Renomados profissionais ministraram palestras sobre várias doenças

No último dia 26 de outubro, a Liga Acadêmica da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, realizou o III Simpósio de Dermatologia. Direcionado aos alunos da graduação e pós-graduação em Medicina, o evento reuniu importantes nomes da área.

A primeira palestra do Simpósio foi realizada pelo médico Jardel Dair Filho, que abordou sobre Dermatite Atópica, uma doença de pele que acomete de 5% a 10% da população mundial. Em sua fala, falou sobre as diferentes formas de tratamento, em especial, as mais baratas, visando o atendimento às populações carentes.

Como reconhecer os primeiros sinais do câncer de pele foi o tema da palestra do médico Hamilton Stolf, que por meio de casos clínicos, apresentou aos alunos técnicas para a detecção da doença de forma precoce, e os tratamentos para cada uma das situações apresentadas. Também fez parte da fala do professor a apresentação de casos identificados de forma tardia, acompanhados de seus tratamento e procedimentos pós cirurgia.

As ectoparasitoses foi o foco da palestra da médica Juliana Yumi Massuda Serrano. Para a médica, trata-se de uma gama de doenças negligenciadas, uma vez que são variadas as formas de manifestações e ainda se acredita que são doenças relacionadas às populações residentes de áreas mais afastadas dos grandes centros, uma situação que tem mudado nos últimos anos.

Na segunda parte do evento, como diagnosticar DSTs foi o tema da palestra do médico Danilo Guerreiro Zeolo Biccigo. Segundo o médico é de extrema importância discutir este tema entre os jovens e também futuros médicos generalistas, uma vez que dados recentes da Organização Mundial da Saúde apontam que há no mundo, mais de 1 milhão de pessoas contaminadas com alguma DST.

As últimas palestras do dia abordaram as micoses superficiais, com o médico Aldo Leão do Nascimento Junior, e acne e rosácea, com a renomada médica dermatologista, Débora de Almeida Azenha.