Faculdade São Leopoldo Mandic https://www.slmandic.edu.br Faculdade de Odontologia e Medicina Tue, 23 Apr 2019 19:04:55 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.8 Alunos de Medicina realizam Imersão em Cirurgia Plástica https://www.slmandic.edu.br/2019/04/alunos-de-medicina-realizam-imersao-em-cirurgia-plastica/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/alunos-de-medicina-realizam-imersao-em-cirurgia-plastica/#respond Tue, 23 Apr 2019 19:03:26 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12181/ A Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e a Liga Acadêmica de Cirurgia Geral do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, promovem um curso teórico-prático para proporcionar...

The post Alunos de Medicina realizam Imersão em Cirurgia Plástica appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
A Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e a Liga Acadêmica de Cirurgia Geral do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, promovem um curso teórico-prático para proporcionar conhecimento dos acadêmicos de Medicina em relação à importância da Cirurgia Plástica para a formação de um cirurgião geral, neste sábado, 27 de abril, na sede da Instituição.

Por meio de palestras teóricas, ministradas por renomados profissionais e simulação prática em cadáveres suínos de técnicas cirúrgicas envolvidas no desenvolvimento de enxertos e retalhos cutâneos, suturas e anatomia da pele, os participantes irão vivenciar situações importantes da Cirurgia Plástica.

As palestras conterão os seguintes temas: Formação do Cirurgião Plástico e Mercado de Trabalho; Enxertos e Retalhos; Queimaduras; Cirurgia Plástica Pós-Ressecção de Tumores de Pele; Microcirurgia Reconstrutiva; Trauma Crânio-Facial.

A parte prática do curso será realizada pelos professores da Instituição, Dr. Rodrigo Pinto Gimenez e Dr. Eduardo Fausto de Andrade Filho.

Confira a programação completa:

08h00 – 08h15 – ABERTURA
Prof. Dr. Rodrigo Pinto Gimenez
Médico Cirurgião Plástico; – Prof. Dr. Coordenador da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic; – Regente do Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Ricardo Baroudi – Campinas- Dr. Pela Faculdade de Ciências Médicas da Univesidade Estadual de Campinas – UNICAMP;  Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP; Membro da American Society of Plastic Surgeons – ASPS; Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Laser; Coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Médico de Campinas.

Dr. Eduardo Fausto de Andrade Filho
Médico Cirurgião Plástico; Pós graduação em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Cirurgia Plástica Reparadora pela Escola Paulista de Medicina; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Crâniomaxilofacial; Professor Assistente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic; Coordenador da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic nos anos de 2017 e 2019.

Ac. Mariane de Castro Michielin
Acadêmica do 7º período de Medicina; Presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic 2018.1/2019.2.

Ac. Breno Alexander Bispo
Acadêmico do 7º período de Medicina; Presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic 2019.

08h15 – 08h55
– Formação do Cirurgião Plástico e Mercado de Trabalho
Dr. Romeu Fadul Jr.
Médico Cirurgião Plástico; Mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP; Coordenador do Curso de Rejuvenescimento da Face do Hospital Sírio-Libanês; Coordenador do Curso Hands-On em cadáver; Integrante do Núcleo de Cirurgia Plástica Avançada do Hospital Sírio-Libanês; CFO Saúde Mais Ação.

08h55 – 09h35
– Enxertos e Retalhos
Prof. Dr. Rodrigo Pinto Gimenez

 

09h35 – 10h15 – Queimaduras
Dr. Flávio Nadruz Novaes
Médico Cirurgião Plástico; Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras nos períodos de 2007-2009 e 2009-2011; Coordenador da Unidade de Tratamento de Queimaduras da Santa Casa de Limeira de 1999-2014; Coordenador do Centro de Tratamento de Queimaduras de Campinas.

10h45 – 11h25
– Cirurgia Plástica Pós Ressecção de Tumores de Pele
Dr. Eduardo Fausto de Andrade Filho

11h25 – 12h05 – Microcirurgia Reconstrutiva
Prof. Dr. José Carlos Marques de Faria
Médico Cirurgião Plástico; Mestre e Doutor em Cirurgia Plástica pela USP; Professor Concursado Livre Docente pela USP; Professor e Coordenador da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina PUC-Campinas; Professor Associado da Disciplina de Cirurgia Plástica da USP; Chefe do Serviço de Microcirurgia do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital A. C. Camargo.

