Objetivo do curso

O objetivo do curso é capacitar estudantes, pesquisadores, médicos e profissionais no campo da engenharia de tecidos, com foco na tecnologia de Bioimpressão 3D e sua aplicação no desenvolvimento de terapias avançadas.

Objetivos Específicos:

Identificar os principais conceitos relacionados ao campo da Bioimpressão e engenharia de tecidos

Identificar os principais insumos utilizados na biompressão

Identificar as principais técnicas e tecnologias utilizadas na bioimpressão

Analisar as principais características do mercado emergente das aplicações bioimpressas

Analisar as principais normas regulatórias relacionadas as terapias avançadas baseadas em engenharia de tecidos.

Capacitação em Técnicas de Bioimpressão e Engenharia de tecidos: Conceitos, prática e aplicações (MEC)

Coordenador: Prof. Dr. Ana Luiza Garcia Millás

Email: analuizamillas@gmail.com

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 06390

Nível: On Live - Metodologia Ativa Remota

Público-alvo:

 Estudantes, pesquisadores, médicos e profissionais no campo da engenharia de tecidos, com foco na tecnologia de Bioimpressão 3D e sua aplicação no desenvolvimento de terapias avançadas.

Unidade: Campinas

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
3 X R$ 330,00

Matrícula:
R$ 100,00

Periodicidade:
Semanal

Dia(s) da Semana:
Quarta-feira (Semanal)

Duração:
3 Meses

Carga horária:
15 horas/aula.

Início:
17/03/2021

Horário:
Das 19h às 20:30h

Minicurrículo do Coordenador

Bióloga 

Mestre pelo Departamento de Tecnologia de Polímeros da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP Doutora pelo Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos/DEMBio da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP 

Com pesquisa na área da engenharia de tecidos e biofabricação, atua no campo da medicina regenerativa.

Realizou períodos sanduíche na empresa The Electrospinning Company junto à Nottingham Trent University na Inglaterra e na Universidade de Cornell nos Estados Unidos. 

Com experiência na indústria, atualmente é pós doutoranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/São Paulo em colaboração com a empresa Natura Cosméticos. 

É co-fundadora da startup 3DBS - 3D Biotechnology Solutions, especializada no desenvolvimento e customização de bioimpressoras 3D, equipamentos de electrospinning e soluções no campo da medicina regenerativa e da engenharia de tecidos.

Programação

O curso de Capacitação em Técnicas de Bioimpressão e Engenharia de Tecidos: Conceitos, prática e aplicações (MEC) - Curso no formato on-line e ao vivo por meio de um ambiente virtual de aprendizagema distância tem duração de 01 dia, divididas entre aulas síncronos e remoto, auto-estudo, interação aluno-tutor e atividades de elaboração orientadas (via BlackBoard).

Observações importantes:

* Não serão fornecidas carteirinhas estudantis para os cursos oferecidos na modalidade a distância. Para obter os benefícios da legislação que proporciona descontos e outras facilidades aos estudantes, basta o interessado requerer a emissão de 'Declaração de Matrícula', para solicitar sua emissão junto ao órgão responsável (UNE - União Nacional dos Estudantes). Para consultas de endereços e formas de pedir a sua Carteirinha Internacional de Estudante, acesse www.une.org.br.

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.

Conteúdo Programático:

Módulo 1 - Introdução a Bioimpressão: 

O que é bioimpressão e biofabricação

Histórico da bioimpressão

Termos e conceitos da bioimpressão

Desafios

Bioimpressoras

Módulo 2 - Biomateriais e Biotintas utilizadas na bioimpressão 3D: 

Polímeros naturais e sintéticos

Biomateriais

Hidrogeis/Biotintas

Propriedades reológicas

Desafios

Módulo 3 - Células utilizadas na bioimpressão 3D: 

Tipos celulares

Linhagens celulares

Células primárias

Esferoides

Funções e desafios

Módulo 4 - Mercado de produtos de engenharia de tecidos e terapias avançadas: 

Terapia celular, terapia gênica e de Eng. De tecidos

Eng. de tecidos: Produtos para Bioimpressão e produtos de Bioimpressão

Desafios de modelos de remuneração em terapias avançadas

Módulo 5 - Regulamentação de produtos de terapias avançadas no Brasil Aspectos da regulação de produtos:

Produtos de Terapias Avançadas

Aspectos gerais do registro e produção

Overview de aplicações em testes clínicos e conclusões

Corpo Docente

Prof. Dr. Ana Luiza Garcia Millás

Bióloga 

Mestre pelo Departamento de Tecnologia de Polímeros da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP Doutora pelo Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos/DEMBio da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP 

Com pesquisa na área da engenharia de tecidos e biofabricação, atua no campo da medicina regenerativa.

