A cárie é uma doença cujo tratamento envolve tanto a recuperação da estrutura dentária perdida, quanto medidas preventivas e de promoção de saúde. Na população infantil, toda abordagem restauradora busca a preservação do dente decíduo ou dente de leite. Assim sendo, uma técnica que apresente boas evidências de longevidade deve ser o maior objetivo de pesquisas nessa área.

Este estudo, realizado pela aluna do curso de Mestrado em Odontopediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic, Carla Vânia de Oliveira Figueiredo, avaliou a progressão de lesões de cárie em molares extensamente destruídos, após tratamento com diferentes técnicas, com o objetivo de fornecer ao profissional mais uma evidência para embasar a sua decisão clínica na escolha de uma técnica restauradora.

O trabalho avaliou dois tipos de tratamento: um com resina composta após a remoção seletiva de tecido cariado e outro com cimentação de coroa metálica sem remoção de tecido cariado.  A conclusão foi de que a segunda alternativa é a mais viável, já que este tratamento parece estar associado à paralisação dessas lesões.

O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. José Carlos Pettorossi Imparato e co-orientado pela Prof.ª Dra. Daniela Hesse.