12h05 – 12h45
– Trauma Crânio-Facial
Dr. Daniel Francisco Mello
Médico Cirurgião Plástico; Especialização em Cirurgia Crâniomaxilofacial no Hospital das Clínicas – FMUSP; Instrutor dos Cursos ATLS e PHTLS; Mestre em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Assistente (voluntário) do Serviço de Cirurgia Plástica da ISCMSP.

14h30 – 16h00
– Atividade Prática em cadáveres suínos (1ª turma – 15 alunos)

16h30 – 18h00 – Atividade Prática em cadáveres suínos (2ª turma – 15 alunos)

The post Alunos de Medicina realizam Imersão em Cirurgia Plástica appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/alunos-de-medicina-realizam-imersao-em-cirurgia-plastica/feed/ 0
Professor de Pós-graduação participa de XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofacias https://www.slmandic.edu.br/2019/04/professor-de-pos-graduacao-participa-de-xi-congresso-brasileiro-de-fissuras-labio-palatinas-e-anomalias-craniofacias/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/professor-de-pos-graduacao-participa-de-xi-congresso-brasileiro-de-fissuras-labio-palatinas-e-anomalias-craniofacias/#respond Thu, 18 Apr 2019 19:48:35 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12172/ Nos dias 7 e 8 de junho deste ano, o Hospital SOBRAPAR Crânio e Face, realiza o XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais, no The Royal...

The post Professor de Pós-graduação participa de XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofacias appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
Nos dias 7 e 8 de junho deste ano, o Hospital SOBRAPAR Crânio e Face, realiza o XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais, no The Royal Palm Plaza, em Campinas. O professor dos cursos de Pós-graduação em Cirurgia Ortognática, Disjunção Cirúrgica de Maxila e Fraturas de Côndilo e Traumas Complexos de Mandíbula da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. Nilesh Moniz, Médico Otorrinolaringologista- Cirurgião Crânio Maxilo Facial,  participa do evento como um dos moderadores de mesa de discussão.

O XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais é considerado referência nacional e tem atraído profissionais do Brasil e do exterior das várias especialidades envolvidas no tratamento cirúrgico e interdisciplinar das fissuras e anomalias craniofaciais.

A participação do Dr. Moniz ocorrerá no dia 7 de junho, às 17h00, na Mesa que discutirá o tema:  Mandibular distraction Robin Sequence Airway.

Neste ano, o Hospital SOBRAPAR Crânio e Face tem a honra de organizar e sediar o evento, celebrando, também, os 40 anos de sua fundação, juntamente com a comemoração dos 50 anos da ABFLP – Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas.

A programação científica do congresso está pautada nas especialidades envolvidas na reabilitação craniofacial, tais como a cirurgia plástica e craniofacial, buco-maxilo, ortodontia e odontologia, otorrinolaringologia e fonoaudiologia

The post Professor de Pós-graduação participa de XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofacias appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/professor-de-pos-graduacao-participa-de-xi-congresso-brasileiro-de-fissuras-labio-palatinas-e-anomalias-craniofacias/feed/ 0
Laboratórios Digitais atendem público interno e externo https://www.slmandic.edu.br/2019/04/laboratorios-digitais-atendem-publico-interno-e-externo/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/laboratorios-digitais-atendem-publico-interno-e-externo/#respond Wed, 17 Apr 2019 20:44:42 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12145/ A São Leopoldo Mandic criou um laboratório para a produção de elementos protéticos, que utiliza a mais alta tecnologia unida a um fluxo digital para atender o público externo. Entre...

The post Laboratórios Digitais atendem público interno e externo appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
A São Leopoldo Mandic criou um laboratório para a produção de elementos protéticos, que utiliza a mais alta tecnologia unida a um fluxo digital para atender o público externo.

Entre todos os processos implementados, estão a Impressão 3D de dentes, o CAD/CAM e o fluxo digital para confeccionar desde coroas, facetas até próteses totais.

Este laboratório foi projetado para fazer 1.500 elementos/mês. Os equipamentos são todos de última geração e vieram da Alemanha, com possibilidade para atender tanto o fluxo de próteses internas como de dentistas de Campinas e região que trabalham com o digital.

“O trabalho no laboratório pode ser feito a partir de um escaneamento digital direto da boca do paciente, evitando a moldagem de gesso”, explica Marcelo Henrique Napimoga, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Laboratório Digital interno

A Faculdade também possui um Laboratório Digital interno, voltado para pesquisas da Odontologia Digital e cursos que realizam procedimentos com os quais o laboratório produz a peça protética e o paciente já finaliza o seu caso.

