Estrutura Curricular

O Mestrado Profissional SLMANDIC tem disciplinas de fundamentação teórica, metodológica, didático-pedagógica, capacitação clínica e empreendedorismo que se articulam entre si e fornecem os subsídios necessários para a formação de um profissional altamente qualificado para atuação na docência e mercado produtivo, objetivando a construção do pensamento crítico, científico e empreendedor, com o fortalecimento dos projetos e linhas de atuação científico tecnológico contribuam para este fim. O trabalho de dissertação para conclusão do curso é desenvolvido de acordo com as Áreas de Concentração.

A estruturação curricular do Mestrado SLMANDIC é baseada em quatro pilares de formação:

(1) a formação técnica, de acordo com a especialidade odontológica dentre as 12 áreas de Concentração disponíveis no programa;
(2) a formação científica;
(3) a formação docente; e
(4) incentivo ao empreendedorismo e inovação tecnológica.

Busca-se com esta estratégia atender aos objetivos do programa na formação de um profissional altamente qualificado e técnico-cientificamente capacitado a realização de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, mas sobretudo, um profissional empreendedor apto a lidar diretamente com as necessidades da sociedade no mundo profissional externo à academia.

Para o aprimoramento da formação didático-científica, as disciplinas de Bioestatística, Biossegurança e Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia do Ensino Superior, Inovação e Empreendedorismo em Ciências da Saúde, Terapêutica Medicamentosa e Bioética Experimental e Humana são comuns a todas as áreas de concentração, de caráter obrigatório, e objetivam a construção do pensamento científico do aluno assim como a formação didático-pedagógica do ingressante.

Para a formação técnica, cada área de concentração do programa (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dentística, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Endodontia, Implantodontia, Odontologia Digital, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Saúde Coletiva) possui as suas disciplinas específicas com expressiva carga horária de atendimento clínico além de dedicação a experimentação científica e/ou inovação tecnológica. É importante destacar que além das disciplinas obrigatórias definidas por cada área de concentração do programa, os alunos têm a oportunidade de cursar até 3 disciplinas, de caráter optativo, em outra Área de Concentração, caracterizando a multi- e a interdisciplinariedade da formação dos discentes ingressantes no programa. Inclui-se nesta possibilidade, a realização de disciplinas em outras instituições de ensino, mediante aprovação da coordenação do programa, as quais serão integralmente convalidadas pelo Mestrado SLMANDIC. Todas as disciplinas que contemplam o programa foram idealizadas integrando a estrutura curricular das áreas de concentração e as linhas de pesquisas.