Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, modalidade acadêmica, foi implementado no ano de 2020 com o curso de Mestrado em Ciências Médicas, reconhecido pela CAPES/MEC. O Mestrado em Ciências Médicas da MANDIC é constituído por 2 Áreas de Concentração:

(I) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA:

A cirurgia minimamente invasiva passou a ocupar um grande espaço e abrangência na área cirúrgica como um todo nos últimos 30 anos. É assim que atualmente ela está inserida nos vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos integrando a área de endoscopia, radiologia intervencionista e cirurgia em si em todas as especialidades e subespecialidades cirúrgicas. Pretende-se desta forma, aprofundar-se nas suas bases técnico científicas para criar e desenvolver novas aplicações deste método, buscando cada vez mais a integração das várias áreas da cirurgia como disciplina, a capacitação técnico científica de novos pesquisadores e o estímulo ao desenvolvimento de inteligência artificial nesta área do conhecimento. O objetivo é a formação de docentes e pesquisadores aptos ao desenvolvimento de novas metodologias de promoção de saúde e aumento de qualidade de vida. Isso possibilitará o desenvolvimento de interface entre pesquisa científica básica acadêmica, produção de novas tecnologias, integração das várias interfaces da área cirúrgica e real aplicação clínica de novas possibilidades terapêuticas para os pacientes.

(II) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM MEDICINA TRANSLACIONAL:

A investigação translacional aplica descobertas de ciência básica em projetos de melhoria da saúde humana e do bem-estar. Pretende-se assim, aplicar achados em pesquisa básica na prática médica para produzir e introduzir novos alvos terapêuticos, medicamentos, dispositivos e opções de tratamento para os pacientes. O objetivo é a formação de docentes e pesquisadores aptos para o desenvolvimento de pesquisas para melhor promoção de saúde e aumento de qualidade de vida, com possibilidade de escalonamento de produção com registro de patentes para o futuro uso clínico. Isso possibilitará o desenvolvimento de interface entre pesquisa científica básica acadêmica, produção de novos medicamentos e real aplicação clínica de novas possibilidades terapêuticas para os pacientes.

O Mestrado em Ciências Médicas da MANDIC apresenta como compromisso à capacitação sólida de recursos humanos qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, incluindo com destaque o contexto social ao qual nosso egresso está inserido, assim como habilitar para o exercício das funções de ensino, pesquisa e extensão com prática na área de Saúde, de maneira indissociável com as políticas públicas adequadas à realidade local com visão social. Para tal, serão utilizadas informações atualizadas, evidências científicas e tecnologias para o ensino e a pesquisa de última geração nas linhas de pesquisa que compõem o Programa.

A MANDIC fundamenta-se pela defesa dos valores éticos universalmente aceitos, destacando-se: Respeito; Fraternidade; Honestidade; Tolerância; Qualidade; Solidariedade; Humanização; Comprometimento; Trabalho em equipe; Transparência; Responsabilidade social e Sustentabilidade. Para o funcionamento Mestrado de Ciências Médicas da MANDIC estão disponibilizados:

Para a formação dos discentes, o Mestrado em Ciências Médicas da MANDIC está alicerçado em disciplinas que se articulam entre si e fornecem os subsídios necessários para a formação do docente, do pesquisador stricto sensu e o desenvolvimento das linhas de pesquisa. Destaca-se que a estrutura pedagógica é flexível e integradora entre as áreas de concentração para o estímulo do senso crítico e da produção intelectual dos alunos juntamente com seus orientadores e colegas como coparticipes desse processo.

O Mestrado em Ciências Médicas da MANDIC conta com professores doutores altamente qualificados, de formação diversificada, reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, a MANDIC apresenta laboratórios com equipamentos de última geração, pessoal técnico especializado e uma plataforma online de interação com os cursos. O compartilhamento de informações e de experiências também é trabalhado por meio de palestras e apresentações de especialistas brasileiros e estrangeiros, bem como parcerias com instituições nacionais e internacionais.

A Faculdade São Leopoldo Mandic é a única Instituição de Ensino brasileira a integrar o grupo Orpheus – Organização para a Educação PhD em Biomedicina e Ciências da Saúde no Sistema Europeu –, membro da Associação de Universidades Europeias, que reúne Instituições de Ensino atuantes nas ciências da saúde e biomedicina.

Conheça os cursos oferecidos no âmbito do Mestrado em Ciências Médicas da Faculdade São Leopoldo Mandic e invista em um de seus projetos de vida mais importante: a sua carreira.