“A Instituição também oferece cursos de Especialização em Odontologia Digital e cursos de curta duração nas diferentes abordagens, como Imersão em impressão 3D; Desenho Digital; Como usar softwares e Como fazer escaneamento na Odontologia Digital”, diz Napimoga.

“Nos cursos de Harmonização Orofacial, por exemplo, a Faculdade está inovando e aliando a tomografia com o escaneamento facial e intraoral. Isso significa que através do escaneamento da face e da boca, a harmonização facial torna-se mais eficiente, pois o profissional realiza um planejamento digital antes de fazer aplicações no rosto do paciente”, esclarece.

The post Laboratórios Digitais atendem público interno e externo appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/laboratorios-digitais-atendem-publico-interno-e-externo/feed/ 0
Professores e alunos participam do Annual Meeting da American Association of Endodontists https://www.slmandic.edu.br/2019/04/professores-e-alunos-participam-do-annual-meeting-da-american-association-of-endodontists/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/professores-e-alunos-participam-do-annual-meeting-da-american-association-of-endodontists/#respond Wed, 17 Apr 2019 12:22:02 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12127/ O professor do curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, Marcelo Coelho, e a aluna de graduação Geovanna Patta participaram do Annual Meeting – American Association of...

The post Professores e alunos participam do Annual Meeting da American Association of Endodontists appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
O professor do curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, Marcelo Coelho, e a aluna de graduação Geovanna Patta participaram do Annual Meeting – American Association of Endodontists, que aconteceu em Montrea,l no Canadá, no período de 10 a 13 de abril. O tema deste ano foi “Worth Saving” que estimula a manutenção do dente natural, sempre que possível.

A São Leopoldo Mandic participou do encontro com uma mesa clínica da disciplina de Endodontia e do Prof. Aguinaldo Garcez, apresentada pela aluna de graduação, Geovanna Patta, um pôster em parceria com a Universidade da Carolina do Norte e uma palestra do professor Marcelo Coelho.

Segundo o professor Marcelo Coelho, esta reunião anual incentiva a troca de informações com endodontistas e alunos de graduação e pós-graduação de todo o mundo e proporciona, ainda, o contato entre indústria, clínicos e pesquisadores.

Confira a lista de trabalhos que estiveram na AAE- Montreal:

– Dentinal Defects and Root Canal Instrumentation: Should we be more conservative? (Lecture) – Marcelo Coelho

– Photodynamic Therapy in Endodontics – Patta G., Cardoso RJA, Cardoso NJA, Cavarsan AR, Garcez A, Coelho MS

– The Effect of Photodynamic Therapy in Postoperative Pain in Symptomatic Teeth Presenting Symptomatic Apical Periodontitis – Ferrari V, Vilas Boas L, Tawil PZ, Coelho MS

 

The post Professores e alunos participam do Annual Meeting da American Association of Endodontists appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/professores-e-alunos-participam-do-annual-meeting-da-american-association-of-endodontists/feed/ 0
Pesquisadores da SLMANDIC ganham o prêmio mais importante do IV Congresso Brasileiro de Dor Orofacial – SBDOF 2019 https://www.slmandic.edu.br/2019/04/pesquisadores-da-slmandic-ganham-o-premio-mais-importante-do-iv-congresso-brasileiro-de-dor-orofacial-sbdof-2019/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/pesquisadores-da-slmandic-ganham-o-premio-mais-importante-do-iv-congresso-brasileiro-de-dor-orofacial-sbdof-2019/#respond Tue, 16 Apr 2019 17:40:22 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12124/ A professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Clínicas Odontológicas, Dr.a Juliana Trindade Clemente Napimoga, apresentou o estudo “A Hipernocicepção persistente na articulação temporomandibular resulta em sensibilização do subnúcleo...

The post Pesquisadores da SLMANDIC ganham o prêmio mais importante do IV Congresso Brasileiro de Dor Orofacial – SBDOF 2019 appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
A professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Clínicas Odontológicas, Dr.a Juliana Trindade Clemente Napimoga, apresentou o estudo “A Hipernocicepção persistente na articulação temporomandibular resulta em sensibilização do subnúcleo caudal trigeminal mediado por células gliais”, no IV Congresso Brasileiro de Dor Orofacial, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de abril, em São Paulo (SP). O trabalho foi classificado em 1º lugar na categoria Pesquisa Científica, considerada a mais importante do evento.

