Infraestrutura

Infraestrutura

Laboratório de Anatomia Tradicional – Ciências Morfológicas

O Laboratório de Anatomia da Faculdade São Leopoldo Mandic possui uma área de 535m². A sala de estudos conta com 20 mesas de inox e monitores de alta definição em cada mesa, que possibilitam que os alunos assistam simultaneamente as explicações dos professores.
O laboratório conta, ainda, com uma sala de armazenamento de peças anatômicas, cubas para armazenamento de materiais humanos, sala de modelos plásticos, ossário e sala de dissecação.

 

Laboratório de Habilidades

O Laboratório de Habilidades está disponível para os alunos durante as aulas de técnicas de enfermagem, suporte básico e avançado de vida, dentre outros procedimentos de Emergências Médicas, que podem ainda acontecer nas duas salas de debate anexas a este espaço.

 

Laboratório de Simulação

Este laboratório foi projetado para o treinamento de entrevistas médicas, cuidados em saúde, atendimentos de urgências e emergências e procedimentos cirúrgicos, contando com diferentes cenários como: consultório médico, enfermaria, sala de emergência, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Itensiva (UTI). Possui, ainda, duas salas que simulam um ambiente hospitalar e uma sala com janelas espelhadas para acompanhamento do professor.

 

Laboratório de Técnicas Cirúrgicas

A área está equipada com 15 mesas cirúrgicas, todas com monitor individual de LCD e com mecanismo de transmissão simultânea de informações e/ou vídeos a partir da mesa docente da aula. Atualmente, foram adquiridos modelos e simuladores de alta tecnologia que compõem parte das atividades do laboratório denominadas Dry lab, juntamente com procedimentos cirúrgicos in vivo, compondo a outra parte de atividades denominadas Wet lab. Os alunos da São Leopoldo Mandic desfrutam de amplo espaço e estrutura comparável à de centros internacionais para o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas.

 

Laboratório de Biologia Molecular

O Laboratório de Biologia Molecular está aberto aos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Destina-se especialmente ao estudo da expressão de marcadores moleculares envolvidos em processos biológicos como proliferação celular, inflamação, cicatrização, osteogênese, angiogênese, estresse oxidativo, apoptose e metabolismo energético, entre outros.
Este laboratório está equipado para o desenvolvimento de tecnologias avançadas empregadas em pesquisa na área de saúde, incluindo PCR em tempo real ou quantitativo, “Western blotting”, ELISA e citometria de fluxo.

 

Laboratório de Ciências Fisiológicas

Este laboratório, com área de 84 m², possui capacidade para 60 estudantes. Sua estrutura abriga sete bancadas em granito onde são realizadas aulas de graduação nas disciplinas de Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia, Cariologia e Imunologia.
O Laboratório de Ciências Fisiológicas realiza, também, pesquisas na área de Bioquímica Oral in vitro.

 

Laboratório de Cultura de Células

O laboratório de Cultura de Células desenvolve diversas pesquisas na área de biomateriais, avaliando-se a biocompatibilidade de materiais de uso odontológico, bem como na área de biologia celular.
Além disso, este laboratório possui um considerável Banco de Células com diferentes tipos de linhagens celulares, tais como, células osteoblásticas, fibroblastos de polpa e gengiva, carcinoma epidermoide, fibroma e diversas linhagens de tumores malignos e benignos de glândula salivar.

 

Laboratório de Ensaio de Materiais

O Laboratório de Ensaio de Materiais é destinado à realização de atividades de pesquisa para alunos de iniciação científica, Especialização, Mestrado e Doutorado das diversas áreas de Odontologia que utilizam materiais odontológicos.
Abriga bancadas com equipamentos para o preparo das amostras. Possui diversos equipamentos como microdurômetro, balança de precisão, lupa estereoscópica, medidor de pH, agitador magnético e uma máquina de ensaio universal EMIC. Disponível para a realização de pesquisas que avaliam materiais dentários sob diferentes condições experimentais e de armazenagem, utilizando-se de testes mecânicos, além de aulas práticas de pós-graduação.

 

Laboratório de Microbiologia

Possui uma capacidade para atender até 60 estudantes. Sua estrutura abriga oito bancadas em granito, onde estão dispostos 60 microscópios. São realizadas aulas dos cursos de graduação e pós-graduação da disciplina de Microbiologia.
O Laboratório de Microbiologia auxilia também os alunos para a realização de pesquisas de graduação e pós-graduação.

 

Laboratório de Microscopia

No Laboratório de Microscopia são ministradas as disciplinas de Histologia, Embriologia e Patologia. O local conta com 32 microscópios e seis bancadas de granito, laminário e projetor de lâminas.
Serviços: O Laboratório de Microbiologia prepara material didático para as aulas de microbiologia, além de pesquisas de graduação e pós-graduação.

 

Laboratório de Patologia e Imunohistoquímica

Apto para desenvolver exames anátomo-patológicos, imunohistoquímica e citologia esfoliativa. Possui um anexo com dez microscópios individuais, um microscópio para fotografia de lâmina e um microscópio para florescência e contraste de fases. Há, ainda, uma sala de reunião anátomo-patológica equipada com microscópio para dez observadores e um monitor que permite a visualização simultânea. Além de todos os aparatos, o laboratório de patologia ainda possui recurso audiovisual e coleções de lâminas.
Serviços: Este laboratório oferece o serviço de diagnóstico histopatológico gratuito não só para os pacientes atendidos na Faculdade São Leopoldo Mandic e alunos, mas para a comunidade externa, incluindo Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital Regional de Araguaina (TO), Complexo Hospitalar Ouro Verde (SP), USF (SP), UNISANTA (SP), Prefeituras Municipais de Campinas (SP), Hortolândia (SP), Cosmópolis (SP), Sumaré (SP), Louveira (SP), Itatiba (SP), Indaiatuba (SP) e Palmas (TO).

 

Biblioteca

A Biblioteca Central São Leopoldo Mandic possui certificação ISO 9001 pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGC), garantindo a prestação de serviços ao usuário dentro dos padrões mundiais de qualidade.
Neste ambiente, está disponível para a comunidade acadêmica, um acervo físico completo, que disponibiliza periódicos, monografias e livros segmentados na área da Odontologia e Medicina, proporcionando uma pesquisa completa com dados seguros e atuais.
Destaca-se, também, o acesso online a estas obras, incluindo o portal de Periódicos da Capes.
Graças à sua informatização, esta biblioteca atende com competência aos usuários a distância, incluindo os estudantes das outras unidades da São Leopoldo Mandic.

 

Auditório I

Para abrigar os constantes eventos nacionais e internacionais, a Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Campinas possui um auditório, com capacidade para 200 pessoas, climatizado e equipado com sistema de áudio, wifi e projetor de mídia.

 

Auditório II

O Auditório II da Faculdade possui capacidade para receber cerca de 120 pessoas. Equipado com sistema de transmissão simultânea, possibilita a retransmissão ao vivo dos eventos, cursos e palestras para todas as salas de aula. Ambiente climatizado e equipado com sistema de áudio, Wifi e projetores multimídia.

 

Auditório III

A comunidade acadêmica conta também com um auditório com 125 cadeiras e recursos de transmissão simultânea, acesso wifi e projetores multimídia.

X