Os alunos do 7º período do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, assistiram, no dia 23 de maio, à palestra “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, ministrada pela Dr.a Ana Cláudia Fávero, especialista em Medicina do Trabalho, pós-graduada em Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão.

Na palestra, Fávero falou sobre a Lei de Cotas, a LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), o Código de Conduta do Médico do Trabalho, preconceito, trabalho adaptado, como o médico deve avaliar uma pessoa com deficiência e a sua aptidão para o trabalho, como preencher o laudo de enquadramento, entre outros assuntos.

Foi colocada em discussão a dificuldade dos médicos em reconhecer a capacidade da pessoa com deficiência para exercer uma profissão. “É preciso romper com o preconceito. O médico, quando atende uma pessoa com deficiência, muitas vezes pensa nas coisas que ela não é capaz de fazer. Temos que aprender a pensar justamente o contrário, ou seja, entender quais são as habilidades daquela pessoa”, comentou a palestrante. Para ela, o médico precisa saber ouvir o paciente, demonstrando interesse pela realidade dele, para que ele possa desempenhar determinada atividade da melhor forma possível. “Nós médicos, temos cada vez mais que entender que, em cada paciente, existe uma pessoa inserida num contexto social e, muitas vezes, a não permissão a determinada atividade por ser uma pessoa com deficiência, pode tirar dela o direito de inserir-se no mercado de trabalho”.

A palestra aconteceu em uma das aulas da disciplina de Atenção Primária à Saúde 7 – Saúde do Homem e do Trabalhador, coordenada pelos professores Dr. Giuliano Dimarzio e Dr.a Ana Paraguay. Dimarzio esclarece que esse tipo de atividade, dentro do curso de Medicina, tem o objetivo de reforçar o debate sobre a relação entre o trabalho e a saúde. “As pessoas com deficiência merecem cuidado e sua inserção no mercado de trabalho deve acontecer dentro de uma política de inclusão”.