Internacionalização

O Mestrado Profissional SLMANDIC tem como estratégia de internacionalização três pilares:

1) A atração de discentes estrangeiros para os cursos de pós-graduação da SLMANDIC;
2) A mobilidade discente para países estrangeiros;
3) A flexibilização da mobilidade dos docentes para o exterior, conforme mencionado nos itens anteriores.

É compromisso institucional garantir toda a infraestrutura necessária para atingir tais objetivos e para demonstrar o compromisso institucional com a internacionalização, a SLMANDIC constituiu um Comitê de Internacionalização responsável por sistematizar acordos e convênios internacionais de ensino, mobilidade docente e discente, assim como coordenar atividades voltadas para programas de cooperação e intercâmbio.

Considerando a internacionalização, incremento de intercâmbio científico internacional do corpo docente e discente, o Mestrado Profissional SLMANDIC tem estimulado o intercâmbio de professores em universidades de excelência em pesquisa e com reconhecimento internacional, por meio de realização de estágio de pós-doutoramento, com vencimentos. Além disso, cursos ministrados e apresentação de trabalhos científicos em eventos internacionais são extremamente estimulados dentro da Instituição. Existe um regulamento interno que disponibiliza recursos financeiros para custear inscrição em congresso, passagens aéreas e hospedagem para alunos e professores. Confira:

 

O Mestrado Profissional da SLMANDIC tem investido na vinda de professores estrangeiros com o objetivo de ministrar aulas para viabilizar e consolidar cooperações científicas para o desenvolvimento de pesquisas. Entre os anos de 2019 e 2020, o Programa contou com a participação como docente convidado estrangeiro o Prof. Dr. Dominik Ettlin da Universidade de Zurique (Suíça).

A nucleação dos egressos somada à visibilidade do programa tem atraído discentes estrangeiros e profissionais de outras áreas de atuação para uma formação diversificada e de excelência no Mestrado Profissional SLMANDIC. Já foram titulados alunos da Angola, Bolívia, Colômbia, Coreia do Sul, Chile, Espanha, Inglaterra, Paraguai, Portugal, Peru e Uruguai.

Os egressos do Mestrado Profissional SLMANDIC têm sido alocados em diferentes Instituições ou empresas estrangeiras, em destaque:

  1. Dr. Christian Rado Jarry – Gerente Global de Treinamento e Educação (Global Training & Education Manager), Straumann (Suíça).
  2. Carlos Sebastian Arias Barreiro – Docente na Universidad Nacional de Concepción/Paraguai
  3. Erika Emanuela Dos Santos Coelho De Oliveira – Hospital Josina Machel/Angola
  4. Fatima Gabriela Aquino Barreto – Docente na Universidad Catolica “Nuestra Sênora de la Asunción”/Paraguai
  5. Fernando José Peña Bengoa – Docente na Universidad Andrés Bello/Chile
  6. Juan Sebastián Otazú Aquino – Docente no Instituto de Odontologia Avanzada/Paraguai
  7. Mario Raul Ramirez Pelaez – Docente no Instituto de Odontologia Avanzada/Paraguai
  8. Rosàrio Joaquim De Jesus Afonso – Docente na Universidade Jean Piaget/Angola
  9. Agnelo Josué Lucamba – Ministério do Interior Angola

O investimento institucional para a internacionalização tem resultado na consolidação de parcerias internacionais e aumento da visibilidade do Mestrado Profissional SLMANDIC. Entre os anos de 2017 a 2019 houve um total de 30 parcerias sendo: 1 com Arábia Saudita, 12 com EUA, 2 com Itália, 2 com Inglaterra, 3 com Espanha, 2 França, 1 com Bélgica, 1 com Finlândia, 1 com Canadá, 2 com Portugal, 1 com a Suíça, 1 Suécia e 1 com Coreia do Sul.