A Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas realizou, nos dias 17 e 18 de outubro, o Curso de Iniciação Laparoscópica para graduandos e profissionais de saúde, coordenado pelo professor de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dr. Bruno Zilberstein e equipe.

O objetivo deste curso teórico-prático foi proporcionar aos estudantes de Medicina e aos profissionais de saúde da área cirúrgica, o primeiro contato com a videocirurgia do aparelho digestivo.

O curso foi iniciado no dia 17 de outubro, com palestras dos professores Bruno Zilberstein, Gustavo Sevá-Pereira, Leandro Cardoso Barchi e Maurice Youssef  Franciss, que introduziram os participantes  na realização  da cirurgia fechada e na apresentação dos materiais (grampeadores, termostáticos, pinças) e suas funcionalidades.

No dia 18, ocorreu a parte prática, iniciada pela visita guiada por professores ao Laboratório de Técnicas Cirúrgicas da SLMANDIC e demonstração de procedimentos cirúrgicos, como sutura em videocirurgia, para os 15 médicos participantes e 23 graduandos de Medicina da Instituição.

A São Leopoldo Mandic é uma das poucas Instituições do país que possui estes equipamentos no curso de Graduação em Medicina.