No dia 21 de novembro, a Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas, promoveu o Simpósio “Fisiologia da Dor Orofacial e sua Relação com a Clínica Diária”, ministrado pelo convidado internacional Prof. Dr. Dominik Ettlin, da Faculdade de Zurich na Suíça.

Com o objetivo de difundir o conhecimento da área, Ettlin abordou a importância da dor como sinal vital que ajuda a evitar situações de morbidades e mortalidade. O professor, apresentou o tema para cerca de 80 pessoas e abordou os conceitos de medição da dor, fibras nociceptivas, geração e condutividade de sinal, neuropatia, neuralgia e o papel do bruxismo.

Segundo ele, a dor deve ser encarada como um sinal de proteção do organismo, e um mecanismo de defesa presente apenas em humanos. Para ele a ausência de atividade sensoriais e cerebrais é um sinal de alerta.

Ettlin abordou ainda a importância do conhecimento de fatores de risco que servem de suporte para que o profissional possa estabelecer estratégias na tentativa de evitar ou postergar o início da condição clínica adversa. Para isso o professor enfatizou o funcionamento do sistema nervoso central, responsável por perceber variações energéticas, analisar variações e organizar respostas de ordem física e psíquica.

Segundo o professor, entender o funcionamento do sistema nervoso e, por consequência, a relação com os demais sistemas do corpo humano se faz necessário para um diagnóstico mais eficaz. Isso porque a dor está no dente, mas a causa dela não está na boca, apenas refletindo nela.

Assim como acontece em outras partes do corpo, quando a dor orofacial se torna persistente por mais de três meses, assume o caráter de dor crônica e passa a ser considerada uma doença. As causas de dor crônica orofacial incluem lesões intracranianas como neoplasias, aneurismas ou abscessos. Há ainda as disfunções da articulação temporomandibular. Com isso, estar atento às causas faz parte da rotina da clínica.