Pós-Doutorado

Pós-Doutorado

O Programa de Pós-Doutorado é uma atividade de desenvolvimento de recursos humanos que se destina à realização de estudos avançados que sejam posteriores à obtenção do título de Doutor pelo pleiteante. O programa atua como forma opcional para a carreira de docentes e pesquisadores, para complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições no Brasil e no Exterior.

 

 

 

Como ingressar?

Para assumir o acompanhamento do pós-doutorando, o professor-responsável deve possuir vinculo de 40h de dedicação exclusiva junto à Faculdade São Leopoldo Mandic. Além disso, o supervisor deve possuir o título de doutor há pelo menos cinco anos, obtido em Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES ou em Programa de Pós-Graduação de Instituições Estrangeiras, respeitada a legislação aplicável.
O Estágio de Pós-Doutorado terá duração de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, podendo o pós-doutorando solicitar, com a devida justificativa e anuência do professor-responsável a sua prorrogação, até o período máximo de 03 (três) anos.

A partir de Janeiro de 2018, o aluno ingressante no estágio de Pós-Doutorado deverá pagar uma taxa acadêmica de R$ 340,00 após a aprovação do seu pedido de pós-doutoramento pelo Conselho Superior da Faculdade São Leopoldo Mandic.

 

Para candidatar-se ao Pós-Doutorado na Faculdade São Leopoldo Mandic o candidato deverá:

a) Possuir título de doutor, obtido por Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES ou por Programas de Pós-Graduação de Instituições Estrangeiras;
b) Ter experiência e produção científica compatível com o projeto de pesquisa apresentado.
Será obrigação do próprio candidato viabilizar os recursos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, não havendo possibilidade de utilização de recursos orçamentários da Faculdade São Leopoldo Mandic para este fim.

 

 

O candidato ao Estágio de Pós-Doutorado na Faculdade São Leopoldo Mandic deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Carta ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação solicitando a inscrição;
b) Diploma de Doutorado; no caso de candidatos estrangeiros é necessária a apresentação da autenticação pela autoridade consular;
c) Programa de Atividades, incluindo Projeto de Pesquisa vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu;
d) Currículo Lattes atualizado para os candidatos brasileiros e Curriculum Vitae atualizado para os candidatos estrangeiros;
e) Carta de aceitação do professor-responsável;
f) Declaração de disponibilidade pessoal de tempo e de recursos orçamentários para o desenvolvimento da pesquisa, no caso de candidatos que não possuam bolsa.

 

A aceitação no Estágio de Pós-Doutorado será feita através da declaração de aprovação, emitida pelo professor-responsável, pertencente ao quadro docente do respectivo Programa de Pós-Graduação, que deverá ser homologada pelo CONSU.
O Programa de Atividades do candidato deverá ser acompanhado pelo professor-responsável, que apresentará à Coordenação de Pós Graduação Stricto Sensu um relatório semestral, contendo descrição sucinta das atividades desenvolvidas no período.

 

Será exigido do pós-doutorando relatório final com a apresentação dos resultados da pesquisa, de acordo com o Programa de Atividades proposto e aprovado.

 

Para aprovação do relatório final de pesquisa, a Coordenação de Pós Graduação Stricto Sensu solicitará um parecer ao professor-responsável, a partir do qual analisará o relatório apresentado.

 

Ao final do Estágio de Pós-Doutorado, após homologação pelo CONSU, a Direção Geral determinará a expedição de certificado, do qual constarão o nome do Professor-responsável, o Programa de Pós-Graduação ou Faculdade e o Grupo de Pesquisa em que foi desenvolvido o projeto, o título da pesquisa realizada, sua duração e fonte financiadora, bem como a localização, cidade e país.

 

 

X