Estrutura Curricular

O Mestrado em Ciências Médicas está alicerçado em disciplinas de fundamentação teórica, metodológica e didático-pedagógica que se articulam entre si e fornecem os subsídios necessários para a formação do docente e do pesquisador objetivando a construção do pensamento crítico e científico, com fortalecimento de projetos e linhas de pesquisa que contribuam para este fim. O trabalho de dissertação para conclusão do curso são desenvolvidas de acordo com as Áreas de Concentração.

A estruturação curricular do Mestrado em Ciências Médicas é baseada em três pilares de formação: (1) a formação técnica, de acordo com a Área de Concentração do Programa; (2) a formação científica; e (3) a formação docente.

Busca-se com esta estratégia atender os objetivos do programa na formação de um profissional altamente qualificado para o exercício clínico, docente e científico de forma avançada, capazes de ações transformadoras na sociedade por meio do exercício da docência, da enucleação de linhas pesquisas e no planejamento e resolução de políticas públicas adequadas para as demandas sociais.

As disciplinas que contemplam o Mestrado de Ciências Médicas foram idealizadas para uma estreita integração entre a estrutura curricular das áreas de concentração e fortalecimento das linhas de pesquisas.