O estudo, financiado pela Fapesp, Capes e CNPq, foi desenvolvido pelo Dr. Marcelo Henrique Napimoga, diretor de pós-graduação, pesquisa e extensão da SLMANDIC, Dr. Henrique Ballassini Abdalla, pós-doutorando da SLMANDIC, e Ricardo Bonfante, aluno do PPG-Odontologia da FOP-UNICAMP, e supervisionado pela Dra. Juliana, que fazem parte do grupo CN Lab – Neuroimmune Interface of Pain Research.

O trabalho premiado padronizou um modelo experimental no qual se induz um processo de artrite na ATM (articulação temporomandibular) de animais, para estudar o mecanismo de ação e manutenção da dor, avaliando o tecido local da lesão e as alterações no sistema nervoso central.

Por meio dessa pesquisa, será possível uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento da dor crônica decorrente de lesões nos tecidos orais, o que possibilita o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais eficazes para evitá-la ou tratá-la.

“Esse modelo de estudo permite entender o mecanismo envolvido com o processo de instalação da dor crônica. A dor crônica é um estado patológico de dor em consequência de alterações no funcionamento do sistema nervoso central.  A dor crônica é considerada um problema de saúde pública, de difícil diagnóstico e tratamento”, explica a pesquisadora.

O Congresso Brasileiro de Dor Orofacial acontece a cada dois anos e reúne os profissionais mais renomados da Odontologia, especialistas em DTM (Disfunção Temporomandibular) e Dor Orofacial.

“É um congresso importante para o meio científico e acadêmico e que tem um impacto clínico muito significativo. A conquista deste prêmio é um reconhecimento importante sobre a qualidade e o avanço científico dos nossos trabalhos na especialidade de DTM e Dor Orofacial”, avalia Dr.a Juliana.

The post Pesquisadores da SLMANDIC ganham o prêmio mais importante do IV Congresso Brasileiro de Dor Orofacial – SBDOF 2019 appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/pesquisadores-da-slmandic-ganham-o-premio-mais-importante-do-iv-congresso-brasileiro-de-dor-orofacial-sbdof-2019/feed/ 0
Alunos do curso de Medicina realizam II CONAC na São Leopoldo Mandic https://www.slmandic.edu.br/2019/04/alunos-do-curso-de-medicina-realizam-ii-conac-na-sao-leopoldo-mandic/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/alunos-do-curso-de-medicina-realizam-ii-conac-na-sao-leopoldo-mandic/#respond Mon, 15 Apr 2019 22:01:45 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12105/ Estudantes de todos os períodos do curso de Medicina, da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, estiveram reunidos neste sábado, dia 13 de abril, para o II CONAC (Congresso Acadêmico...

The post Alunos do curso de Medicina realizam II CONAC na São Leopoldo Mandic appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
Estudantes de todos os períodos do curso de Medicina, da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, estiveram reunidos neste sábado, dia 13 de abril, para o II CONAC (Congresso Acadêmico de Cirurgia), que trouxe profissionais de diversas áreas da cirurgia para discutir temas importantes e apresentar casos clínicos.

Lais Raphaelli Caramel, presidente do Congresso, conta que o evento foi organizado pelos próprios alunos da Faculdade, interessados em buscar aprofundamento no tema Cirurgia. “Trouxemos profissionais renomados de várias instituições para compartilhar experiências e conhecimento”, disse a aluna.

Trauma

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Dr. Mário Eduardo Mantovani, especialista em Cirurgia do Trauma e Cirurgia Avançada pela Unicamp. Ele falou sobre condutas emergenciais em pacientes traumatizados, apresentando casos clínicos. Os alunos presentes na plateia interagiram o tempo todo, com sugestões de condutas para os casos apresentados. A necessidade de fazer ou não cirurgia para tratar o paciente com trauma foi o foco das discussões.

Cirurgia de catarata

“Cirurgia de Catarata” foi o tema da palestra do Dr. Kleyton Barella, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, que falou sobre a definição do termo catarata, história e evolução dos tratamentos, a importância da cirurgia, sinais e sintomas da doença, diagnóstico, classificação, exames oftalmológicos, tipos de lentes e os avanços tecnológicos futuros. “O oftalmologista será o último a ser substituído pela robótica”, disse Barella referindo-se ao futuro das cirurgias oftalmológicas.

