Na próxima quinta-feira, 12 de abril,  às 19h30, a Faculdade São Leopoldo Mandic realiza mais um Cine Mandic, com a exibição do documentário “O Pulmão, o Sangue e os Glóbulos Verde Amarelos”, do fotógrafo Giancarlo Giannelli, sobre a expedição Barco da Saúde, realizada por alunos e professores da Instituição, em junho do ano passado, na região de Alto Autazes, no Amazonas. A exibição ocorrerá no Auditório 1 da Instituição.

Segundo o aluno do curso de Medicina da Faculdade e um dos coordenadores do Barco da Saúde, José Anibale Júnior, o objetivo desta exibição é lançar oficialmente a campanha para o Barco da Saúde 2018 e apresentar o documentário, que mostra a experiência e emoção dos alunos e professores que estiveram nos três locais visitados – Murutinga, Natal e Iguapenú. “Esta é uma forma de mostrar aos alunos a dimensão do projeto”, diz ele. “Ao mesmo tempo, queremos mobilizar os outros alunos, dos cursos de Medicina e de Odontologia, não só em nos ajudar com as arrecadações, mas também, que possam se interessar em participar efetivamente do projeto, vivenciando uma experiência incrível”, explica.

Ao final da exibição do documentário, os coordenadores do Barco da Saúde farão uma breve apresentação do projeto de 2018 e explicarão como os interessados devem proceder para participar.

O Barco da Saúde em 2017

No ano passado, o projeto teve parceria da ONG Renovatio e da São Leopoldo Mandic. O Barco da Saúde levou para a região uma equipe composta por cinco médicos e três dentistas da Instituição, e percorreu centenas de quilômetros para levar tratamentos de Odontologia, Oftalmologia, Pediatria, Ginecologia e Clínica geral para a população ribeirinha do Amazonas.  Durante o período de uma semana, mais de mil pessoas receberam atendimento odontológico e médico.

Para que o projeto fosse viabilizado, a Faculdade São Leopoldo Mandic doou cerca de R$ 27 mil reais e outros R$30 mil foram arrecadados por meio de outras ações como patrocínios, rifas, congresso e jantar beneficente.  Além disso, destinaram à população local 650kg de doações de remédios e materiais odontológicos, doação de preservativos, kits dentais e brinquedos.

Para a coordenadora adjunta do curso de Medicina da Instituição, Dra. Fabiana Succi, o resultado foi satisfatório e gratificante. “Voltamos com uma visão mais apurada sobre a importância de sempre estarmos atentos as necessidades das pessoas. Além disso, a humanização e o cuidado com o paciente são pilares de educação que SLMANDIC acredita e busca ensinar na formação de seus médicos, e isso faz toda a diferença”.