A Faculdade São Leopoldo Mandic, referência em Medicina e Odontologia, abriu a segunda oficina de capacitação de educadores e monitores em saúde bucal da rede municipal de ensino de Indaiatuba – SP, neste sábado, 16 de setembro.  Nesta segunda oficina, mais de 130 pessoas de 79 escolas infantis do município participam do projeto, que tem por objetivo habilitar educadores para trabalhar com prevenção em Odontologia.

Intitulado “Aprender brincando sobre saúde bucal com sustentabilidade para crianças”, o projeto ensina profissionais de educação da rede pública em como criar e usar ecobjetos e ecojogos, confeccionados a partir de materiais reutilizáveis de descarte doméstico, para estimular crianças à prática de autocuidado.

O projeto é organizado pelas professoras Flávia Martão Flório e Almenara de Souza Fonseca Silva, do curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, que possuem ampla experiência e vivência nas áreas de prevenção e sustentabilidade, e que pretendem falar sobre a educação em saúde bucal de forma lúdica, dinâmica e sustentável para facilitar a integração das áreas da educação.

Simples e de baixo custo, o método educativo proposto permite a interação de temas relacionados à saúde – principais doenças bucais da infância e sua prevenção, dieta saudável e a higiene – e temas relacionados ao meio ambiente, como o uso consciente da água.

“Cuidar da saúde bucal é cuidar da vida e, sobre ela, todos temos grandes responsabilidades”, afirma Dra. Flávia Martão Flório, coordenadora do projeto na Faculdade São Leopoldo Mandic.

“Cada um de nós tem compromissos com o meio ambiente. Ao mudarmos as práticas do dia a dia, já estaremos dando um grande passo”, conclui Dra. Almenara de Souza Fonseca Silva, co-responsável pelo projeto da Faculdade São Leopoldo Mandic