Rinoplastia

Durante o Congresso, uma mesa redonda sobre Rinoplastia trouxe os convidados Dr. Rodrigo Gimenez, cirurgião-plástico e professor da SLMANDIC, Dr.a Juliana Staut, especialista em cirurgia estética, e o otorrinolaringologista Dr. Tiago Ferreira. Eles falaram sobre simetria e proporção como conceitos de beleza facial, estrutura nasal e tipos de rinoplastia e cirurgia funcional do nariz, apresentando casos clínicos. O professor Gimenez encerrou a palestra com a afirmação de que “nenhuma cirurgia é simples, toda cirurgia precisa de muitos cuidados”. Dr.a Juliana enfatizou que “a cirurgia de nariz é muito delicada, sem dúvidas uma das mais difíceis de serem feitas”.

Neurocirurgia

“Manejo de tumor cerebral em áreas eloquentes” foi a palestra do neurocirurgião Dr. Marcos Stávale, que mostrou como são feitas as cirurgias para remoção de gliomas e suas metástases. Ele falou sobre a realidade da neurocirurgia contemporânea e afirmou que hoje a agressividade dessas cirurgias pode ser mínima, sinalizando que o trauma cirúrgico pode ser tornar apenas um mito. “O trauma cirúrgico diminuiu muito nos últimos tempos por causa da tecnologia, da microscopia e da preservação vascular”, disse Stávale.

Stávale também afirmou que os gliomas nem sempre precisam ser removidos. “É preciso avaliar caso a caso e nem sempre a cirurgia é um caminho necessário, pensando sempre na preservação da qualidade de vida do paciente. Por outro lado, uma cirurgia pode proporcionar alguns meses a mais de vida e isso significa muito na vida de uma pessoa”, ponderou o médico.

Homenagem

O II CONAC também teve seu momento de homenagear o urologista e professor da São Leopoldo Mandic, Dr. Renato Nardi Pedro. Muito emocionado, o cirurgião agradeceu aos alunos e falou da importância desta homenagem na carreira dele.

Em sua palestra, Nardi falou sobre o tratamento endourológico dos cálculos renais, que são hoje minimamente invasivos. O urologista também explanou sobre os fatores de risco para cálculo renal, prevalência e tipos de tratamento, enfatizando as opções de técnicas cirúrgicas (litotripsia extracorpórea, ureterorenoscopia flexível e nefrolitotomia percutânea).

Cirurgia de adequação sexual

Para falar sobre “Cirurgia de Adequação Sexual em Pacientes Transgênero” foi convidado o Dr. Rodrigo Itocazo, cirurgião plástico e médico assistente do Departamento de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da USP.

“É importante não banalizar o problema por causa do preconceito”, falou Dr. Rodrigo para iniciar a sua palestra. Ele enfatizou que a cirurgia de adequação sexual faz parte de uma política de controle de danos, pois diminui os casos de automutilação e os índices de suicídio que afetam os pacientes transgêneros.

Ele também falou sobre a legislação e a normatização do atendimento ao paciente transgênero no Brasil e todos os tipos de tratamento cirúrgico para adequação sexual.

Transplante cardíaco pediátrico

Dr. Marcelo Jatene foi o último convidado a ministrar palestra no Congresso. Ele é cirurgião cardíaco pediátrico do Incor (Instituto do Coração) da USP e mostrou o histórico de transplantes cardíacos pediátricos, os centros existentes no Brasil e no mundo que fazem esse tipo de transplante, suas principais indicações e a sobrevida dos pacientes transplantados.

Jatene expôs quais são as principais complicações desse tipo de cirurgia e quais são os procedimentos e as maiores dificuldades para a captação de órgãos. E ainda falou sobre a importância da assistência circulatória mecânica cardíaca e pulmonar, para que os pacientes possam esperar por mais tempo um transplante.

Para a Dr.a Fabiana Succi, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, o CONAC é importante porque os temas apresentados são relevantes e despertam o interesse dos alunos por áreas específicas. “O Congresso mistura palestrantes da nossa Faculdade com palestrantes de fora, o que enriquece a partilha de conhecimentos”.

