Nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2020, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu Guilherme Lucci, ex-Procurador Federal e atual Juiz Federal no Estado de São Paulo, para o evento Complience e Responsabilização, coordenado pelo Dr. Rudney Daruge, professor do curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacias.  O objetivo do evento foi orientar, tirar dúvidas e apresentar diversos casos sobre a melhor conduta profissional.

Segundo o juiz, os profissionais da área da saúde devem estar atentos às práticas de benefícios que forem concedidos por parte de indústrias e laboratórios, uma vez que tais ações podem ser interpretadas como ilícitas. “No campo da saúde, pequenos agrados podem soar como caixa 2”, diz ele. “E o contrário também é ilegal. Os profissionais não podem favorecer determinado laboratório ou indústria farmacêutica ao indicar Órteses, Próteses, remédios, a fim de ganhar benefícios com tais indicações”.

Guilherme Lucci também disse que todo paciente tem o direito de saber os efeitos colaterais do procedimento a que será submetido. E na tentativa de evitar problemas futuros, o contrato se torna peça fundamental. Por fim, ele destacou aos alunos a importância do Código de Defesa do Consumidor, que é a melhor forma de resguardar a prática de serviços, evitando que esta seja abusiva para os dois lados envolvidos.