Neste mês de novembro, no dia 9, aconteceu, na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, a defesa da tese de doutorado “A avaliação do papel da proteinoquinase C – isoformas alpha e beta – na neuropatia periférica experimental na articulação temporomandibular de ratos”, do Dr. Jaime Rodolfo Gamarra Suarez, cirurgião-dentista e especialista em Ortodontia. O Dr. Jaime é professor de Ortodontia no Colégio de Odontólogos de Santa Cruz e na Fundação de Especialidades Internacionais (FUNDEPI), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

A pesquisa demonstrou que o diabetes reduz a sensibilidade da articulação temporomandibular, o que pode agravar microlesões que resultam em processos degenerativos sem dor na ATM de ratos. A redução de sensibilidade está associada a variações na expressão de uma enzima denominada de proteinoquinase C.

O Diabetes Mellitus é uma desordem metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por hiperglicemia crônica, que resulta em lesões nervosas periféricas que interferem na habilidade de cicatrização dos tecidos. Os tecidos orofaciais também são afetados por esta doença.

“Especificamente na minha área, que é a ortodontia, esse trabalho de pesquisa pode contribuir para a compreensão da importância dos processos inflamatórios e da percepção da dor quando é feito um tratamento”, afirma Dr. Jaime.

O ortodontista conta que escolheu a Faculdade São Leopoldo Mandic para fazer o curso de doutorado por causa do seu prestígio, da trajetória da instituição, dos seus trabalhos de pesquisa e das inúmeras publicações científicas que realiza todos os anos.

O projeto foi orientado pela Dr.a Juliana Trindade Clemente Napimoga e a banca examinadora foi constituída pelas Dr.a Rosanna Tarkany Basting, Dr.a Cristina Gomes de Macedo Maganin e Dr.a Giovana Tofoli Moniz e pelo Dr. Victor Angelo Martins Montalli.