Apesar dos avanços metalúrgicos no processo de fabricação de limas de níquel-titânio, a fratura durante tratamentos e retratamentos endodônticos – indicados em casos em que a cura não foi alcançada com o tratamento primário -, continua a ser uma preocupação para os clínicos.

O propósito deste estudo  da aluna de Mestrado em Endodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Liliana Machado Ruivo, orientada pelo Coordenador do curso de Endodontia da São Leopoldo Mandic, Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silveira Bueno,  foi avaliar a incidência de fratura das limas reciprocantes Reciproc® R25 (VDW, Munique, Alemanha), durante a remoção do material obturador em retratamentos de canais dentários, realizados por alunos do curso de Pós-graduação em Endodontia.

Para isso, foram selecionados 1016 prontuários de atendimentos e 2.544 canais de dentes que sofreram reintervenção endodôntica. Sete instrumentos fraturaram durante a utilização.

Com base nos resultados deste estudo, concluiu-se que a incidência de fraturas com a lima Reciproc® R25 é relativamente baixa, o que possibilita o seu uso com total segurança.