Linhas de Pesquisa

Área de Concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
  • ESTABILIDADE MAXILOFACIAIS – Os procedimentos em CTBMF necessitam criar estabilidade para a obtenção de resultados desejáveis. Vários procedimentos, recursos e patologias visam a estabilidade maxilofacial. A investigação científica será empregada a fim de avaliar todas as condutas, recursos e técnicas que guardem relação direita ou indireta com os resultados em CTBMF.
Área de Concentração em Dentística
  • ESTUDO DE LESÕES CARIOSAS E NÃO CARIOSAS, MATERIAIS E PROCEDIMENTOS OPERATÓRIOS – Pesquisas sobre lesões cariosas e não cariosas e com materiais restauradores diretos e indiretos, agentes cimentantes, sistemas adesivos e agentes clareadores de aplicação à Dentística Restauradora.
Área de Concentração em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  • ESTUDO DA FISIOLOGIA E EMPREGO DE TERAPIAS NÃO INVASIVAS E/OU MINIMAMENTE INVASIVAS NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO – Estudo anatômico e fisiológico da articulação temporomandibular e dos músculos da mastigação, assim como o emprego de técnicas não invasivas como termoterapia ou minimamente invasivas como agulhamento seco no controle da DTM.
Área de Concentração em Endodontia
  • AVALIAÇÃO CLÍNICA, RADIOGRÁFICA E DE NOVAS TECNOLOGIAS E TÉCNICAS APLICADAS À ENDODONTIA – Avaliação das propriedades biológicas de materiais, substâncias, técnicas e procedimentos relacionados ao tratamento endodôntico, pesquisas epidemiológicas e protocolos terapêuticos em dentes traumatizados, instrumentos e materiais obturadores, além de técnicas de utilização e biocompatibilidade, respectivamente.
Área de Concentração em Implantodontia
  • OSSEOINTEGRAÇÃO, ENXERTOS RECONSTRUTIVOS E REGENERATIVOS – Estudo crítico da interface implante/tecido ósseo, implante/mucosa gengival considerando seu acompanhamento clínico e proservação. Avaliação das técnicas, procedimentos mucogengivais, protocolos medicamentosos e biomateriais empregados em cirurgias reconstrutivas e regenerativas.
Área de Concentração em Odontopediatria
  • EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS BUCAIS INFANTO-JUVENIS – Avaliar aspectos epidemiológicos, diagnóstico e o impacto destas doenças na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Objetiva ainda estudar as modalidades de tratamento dos problemas de saúde bucal em gestantes, bebês, crianças e adolescentes, baseadas em evidências científicas e na filosofia de mínima intervenção.
Área de Concentração em Ortodontia
  • BIOENGENHARIA EM ORTODONTIA – Desenvolvimento e aplicação de equipamentos ou instrumentais e agentes medicamentosos às necessidades teciduais; reprodução de estudos tecnológicos e biológicos das relações entre os tecidos e os biomateriais utilizados em Ortodontia.
  • CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CRANIOFACIAL – Estudo crítico e análise do desenvolvimento craniofacial relativo às diversas técnicas de interceptação, movimentação ortodôntica e aplicação de agentes medicamentosos; bem como avaliação da percepção dos pacientes.
Área de Concentração em Periodontia
  • ETIOPATOGENIA E IMUNOMODULAÇÃO DAS DOENÇAS ORAIS – Pesquisa do processo etiopatogênico das doenças orais, a fim de estudar fatores relacionados ao hospedeiro, imunorregulação e microbiota envolvida nos processos de saúde/doença. Além disso, objetiva pesquisar alterações genéticas envolvidas com o processo fisiopatológico, bem como abordagens terapêuticas das doenças.
Área de Concentração em Prótese Dentária
  • PRÓTESES DENTO E/OU MUCOSSUPORTADAS E PRÓTESES SOBRE IMPLANTES – Avaliação laboratorial e clínica da configuração de próteses fixas e removíveis (parciais, totais e implantossuportadas), assim como as propriedades físico-químicas e mecânicas e o desempenho clínico longitudinal.
Área de Concentração em Radiologia Odontológica e Imaginologia
  • UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS PARA DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO EM ODONTOLOGIA: OBTENÇÃO, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE – A linha de pesquisa compreende o estudo dos métodos de diagnóstico por imagem em odontologia, técnicas de obtenção, ferramentas de pós-processamento, análise, ensino-aprendizagem, bem como a interpretação e aplicação dos métodos imaginológicos nas diferentes especialidades.
Área de Concentração em Saúde Coletiva
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS, SERVIÇOS E AÇÕES EM SAÚDE – Avaliação de programas, intervenções, atividades, práticas, instrumentos de gestão e de serviços de saúde, utilizando métodos quantitativos e qualitativos.
  • EPIDEMIOLOGIA E PROMOÇÃO DE SAÚDE – Investigação de estratégias voltadas para a atenção e assistência direcionadas aos principais agravos bucais que acometem as comunidades. Estudos aplicados aos processos de saúde e doença na coletividade, com foco na morbidade, identificação de grupos ou fatores de risco, além da elaboração de intervenções.