• Apenas 1,9% dos cursos receberam o conceito máximo no índice que avalia a qualidade das graduações

A Faculdade São Leopoldo Mandic, referência em Odontologia e Medicina, de Campinas conquista, pelo décimo ano consecutivo, a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), do MEC: nota 5.  A Instituição foi considerada no ranking como a 5ª Melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, dentre mais de 2.000 universidades, faculdades e centros universitários avaliados, sendo a primeira na área de saúde e a terceira do melhor das IES do Estado de São Paulo.

O desempenho se refere ao ano de 2016 e demonstra a evolução do Ensino Superior. Foram avaliados 4.300 cursos de 2.121 Instituições de Ensino Superior do País, em 18 áreas.  As notas vão de 1 a 5.

Apenas 30 Instituições de Ensino Superior do País receberam nota 5. Dessas, duas estão localizadas em Campinas – a São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

“É um orgulho muito grande estarmos pelo 10º ano consecutivo entre as cinco melhores Instituições de Ensino Superior do País. Para nós, é um sinal de que estamos no caminho certo e uma motivação para aperfeiçoar cada vez mais os nossos cursos de Odontologia e de Medicina”, diz José Luiz Cintra Junqueira, diretor geral da Faculdade São Leopoldo Mandic. “Seguiremos com a nossa missão de ensinar e formar profissionais de valor para atuar na área da saúde”, finaliza.

As faculdades foram avaliadas seguindo quatro indicadores: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que medem o desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes -, médias adquiridas nos programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), dentre outros.

Em 2016, apenas 1,9% dos cursos receberam o conceito máximo no índice que avalia a qualidade das graduações, segundo dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Foram avaliados os bacharelados nas grandes áreas de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins e os cursos tecnológicos relacionados às áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

 

Referência em Odontologia

A Faculdade São Leopoldo Mandic é referência no ensino da Odontologia no Brasil e exterior. Conta com um projeto pedagógico diferenciado no qual os estudantes têm aulas teórico-práticas e atividades clínicas desde o primeiro ano da graduação.

A Faculdade conta com laboratórios de última geração, um centro de radiologia com equipamentos digitais, tomógrafos e modernas clínicas para o ensino prático da profissão. O corpo docente é formado por doutores e pós-doutores com vasta produção intelectual, responsáveis por linhas de pesquisa orientadas para o desenvolvimento de novas tecnologias e potencial para a geração de estudos científicos e patentes de produtos.

Medicina Humanizada

O curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu aprovação do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Educação, em 2012, com nota máxima (nota 5) em sua avaliação. Toda a estrutura oferecida, programa e currículo do corpo docente foram considerados excelentes por estes órgãos.

Entre os diferenciais do curso está a estratégia de ensino proposta em um projeto pedagógico que prevê a inserção dos alunos nos hospitais públicos e privados, desde o primeiro ano do curso. O corpo docente é formado 100% por professores com título de Doutor pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior. A faculdade oferece infraestrutura completa para atividades práticas em laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, além da carga horária adequada para formação completa e de qualidade.

Sobre O IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade do Ministério da Educação que avalia as Instituições de Ensino Superior. Calculado anualmente, a nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de Pós-graduação das instituições. O Índice varia entre 1 e 5.  O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Confira a classificação das 10 primeiras colocadas:

 

1.    ESCOLA BRASILEIRA DE ECONOMIA E FINANÇAS – RJ
2.    ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO – SP
3.    INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA – SP
4.    Faculdades EST – RS
5.    FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC – SP
6.    ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS – RJ
7.    Faculdade FIPECAFI – SP
8.    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – SP
9.    INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA – RJ
10. FACULDADE FUCAPE – ES