Para corrigir a estética bucal e promover a reabilitação oral dos indígenas, a Faculdade São Leopoldo Mandic participou, no período de 15 a 19 de novembro, na Aldeia Velha, em Porto Seguro (BA),  do mutirão organizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI BAHIA), com apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) – Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

A iniciativa ofereceu, gratuitamente, a instalação de próteses dentárias para os índios Pataxós. Os cirurgiões-dentistas utilizaram a inédita técnica da ‘Prótese em 1 dia’, desenvolvida pela prof. ª Almenara de Souza Fonseca Silva durante seu pós-doutorado. A técnica consiste na utilização de materiais pré-fabricados, que agilizam a confecção das dentaduras (superior e inferior), que habitualmente demorariam cerca de 30 dias para serem produzidas.

Além da reabilitação bucal da população indígena, os cirurgiões-dentistas convidaram os professores das escolas indígenas e os agentes indígenas de saúde para participarem dos workshops do Projeto Aprender Brincando, que trabalha com os conceitos de ecojojos e ecobrinquedos e que tem como coordenadora a prof. ª Flávia Martão Flório. Busca-se nas atividades, que tais pessoas se apropriem de conceitos de saúde bucal e tenham um leque de opções para elaborar e executar ações de educação em saúde, brincando e com o respeito ao uso dos recursos naturais. Busca-se desmistificar práticas e simplificar as informações para que, no dia a dia, as ações de cuidado em saúde sejam pautadas em condutas consagradas para a prevenção das principais doenças bucais.

Acesse o link e assista a reportagem completa.

https://globoplay.globo.com/v/7175652/