Nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, os alunos da graduação em Odontologia, da Faculdade São Leopoldo Mandic, tiveram contato com as tecnologias de impressão 3D, na disciplina de Odontologia Digital. O Dr. Paulo Miamoto, professor de Odontologia Legal da SLMANDIC, ministrou uma aula expositiva sobre os Fundamentos da Manufatura Aditiva para os alunos do 6º período e, em seguida, um workshop de modelagem 3D para o 8º período.

Durante a aula para o 6º período, Miamoto explicou o conceito de manufatura aditiva, os materiais disponíveis para a impressão 3D, as etapas do processo de impressão (modelagem, obtenção de modelo em formato específico, fatiamento, fabricação e pós-processamento), as tecnologias de manufatura existentes, as vantagens e as limitações da manufatura aditiva e as suas aplicações em Odontologia.

Já no workshop de modelagem 3D, o professor explicou o que é um modelo 3D, como ele pode ser gerado e como acontece a sua fabricação, mostrando todas as etapas da manufatura aditiva.

Junto com ele, os alunos modelaram uma prótese de dente no Blender 2.79, um software de acesso livre para fazer modelagens e animações 3D. “Desconheço outra graduação no Brasil que ofereça esse conhecimento para os alunos de Odontologia. É uma iniciativa da São Leopoldo Mandic para formar profissionais diferenciados. Só de o aluno ter contato com esse assunto na graduação já abre uma série de possibilidades para o futuro”, afirmou Miamoto.

Durante a aula e o workshop, uma impressora 3D fabricou uma réplica de crânio de neanderthal.

A São Leopoldo Mandic é a única faculdade no Brasil que disponibiliza a disciplina de Odontologia Digital para os alunos de graduação. “Com essas aulas o aluno aprende os fundamentos da impressão 3D, que podem ser usados em várias áreas da Odontologia. Estamos preparando o futuro cirurgião-dentista para aplicar os princípios da modelagem 3D na clínica”, comentou o professor Miamoto.

A disciplina de Odontologia Digital é ministrada pelos professores doutores Vagner Ortega e Luiz Manhães.