The post Alunos do curso de Medicina realizam II CONAC na São Leopoldo Mandic appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/alunos-do-curso-de-medicina-realizam-ii-conac-na-sao-leopoldo-mandic/feed/ 0
Documentário sobre o Projeto Barco da Saúde ganha menção honrosa em concurso da ABMES https://www.slmandic.edu.br/2019/04/documentario-sobre-o-projeto-barco-da-saude-ganha-mencao-honrosa-em-concurso-da-abmes/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/documentario-sobre-o-projeto-barco-da-saude-ganha-mencao-honrosa-em-concurso-da-abmes/#respond Fri, 12 Apr 2019 15:38:07 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12092/ O documentário de 40 minutos chamado “Amazônia: o pulmão, o sangue e os glóbulos verde-amarelos”, do fotógrafo Giancarlo Giannelli, ganhou no dia 4 de abril, Menção Honrosa na 12ª edição...

The post Documentário sobre o Projeto Barco da Saúde ganha menção honrosa em concurso da ABMES appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
O documentário de 40 minutos chamado “Amazônia: o pulmão, o sangue e os glóbulos verde-amarelos”, do fotógrafo Giancarlo Giannelli, ganhou no dia 4 de abril, Menção Honrosa na 12ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior.

O Concurso Silvio Tendler é promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).  A 12ª edição premiou instituições de todas as regiões brasileiras. Intuições de educação superior de Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP) foram os grandes destaques.

“Participei da expedição Barco da Saúde motivado por minhas ideias de formação e evolução da sociedade por meio de atividades solidárias, particulares ou coletivas, para aprender novas vivências e trocar informações com grupos diferentes. O filme elenca situações que justificam o meu ponto de vista”, comenta Giannelli.

 

Em 2017, aconteceu a primeira edição do projeto Barco da Saúde, que leva assistência médica e odontológica a comunidades ribeirinhas na Amazônia. Giancarlo Giannelli é fotógrafo há 32 anos e esteve presente durante toda a expedição, fotografando e filmando o povo, a paisagem, os atendimentos.

 

The post Documentário sobre o Projeto Barco da Saúde ganha menção honrosa em concurso da ABMES appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/documentario-sobre-o-projeto-barco-da-saude-ganha-mencao-honrosa-em-concurso-da-abmes/feed/ 0
Equipe do Barco da Saúde realiza jantar para arrecadar fundos para o projeto de 2019 https://www.slmandic.edu.br/2019/04/equipe-do-barco-da-saude-realiza-jantar-para-arrecadar-fundos-para-o-projeto-de-2019/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/equipe-do-barco-da-saude-realiza-jantar-para-arrecadar-fundos-para-o-projeto-de-2019/#respond Fri, 12 Apr 2019 15:27:51 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12048/ Nesta última quinta-feira, 11 de abril, alunos do curso de Medicina e de Odontologia da São Leopoldo Mandic, de Campinas, promoveram um jantar no restaurante da Instituição, para arrecadar fundos...

The post Equipe do Barco da Saúde realiza jantar para arrecadar fundos para o projeto de 2019 appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
Nesta última quinta-feira, 11 de abril, alunos do curso de Medicina e de Odontologia da São Leopoldo Mandic, de Campinas, promoveram um jantar no restaurante da Instituição, para arrecadar fundos para o projeto Barco da Saúde 2019, apoiado pela Faculdade, que pretende prestar atendimento médico e odontológico em comunidades que vivem às margens do isolamento social e geográfico.

Participaram do jantar, alunos dos cursos de Medicina e de Odontologia, professores da Instituição, os coordenadores dos cursos de graduação, colaboradores, diretoria e familiares dos alunos, que lotaram o restaurante para apreciar a boa culinária e a música, com apresentações de alunos e DJ.

Foi uma noite animada e de alto astral. Segundo os alunos do curso de Medicina, José Anibale Júnior e Jhenifer Nataly Moura França, organizadores do projeto Barco da Saúde, participaram do jantar cerca de 300 pessoas.

O dinheiro arrecadado com o jantar é utilizado para a aquisição de materiais para os atendimentos médicos e odontológicos, além da compra de medicamentos e brinquedos que são distribuídos às comunidades visitadas.

