Linhas de Pesquisa

Área de Dentística

1. ESTUDO DE LESÕES CARIOSAS E NÃO CARIOSAS, MATERIAIS E PROCEDIMENTOS OPERATÓRIOS

Área de Disfunção Temporomandibular

1. ESTUDO DA FISIOLOGIA E EMPREGO DE TERAPIAS NÃO INVASIVAS E/OU MINIMAMENTE INVASIVAS NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E MUSCULOS DA MASTIGAÇÃO.
Estudo anatômico e fisiológico da articulação temporomandibular e dos músculos da mastigação, assim como o emprego de técnicas não invasivas como termoterapia ou minimamente invasivas como agulhamento seco no controle da DTM.

Área de Endodontia

1. AVALIAÇÃO CLÍNICA, RADIOGRÁFICA E DE NOVAS TECNOLOGIAS E TÉCNICAS APLICADAS À ENDODONTIA
Avaliação das propriedades biológicas de materiais, substâncias, técnicas e procedimentos relacionados ao tratamento endodôntico, pesquisas epidemiológicas e protocolos terapêuticos em dentes traumatizados, instrumentos e materiais obturadores quanto a técnicas de utilização e biocompatibilidade, respectivamente.

Área de Implantodontia

1. OSSEOINTEGRAÇÃO, ENXERTOS RECONSTRUTIVOS E REGENERATIVOS
Estudo crítico da interface implante/tecido ósseo, implante/mucosa gengival considerando seu acompanhamento clínico e proservação. Avaliação das técnicas, procedimentos mucogengivais, protocolos medicamentosos e biomateriais empregados em cirurgias reconstrutivas e regenerativas.

Área de Odontopediatria

1. EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS BUCAIS INFANTO-JUVENIS
Avaliar aspectos epidemiológicos, diagnóstico e o impacto destas doenças na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Objetiva ainda estudar as modalidades de tratamento dos problemas de saúde bucal em gestantes, bebês, crianças e adolescentes, baseadas em evidências científicas e na filosofia de mínima intervenção.

Área de Ortodontia

1. BIOENGENHARIA EM ORTODONTIA
Desenvolvimento e aplicação de equipamentos ou instrumentais e agentes medicamentosos às necessidades teciduais; reprodução de estudos tecnológicos e biológicos das relações entre os tecidos e os biomateriais utilizados em Ortodontia.

2. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CRÂNIO-FACIAL
Estudo crítico e análise do desenvolvimento crânio-facial relativo às diversas técnicas de interceptação, movimentação ortodôntica e aplicação de agentes medicamentosos; bem como avaliação da percepção dos pacientes.

Área de Patologia e Estomatologia

1. ETIOPATOGENIA E IMUNOMODULAÇÃO DOS PROCESSOS NEOPLÁSICOS E NÃO NEOPLÁSICOS
Pesquisa da etiopatogênico, fatores prognósticos e alterações genéticas das doenças orais, a fim de estudar fatores relacionados ao hospedeiro, imunorregulação e microbiota envolvida nos processos de saúde/doença, bem como fatores associados aos processos neoplásicos e não neoplásicos tais como proteínas da matriz extracelular, fatores de crescimento, estresse oxidativo e morte celular.

Área de Periodontia

1. ETIOPATOGENIA E IMUNOMODULAÇÃO DAS DOENÇAS ORAIS
Pesquisa do processo etiopatogênico das doenças orais, a fim de estudar fatores relacionados ao hospedeiro, imunorregulação e microbiota envolvida nos processos de saúde/doença. Além disso, objetiva pesquisar alterações genéticas envolvidas com o processo fisiopatológico, bem como abordagens terapêuticas das doenças.

Área de Prótese Dentária

1. PLANEJAMENTO DE APARELHOS PROTÉTICOS, NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM PRÓTESES E RESOLUÇÃO DE LESÕES EM MUCOSA ORAL
Avaliação laboratorial e clínica do efeito da configuração de próteses fixas e removíveis (parciais e totais) sobre suas propriedades mecânicas e desempenho clínico. Levantamento do nível de satisfação e da percepção da qualidade de aparelhos protéticos por profissionais e pacientes. Estudos de abordagens para resolução de lesões em mucosa oral ocasionadas por aparelhos protéticos.

2. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, MECÂNICAS E ANALISE MICROBIOLÓGICA DE MATERIAIS APLICADOS À PRÓTESE
Análise das propriedades físico-químicas e mecânicas de sistemas adesivos, agentes cimentantes, resinas compostas e acrílicas, sistemas cerâmicos, materiais de moldagem e modelagem, retentores intrarradiculares, sistemas cerâmicos e ligas metálicas utilizados na reabilitação oral. Avaliações microbiológicas dos materiais restauradores indiretos, de uso laboratorial e de substâncias químicas para desinfecção de próteses, moldes e modelos.

3. PRÓTESE SOBRE IMPLANTES E COMPONENTES PROTÉTICOS
Avaliação do desempenho de sistemas de implantes, seus constituintes e componentes protéticos sob a perspectiva físico-mecânica, biológica, e microbiológica, por meio de modelos laboratoriais, animais e clínicos.

Área de Radiologia Odontológica

1. UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS PARA DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO EM ODONTOLOGIA: OBTENÇÃO, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE
A linha de pesquisa compreende o estudo dos métodos de diagnóstico por imagem em odontologia, técnicas de obtenção, ferramentas de pós-processamento, análise, ensino-aprendizagem, bem como a interpretação e aplicação dos métodos imaginológicos nas diferentes especialidades.

Área de Saúde Coletiva

1. AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS, SERVIÇOS E AÇÕES EM SAÚDE
Avaliação de programas, intervenções, atividades, práticas, instrumentos de gestão e de serviços de saúde, utilizando métodos quantitativos e qualitativos.

2. EPIDEMIOLOGIA E PROMOÇÃO DE SAÚDE
Investigação de estratégias voltadas para a atenção e assistência direcionadas aos principais agravos bucais que acometem as comunidades. Estudos aplicados aos processos de saúde e doença na coletividade, com foco na morbidade, identificação de grupos ou fatores de risco, além da elaboração de intervenções.

X