Com expectativa de atender duas mil pessoas em nove dias, projeto Barco da Saúde leva em julho 37 profissionais da saúde e estudantes para comunidades ribeirinhas de Santarém

A segunda edição do Barco da Saúde, ação que visa oferecer atendimentos médicos e odontológicos a comunidades isoladas geograficamente, está em fase de captação de recursos para ampliar a abrangência do projeto. Apoiada pela Faculdade São Leopoldo Mandic, a expedição, que acontece no período de 22 a 31 de julho, tem a expectativa de prestar assistência para duas mil pessoas – entre crianças, adolescentes, adultos e idosos – em comunidades ribeirinhas de Santarém, no Pará. Para contribuir, basta acessar www.juntos.com.vc/barcodasaude2018 ou Facebook.com/BarcoDaSaude.

“Este ano, o projeto ficou maior e a expectativa é atender o dobro de pessoas em relação ao ano passado. Serão 38 integrantes que realizarão atendimentos necessários a essa população que, em geral, não tem acesso aos cuidados e necessidades básicas. Além de medicamentos, levaremos kits odontológicos, material escolar e brinquedos para as crianças”, explica José Anibale Junior, aluno de Medicina da São Leopoldo Mandic e um dos coordenadores do projeto.

Estrutura

Entre os tripulantes da embarcação, que navegará durante nove dias pelos rios do Pará, estarão profissionais das especialidades: clínico geral, oftalmologia, dermatologia, pediatria, ginecologia, farmacologia e enfermagem, além de 16 alunos de medicina e odontologia. O Barco da Saúde 2018 oferece estrutura de atendimento composta por quatro consultórios médicos, um consultório odontológico e salas para pequenos procedimentos, coleta de exames, curativos, de observação e suporte básico de vida. Os demais atendimentos serão feitos em escolas e locais disponíveis nas comunidades.

Alunos e professores também realizarão palestras e ações coletivas de educação em saúde, abordando temas como saúde bucal, prevenção de DSTs, drogas e outros temas que forem pertinentes à realidade local.

“Temos muito orgulho de fazer parte de um projeto tão sensível como este, e poder atender e ajudar as pessoas que realmente precisam”, afirma a Dra. Fabiana Succi, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas. “Além de levar atendimento feito por nossos profissionais e alunos, esta é uma experiência que promove crescimento pessoal e profissional para todos os envolvidos”, diz.

Captação de recursos

“Começaremos a realizar várias ações, como jantar beneficente, rifas e outras atividades para arrecadar fundos para nossa expedição”, explica Jhenifer Nataly Moura França, aluna que também coordena o projeto. A expedição não recebe apoio financeiro de órgãos públicos ou qualquer tipo de remuneração pelos serviços prestados.

O valor arrecadado será totalmente destinado à aquisição de materiais que serão utilizados nos atendimentos, além de medicamentos que serão distribuídos às comunidades, junto à ONG Renovatio. Os custos de alimentação da tripulação e combustível do barco ficarão por conta da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Primeira edição

Na expedição de 2017, o Barco da Saúde levou 22 estudantes e profissionais da saúde para prestar assistência às comunidades ribeirinhas do Amazonas. Em uma semana, a equipe realizou cerca de mil atendimentos. Para entender melhor o projeto e fazer doações, é só acessar: www.juntos.com.vc/barcodasaude2018 ou Facebook.com/BarcoDaSaude.

 

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada pelo MEC uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 10 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito Unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e uma filial em Araras (SP), que oferece o curso de graduação em Medicina.

 

Canais:

www.slmandic.edu.br
ww.facebook.com/saoleopoldomandic

Assessoria de Comunicação SLMANDIC