Índice Geral de Cursos – IGC

Para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país, os estudantes podem consultar, entre outros indicadores, o Índice Geral de Cursos – IGC, instrumento construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Assim, esta avaliação sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade.

Para a avaliação dos cursos de graduação, o IGC utiliza o Conceito Preliminar de Curso – CPC, que é uma média de diferentes medidas da qualidade: o Conceito Enade – que mede o desempenho dos concluintes – e o desempenho dos ingressantes no Enade, além de avaliar corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico. Para um curso ter CPC é necessário que tenha participado do Enade, com alunos ingressantes e concluintes.

O resultado final do IGC está em valores contínuos, de 0 a 500 e em faixas, de 1 a 5.

Desde o início da divulgação do índice de desempenho IGC, em 2008, a Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC obtém nota máxima e se classifica como uma das dez melhores Instituições de Ensino Superior – IES do País. Também durante esse período, a SLMANDIC figura como a melhor faculdade classificada entre aquelas que oferecem cursos de Odontologia e de Medicina.