A Peri-implantite é uma doença que envolve a liberação de citocinas, mediadores que  irão orquestrar as etapas dos processos inflamatórios.  Este processo inflamatório na gengiva e no osso ao redor do implante pode resultar na perda óssea, fazendo com que os implantes fiquem soltos.

A aluna do curso de Mestrado em Implantodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Andrea Queiroz Silveira, orientada pela Prof.ª Dra. Luciana Butini, avaliou a expressão de mediadores do processo inflamatório, que pode ocorrer em torno de implantes osseointegrados, comparando grupos com peri-implantite, mucosite, periodontite e pacientes saudáveis, de modo que pudessem ser utilizados como marcadores, norteando os clínicos na determinação de um diagnóstico mais precoce da doença.

No trabalho, foram estudadas 23 publicações e 11 foram submetidas à meta-análise de dados contínuos. Os resultados nas meta-análises referentes às citocinas obtidas no fluído crevicular peri-implantar revelaram que há forte associação com a peri-implantite, comparado aos grupos com saúde peri-implantar.

A conclusão apontou que pesquisas futuras devem ser realizadas para a obtenção de uma padronização dos parâmetros clínicos e radiográficos para o estabelecimento de uma classificação mais específica quanto à severidade da peri-implantite.