Objetivo do curso

Ao final do curso o aluno terá adquirido conhecimento sobre a psicopatologia dos transtornos psiquiátricos e terá competência para identificar e classificar adequadamente os transtornos mentais mais prevalentes, seguindo os critérios da Classificação Internacional das Doenças (CID-10) e do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5). Além disso, desenvolverá habilidades necessárias para indicar e instituir o correto tratamento das pessoas que sofrem com as doenças psiquiátricas mais prevalentes.

Especialização em Psiquiatria Clínica (MEC)

Coordenador: Prof. Dr. Celso Garcia Junior

Email: celso.garcia@slmandic.edu.br

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 06400

Nível: On Live - Metodologia Ativa Remota

Público-alvo:

Médicos Generalistas ou Especialistas.

Unidade: Campinas

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
18 x R$ 2.700,00

Matrícula:
R$ 1.350,00

Periodicidade:
Quinzenal

Dia(s) da Semana:
Sexta-feira e sábado (Quinzenal)

Duração:
18 meses

Carga horária:
664 horas/aula.

Início:
03/04/2021

Horário:
Ver Observações abaixo*

Minicurrículo do Coordenador

Prof. Dr. Celso Garcia Junior Graduação em Medicina – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Especialização – Residência médica em Psiquiatria. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Mestrado em Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Doutorado em Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil."

Programação

O curso de Especialização em Psiquiatria Clínica (MEC) - Curso no formato on-line e ao vivo por meio de um ambiente virtual de aprendizagem.

Observações importantes:

* Não serão fornecidas carteirinhas estudantis para os cursos oferecidos na modalidade a distância. Para obter os benefícios da legislação que proporciona descontos e outras facilidades aos estudantes, basta o interessado requerer a emissão de 'Declaração de Matrícula', para solicitar sua emissão junto ao órgão responsável (UNE - União Nacional dos Estudantes). Para consultas de endereços e formas de pedir a sua Carteirinha Internacional de Estudante, acesse www.une.org.br.

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.

Dias da semana e horário:

Síncrono: sexta-feira (18h-21h); Sábado (08h-17h)/ Assíncrono: 03 horas quinzenais/Prática: 100 horas distribuídas em 3 blocos cada um com duração de uma semana ao longo dos 18 meses.

Carga horária total do curso: 664 horas (396 horas atividade teórica síncrona; 108 horas de atividades teóricas assíncrona; 100 horas de atividades práticas presenciais; 60 horas Trabalho de Conclusão do curso (TCC).

Conteúdo Programático:

  • As atividades teóricas serão desenvolvidas 100% online, sendo 396 horas de atividades síncronas usando metodologia ativa e 108 horas de atividades assíncronas. 

Serão feitas também supervisão de casos em grupo. 

  • O aluno terá 100 horas de atividades práticas, em atendimento de pacientes em ambulatório especializado em saúde mental, sob a supervisão dos professores da São Leopoldo Mandic. 
  • O estágio prático será desenvolvido em três períodos de uma semana ao longo dos 18 meses. Assim, desde o início do curso, o aluno poderá se programar em quais semanas estará em Campinas para a atividade prática. 

Da carga horária total, 60 horas serão reservadas para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a orientação dos professores.

Temas que serão abordados são:

Emergência psiquiátrica;

Psicofarmacologia;

Psicopatologia;

Psiquiatria da infância e adolescência;

Psiquiatria forense;

Psiquiatria geriátrica;

Saúde mental da mulher;

Suicidologia;

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; 

Transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos relacionados; 

Transtorno relacionados ao uso de substâncias;

Transtornos alimentares: anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar;

Transtornos ansiosos: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social;

Transtornos da personalidade;

Transtornos da sexualidade;

Transtornos dissociativos e transtorno de sintomas somáticos;

Transtornos do humor: depressão, transtorno do humor bipolar;

Transtornos do sono-vigília;

Transtornos mentais orgânicos;

Transtornos mentais relacionados ao trabalho;

Transtornos neurocognitivos; 

Transtornos psicóticos: esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo;

Transtornos relacionados a trauma e a estressores.

Corpo Docente

Prof. Dr. Demétrio Rumi Ortega

Prof. Ms. Otavio Alabarse

Prof. Raquel Radaeli de Figueiredo Van der Molen Radaeli

Prof. Ms. Sara Maria Sgobin

Prof. Lucas Luchesi Barnes

Prof. Rafael Manrique

Prof. Julia Nogueira Meloni

Atrativos

Nos dias atuais, desenvolver habilidades e competências na abordagens das queixas mentais e emocionais dos pacientes é atributo indispensável ao bom médico, seja aquele interessado em seguir a psiquiatria como especialidade, quanto o clínico de outras especialidades que reconhece que, na abordagem integral do seu paciente, ser capaz de diagnosticar e tratar os transtornos mentais define um alto padrão de qualidade ao tratamento.

O Curso de Especialização em Psiquiatria Clínica é abrangente e aprofundado, composto por conteúdo teórico integralmente on-line, utilizando uma das plataformas de ensino remoto mais robustas disponíveis no mercado, onde o aluno poderá interagir com os professores no ambiente virtual de aprendizado durante as atividades síncronas que compõem 396 horas. As atividades práticas trarão ao aluno a mesma experiência vivenciada pelo residente de psiquiatria, aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas ao atendimento de pacientes no ambulatório didático da Faculdade São Leopoldo Mandic, onde já são desenvolvidas as atividades de ensino da graduação e da residência.

