Aluna do curso de Doutorado em Clínicas Odontológicas da Faculdade São Leopoldo Mandic, Vivianne Oliveira Pedrosa, realizou um estudo que avalia a ação de um composto natural derivado da própolis de “éster fenetílico” do ácido cafeico (CAPE) como um agente capaz de diminuir a concentração de enzimas orgânicas em associação com sistemas adesivos dentários, sem afetar a qualidade da união do dente com o material restaurador.

Procedimentos restauradores em dentes são realizados quando existe perda de tecido dentário por lesão de cárie, por erosão ou por fratura. Os fatores relacionados ao material restaurador e do próprio hospedeiro, como a presença de enzimas orgânicas capazes de degradar componentes da estrutura dentária, somam-se, podendo comprometer a durabilidade da restauração.

A tese  “Efeito do pré-tratamento Dentinário com Éster Fenitílico do Ácido Cafeico em diferentes concentrações na quantificação da MMP-2 e longevidade da Resistência de união de Sistemas Adesivos Convencional e Autocondicionante à Dentina” foi orientada pela Prof.ª Dra. Roberta Tarkany Basting e apresentou resultados positivos em relação ao produto estudado, já que sua presença não afetou a durabilidade da união do material restaurador ao dente.