Trabalho identifica perfil de cirurgiões-dentistas que utilizam instrumentos reciprocantes no tratamento de canal

Trabalho identifica perfil de cirurgiões-dentistas que utilizam instrumentos reciprocantes no tratamento de canal

Um trabalho realizado pela aluna Renata Pereira Georjutti, do curso de Mestrado em Endodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, identificou o perfil dos cirurgiões-dentistas brasileiros que utilizam instrumentos rotatórios e/ou reciprocantes para tratamentos de canal.

Orientada pelo Coordenador do Curso de Endodontia da Instituição, Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silveira Bueno, a aluna usou um questionário para fazer esta avaliação sobre o posicionamento dos endodontistas, especialistas ou não, quanto à sua relação a novos conceitos, técnicas e instrumentos utilizados nos tratamentos endodônticos. Além disso, o estudo apontou como isso tem influenciado o dia a dia do profissional em sua clínica e na qualidade de vida.

O questionário foi enviado a 1.300 cirurgiões-dentistas e concluiu-se que a maioria dos cirurgiões-dentistas associa o uso de sistemas rotatórios ou reciprocantes com as limas manuais e a característica mais marcante da utilização do sistema reciprocante foi a redução no tempo de trabalho.

No Comments

Post A Comment

X