Com as presenças do Prefeito Jonas Donizetti, o Secretário Municipal de Saúde, Cármino Antonio de Souza, vereadores, representantes de entidades, médicos, dentistas, estudantes e funcionários, a Prefeitura Municipal de Campinas inaugurou nesta quinta-feira, dia 1º de junho, a Unidade Básica de Saúde Zizi Cintra Junqueira, que vai oferecer atendimento de qualidade para a população e ser referência para outras unidades. A obra, localizada na Rua João Bastista Moratto do Canto, nº 600 – São Bernardo, que teve início em julho de 2016, foi construída e doada ao poder público pela Faculdade São Leopoldo Mandicuma das principais instituições de ensino na área da saúde em Medicina e Odontologia.

A UBS possui 23 consultórios médicos para atendimento da Medicina Geral da Família (que são equipados para atender clínica geral, pediatria, ginecologia e saúde mental); 3 consultórios dentários completos; 1 sala de videoconferência, 1 auditório para 80 pessoas, que servirá também para eventos acadêmicos, 1 biblioteca digital com todo acervo da faculdade. O espaço também conta com sala de curativos e coletas de exames, sala de urgência e emergência, e mais salas para inalação, vacinas e pequenos procedimentos. A nova UBS ainda possui farmácia com atendimento exclusivo, recepção principal com sala para arquivo de prontuários, e, para conforto dos usuários, um espaço de espera antes dos atendimentos médicos.

“A Faculdade São Leopoldo Mandic está muito orgulhosa do resultado final deste projeto que está agora à disposição dos moradores de Campinas. Investimos e trabalhamos muito para entregar com muita honra à Campinas, uma estrutura de ponta no atendimento à população, e queremos que as pessoas que passem por lá sejam tratadas com respeito e atenção”, disse Dr. José Luiz Cintra Junqueira, diretor geral da Instituição.

A Unidade também será campo de prática de ensino dos alunos de Medicina e de Odontologia da Faculdade e, em breve, será um centro formador de residentes de Medicina Geral de Família e Comunidade. “Além de beneficiar a população de Campinas, também daremos aos nossos estudantes as melhores condições para que sejam capacitados e se tornem profissionais completos e humanos”, afirmou Junqueira.

A UBS recebeu o nome de Zizi Cintra Junqueira, em homenagem à falecida mãe do diretor da Faculdade São Leopoldo Mandic, que havia manifestado o desejo de que seu filho ajudasse a construir um local que atendesse a quem precisasse.

“Esse trabalho, essa união de esforços, evidencia o propósito principal da administração pública de Campinas, que é oferecer mais e melhores serviços de saúde para a população”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.