Segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), curso também ocupa a nona posição no ranking geral nacional, atrás apenas de universidades federais e estaduais

O curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, referência em Odontologia e Medicina, de Campinas, foi eleito o melhor entre as instituições de ensino privadas do Brasil, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha 2018), publicado nesta segunda-feira (1/10). O curso também ocupa a nona posição no ranking geral nacional, atrás apenas de universidades federais e estaduais.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil publicado no jornal Folha de S.Paulo desde 2012. Para a elaboração do ranking, foram classificadas todas as 196 instituições de ensino e avaliados 40 cursos de universidades, centros universitários e faculdades com o maior número de novos alunos.

O cálculo para a elaboração do ranking é baseado pelos componentes: pesquisa com docentes, professores com doutorado e mestrado, professores em dedicação integral e parcial, nota do Enade e a opinião de profissionais de RH sobre as preferências de contratação no mercado de trabalho. Também foram analisados o ensino, inovação, internacionalização além de teses e a publicação de artigos e trabalhos científicos produzidos por docentes.

Para ranquear os cursos, a Folha de S. Paulo realizou uma pesquisa com 2.381 professores do País para analisar a qualidade dos cursos. Verificou-se o percentual de docentes com Mestrado e Doutorado de cada Instituição e a proporção de docentes com dedicação integral e parcial (dados do MEC). Além disso, a nota que a faculdade obteve no curso no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e, por último, uma avaliação mais abrangente, que contou com a opinião de 5.444 profissionais da área de Recursos Humanos consultados em 2016, 2017 e 2018 sobre preferências de contratação.

“A nossa posição no RUF é resultado do trabalho contínuo que reúne corpo docente qualificado, aprendizado na prática além do ensino humanizado. Oferecemos uma inovadora estrutura para que os alunos tenham acesso a uma Odontologia de qualidade e de excelência”, diz Dr. Jose Luiz Cintra Junqueira, Diretor geral da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Medicina ocupa 25º lugar entre as faculdades particulares e ainda não tem alunos formados

O curso de graduação em Medicina da São Leopoldo Mandic está classificado em 25º lugar, considerando que os alunos da Instituição ainda não realizaram o ENADE, um dos itens de avaliação responsável por 8% da nota.

Na avaliação de mercado – que corresponde a 36% da nota e considera o desempenho dos egressos (alunos já formados) -, o curso de Medicina da SLMANDIC também não obteve nota, já que a primeira turma se forma no final de 2018.

Neste ranking, O RUF avaliou 250 cursos de Medicina públicos e privados.

Clique aqui para visualizar o Ranking Universitário Folha completo.