Estrutura Curricular

O PPG-O SLMANDIC está alicerçado em disciplinas de fundamentação teórica, metodológica e didático-pedagógica, que se articulam entre si e fornecem os subsídios necessários para a formação do docente (mestrado/doutorado), do pesquisador (doutorado), objetivando a construção do pensamento crítico e científico, com fortalecimento de projetos e linhas de pesquisa que contribuam para esse fim. O trabalho de dissertação e tese para conclusão do curso é desenvolvido de acordo com as Áreas de Concentração.

A estruturação curricular do PPG-Odontologia da SLMANDIC é baseada em três pilares de formação: (1) a formação técnica, de acordo com a Área de Concentração do Programa; (2) a formação científica e (3) a formação docente.

Busca-se com essa estratégia atender aos objetivos do programa na formação de um profissional altamente qualificado para o exercício clínico, docente e científico de forma avançada, tornando-o capaz de ações transformadoras na sociedade por meio do exercício da docência, da enucleação de linhas pesquisas e no planejamento e resolução de políticas públicas adequadas para as demandas sociais.

As disciplinas que contemplam o PPG-Odontologia da SLMANDIC foram idealizadas para uma estreita integração entre a estrutura curricular das áreas de concentração e fortalecimento das linhas de pesquisas.

No MESTRADO, as disciplinas de fundamentação teórica, metodológica e didático-pedagógica, comuns a todas as áreas de concentração, são de caráter obrigatório e objetivam a construção do pensamento crítico, formação didático-pedagógica do ingressante, bem como científica. São estas as disciplinas: Bioestatística, Biossegurança e Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia do Ensino Superior, Bioética Experimental e Humana, Estágio Docente I e Políticas de Saúde. Para a formação técnica, cada área de concentração do programa possui as suas disciplinas específicas e obrigatórias.

Mestrado acadêmico em odontologia
Para mais detalhamentos dos cursos

As disciplinas para o DOUTORADO diferenciam-se das disciplinas do mestrado por possibilitarem aprofundamento do conhecimento científico e crítico, com o objetivo de formar um pesquisador com autonomia para exercer suas atividades em qualquer instituição. Assim como no mestrado, existem as disciplinas que são obrigatórias e comuns a todas as áreas de concentração, são estas: Fundamentos da Biologia Celular, Metodologia da Pesquisa Científica II, Resposta Tecidual, Diagnóstico Bucal, Elementos finitos, Microbiologia Bucal, Bioestatística II, Biomateriais e Materiais Dentários, Imunofarmacologia, Introdução aos Lasers, Revisão Sistemática, Seminários Clínicos e Seminários de Pesquisa. Para a formação técnica, cada área de concentração do programa possui as suas disciplinas específicas e obrigatórias.

Doutorado acadêmico em odontologia
Para mais detalhamentos dos cursos