Liga de Cardiologia organiza simpósio sobre doenças decorrentes do processo de trombogênese e agregação plaquetária

 

Aconteceu no último sábado, 7 de março, na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, o 1º Simpósio Antiagregantes, Anticoagulantes e Fibrinolíticos na Prática Clínica. Organizado pela Liga Acadêmica de Cardiologia, o evento reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir sobre o uso consciente de medicamentos indicados para evitar casos de agregação plaquetária (trombose) ou formação de trombos sanguíneos.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de acompanhar cinco palestras nas áreas de Cardiologia, Cirurgia Vascular, Farmacologia, Hematologia e Nutrição, todas com foco em abordar as indicações, cuidados e indicações Antiagregantes, Anticoagulantes e Fibrinolíticos em cada uma das áreas.

Estiveram presentes no simpósio Dr.ª Cintia Maria Saia Cereda, Doutora em Biologia Funcional e Molecular e professora da Faculdade São Leopoldo Mandic; Dr. Arlindo Lemos Junior, Angiologista e Clínico Geral; Dr.ª Carla Patrícia da Silva e Prado, Cardiologista e professora da Faculdade São Leopoldo Mandic; Dr.ª Joyce Maria Annichino Bizzacchi, Hematologista e professora da Unicamp e a nutricionista Daniela Vicinansa Mônaco Ferreira.

Em “Sistemas fibrinolíticos e trombótico”, os presentes tiveram contato com funcionamento destes sistemas e as maneiras de atuação dos anticoagulantes nos mesmos. “Anticoagulantes nas próteses valvares biológicas e metálicas” reuniu informações sobre a ação dos anticoagulantes em pacientes que colocaram válvulas cardíacas. As características de cada tipo de trombofilia e manejo de hemorragias foi tema da palestra “Anticoagulantes nas trombofilias hereditárias, trombofilias adquiridas, manejo das hemorragias relacionadas ao uso de antiagregantes, anticoagulantes dependentes da vitamina k e não dependentes da vitamina k”. Por fim, informações a respeito do uso de anticoagulantes em pacientes que fazem uso de vitamina K foi o assunto de “Orientação e seguimento dietético no paciente em uso de anticoagulantes dependentes da vitamina k”.