Linhas de Pesquisa

Linhas de pesquisa

Área de Clínicas Odontológicas

1. APLICAÇÃO DA RADIOLOGIA E IMAGINOLOGIA NAS DIVERSAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS: POSSIBILIDADES CLÍNICAS E CIENTÍFICAS
A linha de pesquisa contempla a investigação acerca dos métodos de diagnóstico por imagem em Odontologia aplicados às diversas especialidades odontológicas. Envolve também ferramentas de interpretação, planejamento, pós-processamento das imagens, métodos de ensino-aprendizagem, avaliação de variações anatômicas, condições patológicas e abordagens interdisciplinares.

2. CARIOLOGIA, EPIDEMIOLOGIA E DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS BUCAIS E PROMOÇÃO DE SAÚDE
Estudos aplicados aos processos de saúde e doença nos níveis individuais e coletivo, com foco no entendimento de seus aspectos etiofisiopatológicos, assim como na investigação de estratégias voltadas para a atenção, assistência, controle e tratamento direcionados aos agravos bucais.

3. ESTUDO EM PRÓTESE DENTÁRIA E SOBRE IMPLANTES
Avaliação laboratorial e clínica do efeito da configuração de próteses fixas, removíveis e sobre implantes a respeito de suas propriedades mecânicas e desempenho clínico. Levantamento epidemiológico da DTM e do nível de satisfação e da percepção da qualidade de aparelhos protéticos por profissionais e pacientes.

4. ETIOPATOGENIA E IMUNOMODULAÇÃO DAS DOENÇAS ORAIS
Pesquisa do processo etiopatogênico das doenças orais, a fim de estudar fatores relacionados ao hospedeiro, imunorregulação e microbiota envolvida nos processos de saúde/doença, bem como fatores associados aos processos neoplásicos. Além disso, objetiva pesquisar alterações genéticas envolvidas com o processo fisiopatológico, bem como abordagens terapêuticas das doenças e estudos da Laserterapia.

5. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS A MECÂNICAS E ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE MATERIAIS RESTAURADORES DIRETO E INDIRETO E DE AGENTES OBTURADORES
Análise das propriedades físico-químicas e mecânicas e por meio de método de elementos finitos ou análise fotoelástica de sistemas adesivos, agentes cimentantes, resinas compostas e acrílicas, sistemas cerâmicos, materiais de moldagem e modelagem, retentores intrarradiculares, instrumentos endodônticos, sistemas cerâmicos e ligas metálicas utilizados na reabilitação oral. Avaliações microbiológicas dos materiais restauradores diretos, indiretos, de uso laboratorial e de substâncias químicas para desinfecção de próteses, moldes e modelos.

Área de Implantodontia

1. OSSEOINTEGRAÇÃO, ENXERTOS RECONSTRUTIVOS E REGENERATIVOS
Estudo crítico da interface implante/tecido ósseo, implante/mucosa gengival considerando seu acompanhamento clínico e preservação. Avaliação das técnicas, procedimentos mucogengivais, protocolos medicamentosos e biomateriais empregados em cirurgias reconstrutivas e regenerativas.

Área de Ortodontia

1. BIOENGENHARIA EM ORTODONTIA
Desenvolvimento e aplicação de equipamentos ou instrumentais e agentes medicamentosos às necessidades teciduais; reprodução de estudos tecnológicos e biológicos das relações entre os tecidos e os biomateriais utilizados em Ortodontia.

2. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CRANIOFACIAL

Estudo crítico e análise do desenvolvimento craniofacial relativo às diversas técnicas de interceptação, movimentação ortodôntica e aplicação de agentes medicamentosos; bem como avaliação da percepção dos pacientes.

X