Estágio de Pós-Doutoramento

O Estágio de Pós-Doutorado é uma atividade de desenvolvimento de recursos humanos que se destina à realização de estudos avançados que sejam posteriores à obtenção do título de Doutor pelo pleiteante. O Estágio de Pós-Doutorado atua como forma opcional para a carreira de docentes e pesquisadores, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e em parceria com instituições no Brasil e no Exterior.

Como ingressar?

O candidato a ingressar no Estágio de Pós-doutorado deve apresentar projeto de pesquisa em conjunto com um Professor-responsável (Supervisor) onde deverá ser demonstrada a contribuição que o desenvolvimento do projeto proposto e a formação prévia do candidato trarão ao grupo no qual será realizado o pós-doutoramento. O Professor-responsável (Supervisor) deve ser credenciado como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – modalidade acadêmico – da Faculdade São Leopoldo Mandic, apresentar orientação de doutorado concluída, assim como competência e produtividade em pesquisa na área do projeto apresentado.
O Estágio de Pós-Doutorado terá duração de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, podendo o pós-doutorando solicitar, com a devida justificativa e anuência do professor-responsável a sua prorrogação, até o período máximo de 03 (três) anos.

 A partir de Agosto de 2021, o aluno ingressante no estágio de Pós-Doutorado deverá pagar uma taxa acadêmica de R$ 710,00 após a aprovação do seu pedido de pós-doutoramento pelo Conselho Superior da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Para candidatar-se ao Pós-Doutorado na Faculdade São Leopoldo Mandic o candidato deverá:

a) Possuir título de doutor, obtido por Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES ou por Programas de Pós-Graduação de Instituições Estrangeiras;

b) Ter experiência e produção científica compatível com o projeto de pesquisa apresentado.
Será obrigação do próprio candidato viabilizar os recursos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, não havendo possibilidade de utilização de recursos orçamentários da Faculdade São Leopoldo Mandic para este fim.

O candidato ao Estágio de Pós-Doutorado na Faculdade São Leopoldo Mandic deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Carta ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação solicitando a inscrição;
b) Diploma de Doutorado; no caso de candidatos estrangeiros é necessária a apresentação da autenticação pela autoridade consular;

c) Programa de Atividades, incluindo Projeto de Pesquisa vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu;

d) Currículo Lattes atualizado para os candidatos brasileiros e Curriculum Vitae atualizado para os candidatos estrangeiros;

e) Carta de aceitação do Professor-responsável (Supervisor);

f) Currículo Lattes atualizado do Professor-responsável;

g) Declaração de disponibilidade pessoal de tempo e de recursos orçamentários para o desenvolvimento da pesquisa, no caso de candidatos que não possuam bolsa.

Os documentos deverão ser encaminhados por e-mail para a Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa através do endereço flavia.faria@slmandic.edu.br .

A aceitação no Estágio de Pós-Doutorado será feita através da avaliação da proposta pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, que deverá ser homologada pelo Conselho Superior (CONSU).

O Programa de Atividades do candidato deverá ser acompanhado pelo Professor-responsável, que apresentará à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia um relatório semestral, contendo descrição sucinta das atividades desenvolvidas no período conforme modelo anexado no item formulários.

Será exigido do pós-doutorando relatório final com a apresentação dos resultados da pesquisa, de acordo com o Programa de Atividades proposto e aprovado.

Para aprovação do relatório final de pesquisa, a Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu solicitará um parecer ao professor-responsável, a partir do qual analisará o relatório apresentado.

Ao final do Estágio de Pós-Doutorado, após homologação pelo CONSU, a Direção-Geral determinará a expedição de certificado, do qual constarão o nome do Professor-responsável, o Programa de Pós-Graduação ou Faculdade e o Grupo de Pesquisa em que foi desenvolvido o projeto, o título da pesquisa realizada, sua duração e fonte financiadora, bem como a localização, cidade e país.