Inovação reduz pela metade o tempo de tratamento, além de proporcionar integração eficaz ao organismo do paciente

Uma nova superfície nanoestruturada foi desenvolvida para aprimorar os tratamentos de implante. O modelo denominado IntraOss Nano Active traz uma inovação significativa para a Implantodontia, pois ele possibilita acelerar e maximizar a osseointegração, resultando em experiências mais eficazes e dinâmicas para os pacientes. A novidade foi produzida pelo Dr. André Antonio Pelegrine, da área de Implantodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, em parceria com a empresa IntraOss e o Departamento de Engenharia de Materiais da Unesp, resultando em um pedido de patente.

Uma parte da fase de testes da superfície IntraOss Nano Active foi feita na Universidade da Califórnia, onde o Dr. André Antonio Pelegrine fez parceria como professor visitante. Outro resultado da parceria foi a publicação do estudo que mostrou a relevância desta nova superfície, na revista científica Journal of Clinical Medicine, em 2019.

Com a nanotecnologia, os tratamentos de implante são reduzidos pela metade do tempo, pois a superfície apresenta maior molhabilidade e hidrofilia, possibilitando uma aderência maior de células ósseas e sanguíneas no local do implante. “Um tratamento que levava de três a quatro meses para ser concluído, agora com o IntraOss Nano Active durará menos de quarenta dias. Outro ponto relevante é que a literatura científica vem mostrando que superfícies nanoestruturadas possuem maior tolerância com relação às bactérias relacionadas ao desenvolvimento da peri-implantite”, afirma Dr. André Antonio Pelegrine, da Faculdade São Leopoldo Mandic.

O estudo para o desenvolvimento dos implantes IntraOss Nano Active começou em 2017. A nova superfície estará disponível no mercado a partir do segundo semestre deste ano.