Programa é fruto do convênio firmado com a Unicamp, Puc-Campinas, São Leopoldo Mandic e Rede Mário Gatti

Nesta quarta-feira, 4 de março, o Diretor-geral da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. José Luiz Cintra Junqueira, participou da cerimônia de recepção aos alunos residentes do projeto “Mais Médicos Campineiro”, realizada no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Os primeiros 47 médicos residentes vão começar a atender a população a partir de 9 de março e receberão bolsas de R$ 11 mil mensais. O programa é fruto de um convênio firmado com a Unicamp, a Puc-Campinas, a Faculdade São Leopoldo Mandic e a Rede Mário Gatti.

Desde a última segunda-feira, dia 2 de março, os médicos residentes estão participando de atividades na rede de saúde. Na programação, estão visitas ao Hospital Ouro Verde, Upa Campo Grande, Hospital Mário Gatti, Centro de Saúde São Bernardo, entre outras. O acolhimento desta quarta-feira faz parte da programação.

De acordo com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, os médicos vão dedicar 70% de seu tempo ao trabalho em centros de saúde e, 30%, nas unidades de urgência e emergência como o Samu, UPAS e hospitais das entidades participantes. “A grande dificuldade é trazer o médico que está se formando para essa área de saúde da família. Que é aquele médico de antigamente que ouve e conhece a vida das pessoas. Hoje demos um passo importante na criação desse programa que é inédito no Brasil. Muitas cidades já têm pedido a cópia dessa lei para ver se conseguem replicar em seus municípios”.

O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, destacou que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara sem nenhum voto contrário, tamanha a sua importância. Segundo ele, é a primeira vez que o poder público entra na questão do ensino formal em parceria com as faculdades criando uma bolsa específica para fomentar uma política pública fundamental ao país.

O evento teve a presença de autoridades legislativa e representantes das universidades participantes do programa. Dr. José Luiz Junqueira compôs a mesa ao lado do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, e o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, também participaram do evento.