A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, acaba de criar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que tem como principal atribuição incentivar inovação e o intercâmbio empresa/escola nos cursos de pós-graduação. O NIT é formado por profissionais de diferentes áreas de atuação, incluindo docentes, advogados, empresários e profissionais de comunicação para direcionar os alunosorientadores e coordenadores de curso no desenvolvimento de patentes, softwares, aplicativos e demais tecnologia, assim como na colaboração em projetos para desenvolvimento e aprimoramento de produtos solicitados por empresas da área de saúde.

O Prof. Dr. Aguinaldo Garcez, professor da Graduação e Pós-Graduação em Odontologia da SLMANDIC e integrante do NIT, explica que este órgão será responsável por avaliar a coerência e efetividade dos trabalhos dos alunos de graduação e pós-graduação que optarem por apresentar suas monografias, dissertações e teses, em modelo alternativo ao texto. O professor lembrou, ainda, que enviar um trabalho para a avaliação do NIT não exclui o envio do mesmo ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) quando este se tratar de pesquisas envolvendo seres humanos. “O NIT é uma ‘etapa’ posterior ao CEP”, explica Garcez. “Os alunos que optarem por apresentar seus trabalhos de conclusão de curso em formato de mídias digitais como podcast, patente, software, relatórios técnico, entre outros, deve enviar primeiramente a proposta ao CEP e, em seguida, juntamente para a aprovação do Núcleo”, conforme orientação disponível no site da SLMANDIC, explica.

Os professores Aguinaldo Garcez, Marcelo Sperandio e Ademir Franco estão à disposição para auxiliar os alunos neste processo. O Professor Aguinaldo pontuou, ainda, que a avaliação do NIT deve ser encarada como mais uma etapa de validação da qualidade e eficiência dos trabalhos apresentados pelos alunos da Instituição.