juramentada e revalidação do mesmo junto à Universidade Pública);

- RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);

- CPF;

- Registro do profissional;

- Comprovante de Residência recente (últimos três meses). 

* 1 foto 3 x 4.

* O pagamento da 1ª parcela da mensalidade deve ocorrer no primeiro dia de aula. As parcelas restantes deverão ser pagas com o vencimento para todo dia 10 de cada mês através de Boleto Bancário.

 

d) Quando aluno estrangeiro:

 

Documentação necessária a ser apresentada no primeiro dia de aula:

 

A instituição somente considera como aluno regularmente matriculado aquele que entrega todos os documentos abaixo citados.

 

Cópia frente e verso (legível) dos documentos abaixo:

 

- Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;

- Diploma de graduação autenticado traduzido por tradutor público juramentado e consularizado;

- Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;

- RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;

- Comprovante de Residência recente (últimos três meses). 

 

* 1 foto 3 x 4.


Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Localização

Sem Mapa

Informações

Departamento Comercial São Leopoldo Mandic
Telefone: 0800 941 7 941
E-mail: cursos@slmandic.edu.br 
Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781