A Faculdade São Leopoldo Mandic é a única instituição de ensino privada no Brasil que possui o simulador de cirurgia robótica

Com o objetivo de incrementar ainda mais o seu aparato tecnológico, o curso de Medicina, da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, agora conta com um simulador de cirurgia robótica de última geração, o Robotix Mentor e Lap Mentor Express. Com essa nova tecnologia, que chegou na Instituição no dia 23 de janeiro deste ano, os alunos têm a oportunidade de conhecer a tecnologia cirúrgica de última geração, que é a cirurgia laparoscópica assistida por robô.

O simulador foi produzido em Israel, pela empresa 3D System, e disponibiliza módulos cirúrgicos capazes de reproduzir diversos procedimentos, como prostatectomia, histerectomia, correções de hérnias e lobectomia. Por meio de cinemática robótica de alta precisão, o equipamento simula, da forma mais realística possível, os movimentos das mãos do cirurgião, os instrumentos cirúrgicos e o espaço de trabalho.

Simulador de Cirurgia Robótica - Faculdade São Leopoldo Mandic

Simulador de Cirurgia Robótica – Faculdade São Leopoldo Mandic

O Robotix Mentor e Lap Mentor Express reproduz fielmente o procedimento cirúrgico real. “Neste simulador, o cirurgião é capaz de aprender e treinar a técnica operatória da cirurgia laparoscópica assistida por robô. O aprendizado acontece em ambiente seguro com tutores especializados, obedecendo uma cronologia de aquisição de conhecimento e habilidade técnica”, explica o Dr. Renato Nardi Pedro, professor da disciplina Técnicas Cirúrgicas da Faculdade.

Simulador de Cirurgia Robótica - Faculdade São Leopoldo Mandic

Simulador de Cirurgia Robótica – Faculdade São Leopoldo Mandic

De acordo com o Dr. Renato, o equipamento será utilizado, principalmente, em aulas da pós-graduação, porém os alunos da graduação terão contato com o simulador na disciplina de técnicas cirúrgicas. “Também, no decorrer da graduação, nossos alunos terão contato pontual com essa tecnologia em algumas especialidades cirúrgicas, como a Urologia”.

 

Especialização em Cirurgia Robótica

A São Leopoldo Mandic é a única faculdade de Medicina particular brasileira que tem esse simulador. Em breve, a Instituição lançará um programa integrado de formação em cirurgia robótica, em parceria com o Hospital Samaritano de São Paulo, para oferecer o curso de Especialização em Cirurgia Robótica, com certificação da São Leopoldo Mandic e da 3D System.