O projeto Barco da Saúde 2019 seguirá novamente para o Pará, levando atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

The post Equipe do Barco da Saúde realiza jantar para arrecadar fundos para o projeto de 2019 appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/equipe-do-barco-da-saude-realiza-jantar-para-arrecadar-fundos-para-o-projeto-de-2019/feed/ 0
São Leopoldo Mandic patrocina piloto Guga Lima da Stock Car https://www.slmandic.edu.br/2019/04/sao-leopoldo-mandic-patrocina-piloto-guga-lima-da-stock-car/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/sao-leopoldo-mandic-patrocina-piloto-guga-lima-da-stock-car/#respond Thu, 11 Apr 2019 18:03:05 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12042/ Guga Lima, 22 anos, é um dos mais jovens pilotos da Stock Car e, a partir deste ano, conta com o patrocínio da Faculdade São Leopoldo Mandic. No último domingo,...

The post São Leopoldo Mandic patrocina piloto Guga Lima da Stock Car appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
Guga Lima, 22 anos, é um dos mais jovens pilotos da Stock Car e, a partir deste ano, conta com o patrocínio da Faculdade São Leopoldo Mandic.

No último domingo, 11 de abril, Guga competiu na 500ª corrida da categoria que abriu a temporada de 2019, no Velopark, autódromo localizado em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

O piloto, que é da equipe Vogel Motorsport, participará da próxima etapa no dia 5 de maio, no autódromo Velo Città, no município de Mogi Guaçu (SP).

Sobre o piloto

Guga Lima iniciou sua carreira no kart aos 12 anos, passou por categorias de fórmula na Europa até retornar ao Brasil e seguir o rumo das categorias de turismo. Correu no Campeonato Brasileiro de Turismo e estreou na Stock Car em 2015. Fez sua primeira temporada completa em 2016, aos 19 anos.

Ele defende a bandeira “Correndo Contra o Câncer”, nas pistas do Brasil, desde 2015. Neste projeto, estão previstos: visitas a hospitais que tratam e previnem o câncer; o desenvolvimento de um invólucro para bolsas de quimioterapia no formato do carro do Guga (voltado para crianças em tratamento); presença de equipe qualificada de saúde nas cidades onde são realizadas as etapas da Stock Car, para divulgar a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

The post São Leopoldo Mandic patrocina piloto Guga Lima da Stock Car appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/sao-leopoldo-mandic-patrocina-piloto-guga-lima-da-stock-car/feed/ 0
Reduzir pela metade a dose de radiação, mantendo a qualidade da imagem em tomografia computadorizada Cone Beam pediátrica https://www.slmandic.edu.br/2019/04/reduzir-pela-metade-a-dose-de-radiacao-mantendo-a-qualidade-da-imagem-em-tomografia-computadorizada-cone-beam-pediatrica/ https://www.slmandic.edu.br/2019/04/reduzir-pela-metade-a-dose-de-radiacao-mantendo-a-qualidade-da-imagem-em-tomografia-computadorizada-cone-beam-pediatrica/#respond Thu, 11 Apr 2019 13:54:58 +0000 https://www.slmandic.edu.br/?p=12026/ Autores: Oenning AC, Pauwels R, Stratis A, De Faria Vasconcelos K, Tijskens E, De Grauwe A, Jacobs R, Salmon B; Grupo de Pesquisa Dimitra Objetivo: A tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) para avaliação pediátrica dentomaxilofacial tem sido...

The post Reduzir pela metade a dose de radiação, mantendo a qualidade da imagem em tomografia computadorizada Cone Beam pediátrica appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
Autores: Oenning AC, Pauwels R, Stratis A, De Faria Vasconcelos K, Tijskens E, De Grauwe A, Jacobs R, Salmon B; Grupo de Pesquisa Dimitra

Objetivo: A tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) para avaliação pediátrica dentomaxilofacial tem sido amplamente utilizada, apesar das incertezas dos riscos da exposição a baixas doses de radiação. O objetivo deste trabalho foi investigar o desempenho clínico de diferentes protocolos de aquisição de TCFC em direção à otimização de exposições pediátricas.

Publicado no periódico: Scientific Reports (Nature)

Acesse o site PubMed: Clique aqui

Tags: Tomografia computadorizada Cone Beam; radiação; radiologia; Faculdade São Leopoldo Mandic; SLMANDIC.

The post Reduzir pela metade a dose de radiação, mantendo a qualidade da imagem em tomografia computadorizada Cone Beam pediátrica appeared first on Faculdade São Leopoldo Mandic.

]]>
https://www.slmandic.edu.br/2019/04/reduzir-pela-metade-a-dose-de-radiacao-mantendo-a-qualidade-da-imagem-em-tomografia-computadorizada-cone-beam-pediatrica/feed/ 0