Idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde e São Leopoldo Mandic, tem como objetivo a prevenção dos males que acometem a saúde feminina

A cidade de Sumaré-SP tem crescido, segundo divulgação do Jornal  Notícia de Sumaré, e dentre os diversos investimentos em todas as áreas e regiões da cidade, a área da saúde foi destaque, em especial pela reestruturação e ampliação da Base de Excelência da Mulher (BEM), um serviço que é mantido pela Faculdade São Leopoldo Mandic, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré e que agrega qualidade e humanização aos moradores locais, pois atua com foco na a prevenção dos males que acometem a saúde feminina.

. A Base está localizada no Ambulatório de Especialidades do município e realiza atendimentos de pré-natal de médio risco, Ginecologia geral (infertilidade), Patologia do trato genital inferior, Mastologia, ultrassonografia didática/imagem mastologia e ginecologia em geral.

A BEM tem capacidade de atender mensalmente, em média, 150 mulheres. Mas os números são muito maiores: entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019, foram realizados 3.676 atendimentos (entre triagem, agendamento e atendimento), em ginecologia, mastologia e obstetrícia.

Quanto aos exames, no mesmo período, foram realizados 1.781, entre cardiotocografia, ultrassom obstétrico, morfológico fetal, transvaginal e de mama, além de biopsia de mama, de colo de útero, de vagina e de endométrio. Além dos encaminhamentos cirúrgicos ou de atenção terciária (serviços de alta complexidade).

A ampliação

Durante o processo de reestruturação e ampliação a SLMANDIC investiu em um aparelho de ultrassonografia, um Cardiotocógrafo, três Sonares-doppler, macas ginecológicas e banquetas, pinças para biópsia, armários para material de consultório e 10 aparelhos de ar condicionado.

Com a ampliação do espeço físico, aumentou também a equipe, que hoje conta com 12 alunos do Internato e 1 residente, além dos professores que supervisionam os atendimentos. A Faculdade ainda é responsável pela capacitação dos profissionais da atenção básica (cursos de extensão) e pela execução de projetos de pesquisa e extensão.

Entre os projetos de pesquisa merece destaque: Ambulatório de adolescentes, Mastologia, Linha de cuidado em pré-natal e puerpério e Avaliação de risco em obstetrícia. No caso dos projetos de extensão: atualização dos protocolos municipais de oferta de serviços (exames) e medicamentos de acordo com as novas especialidades oferecidas e Reforma do Centro Cirúrgico Ambulatorial (pequenas cirurgias, histeroscopia).