O Curso de Especialização em Psiquiatria Clínica é reconhecido pelo MEC e as atividades teóricas e práticas serão conduzidas por professores renomados da Faculdade São Leopoldo Mandic, com experiência consolidada na clínica e no ensino. Dentre vários atrativos, nosso curso proporcionará:

Compreensão aprofundada e abrangente dos transtornos mentais mais prevalentes, desde o diagnóstico até o tratamento, aprimorando a competência do aluno no trabalho em serviços ambulatoriais, centros de atenção psicossociais e enfermarias psiquiátricas;

Os médicos já experientes, atuantes na psiquiatria ou em outras áreas da medicina, poderão aprimorar e atualizar seus conhecimentos;

Os médicos recém-formados poderão iniciar sua trajetória para obtenção do título de especialista em psiquiatria, nos termos do respectivo edital, já que o curso trará sólida preparação para a prova de título da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP);

Preparação para concursos e processos seletivos, nos termos dos respectivos editais;

Compartilhamento de experiências com colegas médicos de várias regiões do país;

Possibilidade de desenvolvimento e progressão na carreira.

Carga horária 664 horas aula.

Estrangeiros

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.

c) Matrícula:

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.

Ordens de Pagamento em USD 

Through: BANK OF NEW YORK 

New York - EUA 

BIC SWIFT: IRVTUS3N 

ABA: 053000196 

Account number: 6550422632 

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A 

São Paulo - Brasil 

BIC SWIFT: ITAUBRSP 

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393 

Account number: 03477-9

d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

  • ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;
  • Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;
  • RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;
  • Comprovante de Residência recente (últimos três meses).  
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Seleção e matrícula

a) Inscrição:​

Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.​

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.​

c) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato. 

As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.​

d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br​

Certidão de nascimento ou casamento;

RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);

CPF;

Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc..);

Comprovante de Residência (últimos três meses);

1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.​

e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original que será digitalizado pela secretaria.​

 Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/12/2020, 20% para aqueles realizados até o dia 31/01/2021 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 25/03/2021.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

Não se aplica lista de materiais.

Leituras Recomendadas:

1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. Arlington, VA: American Psychiatric Association.

2. BECK, J. S., & BECK, J. S. (2011). Cognitive therapy: Basics and beyond. New York: Guilford Press.

3. BOTEGA, Neury José (org.). Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 522p., il. ISBN 978-85-8271-430-0.

4. BOTEGA, Neury José. Crise suicida: avaliação e manejo. Porto Alegre: Artmed, 2015. ISBN 978-85-8271-237-5.

5. CASA CIVIL DO BRASIL. Lei 10.216-06/04/2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm. Acesso 26 fev 2019.

6. DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. Livro eletrônico. ISBN 9788582715062.

7. DIEHL, Alessandra; CORDEIRO, Daniel Cruz; LARANJEIRA, Ronaldo. Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. ISBN 9788582714836. 

8. FORLENZA, Orestes Vicente; MIGUEL, Euripedes Constantino (ed.). Compêndio de clínica psiquiátrica. Barueri: Manole, 2012. ISBN 978-85-204-3425-3.

9. ICD-11. Disponível em https://icd.who.int/browse11/l-m/en. Acesso em: 26 de nov. 2020.

10. KAPCZINSKI, Flávio; QUEVEDO, João. Transtorno bipolar: teoria e clínica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. Livro eletrônico. ISBN 9788582712702. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582712702 Acesso em: 8 fev. 2019.

11. KNAPP, P. Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: Manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2008.

12. MACKINNON, Roger A. A entrevista psiquiátrica na prática clínica: de acordo com o DSM-5. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. ISBN 9788582714393.

13. MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Cadernos da Atenção Básica CAD 34 -Saúde Mental na Atenção Básica. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf. Acesso 26 fev 2019.

14. MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. NOTA TÉCNICA No 11/2019-CGMAD/DAPES/SAS/MS Assunto: Esclarecimentos sobre as mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. Disponível em: http://pbpd.org.br/wp-content/uploads/2019/02/0656ad6e.pdf. Acesso 26 fev 2019.

15. MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Disponível em http://portalms.saude.gov.br/politica-nacional-de-saude-mental-alcool-e-outras-drogas. Acesso em: 22 fev 2019.

16. MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Prevenção do suicídio: sinais para saber e agir. Disponível em http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio. Acesso em 22 fev 2019.

17. SADOCK, Benjamin James; SADOCK, Virginia Alcott. Compêndio de Psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 9. ed. Porto Alegre - RS: Artmed, 2008. 1584 p., il. ISBN 978-85-363-0763-3

18. SCHATZBERG, Alan F.; DEBATTISTA, Charles. Manual de psicofarmacologia clínica. 8.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 762p., il. ISBN 978-85-8271-357-0.

19. STAHL, Stephen M. Psicofarmacologia: bases neurocientíficas e aplicações práticas. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. ISBN 978-85-277-2586-6.

20. YUDOFSKY, Stuart C.; HALES, Robert E. Fundamentos de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. 2. ed. Porto Alegre - RS: Artmed, 2014. ISBN 9788565852234

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: cursos@slmandic.edu.br

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781​

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Dr. José Rocha Junqueira, 13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755