Realizou períodos sanduíche na empresa The Electrospinning Company junto à Nottingham Trent University na Inglaterra e na Universidade de Cornell nos Estados Unidos. 

Com experiência na indústria, atualmente é pós doutoranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/São Paulo em colaboração com a empresa Natura Cosméticos. 

É co-fundadora da startup 3DBS - 3D Biotechnology Solutions, especializada no desenvolvimento e customização de bioimpressoras 3D, equipamentos de electrospinning e soluções no campo da medicina regenerativa e da engenharia de tecidos.

Prof. Dr. Pedro Massaguer

Docente Participante.

Administrador de Empresas, realizou o programa de doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2017).

Os tópicos de pesquisa incluíram a gestão da inovação e o desenvolvimento de sistemas de seleção e avaliação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI). Especialista em Gestão estratégica e econômica FGV (2015). Também é pesquisador associado do Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi UNICAMP). Possui experiência no desenvolvimento de empresas e Startups de base tecnológica e projetos de inovação nos setores de biotecnologia e setor elétrico.

É co fundador e CEO da 3D Biotechnology Solutions, startup especializada no desenvolvimento de bioimpressoras 3D e aplicações no campo da engenharia de tecidos. Sócio da In Situ Terapia Celular e Labtermo Consultoria Microbiológica. É mentor na área de empreendedorismo de base tecnológica na plataforma ExpertiseMe app. e membro do comitê científico da Dimension Sciences.   

Prof. Dr. Carolina Caliári Oliveira

Docente Convidado Live.

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Ciências pelo Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.

Fundadora da startup In Situ Terapia Celular onde atualmente é Pesquisadora Principal em projeto do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequena Empresa - PIPE-Fapesp desenvolvendo pesquisa na área de terapia celular para úlceras crônicas e queimaduras graves.  

Prof. Dr. Luciano Paulino da Silva

Docente Convidado Live.

Bacharel em Ciências Biológicas (2000) e Doutor em Biologia Animal (2004) pela Universidade de Brasília, tendo realizado estágio pós doutoral na Embrapa (2005-2006).

Atua desde 2006 como Pesquisador da Embrapa na área de Nanobiotecnologia, desenvolvendo estudos voltados para a prospecção, avaliação de nanoestruturas biológicas e de materiais utilizando ferramentas em alta resolução e desenvolvimento de nanossistemas e nanodispositivos incluindo sistemas de liberação sustentada de princípios ativos; nanobiorreatores; nanobiossensores; nanoforense; fibras de alto desempenho; superfícies funcionais; membranas seletivas; e nanopartículas metálicas, poliméricas, lipídicas e lipossomas obtidas por rotas de síntese verde. Mais recentemente, abordagens de fabricação digital por manufatura aditiva, manufatura subtrativa e biofabricação 3D constituem também foco de suas atividades em pesquisa e desenvolvimento.

Desde 2004 também é Pesquisador/Professor Associado Adjunto/Colaborador da Universidade de Brasília, onde desde então ministra disciplinas de pós-graduação e orienta/supervisiona estudantes nos Programas de Pós-graduação em Nanociência e Nanobiotecnologia (Pleno), Biologia Molecular (Pleno), Biologia Animal, Biologia Microbiana, Ciências Farmacêuticas, Ciências e Tecnologias em Saúde e Ciências Médicas; além de ser Orientador Colaborador do PPG Ciências Farmacêuticas (Pleno) da Universidade Federal do Paraná.

Publicou 164 artigos científicos completos (incluindo 7 artigos de revisão a convite) em periódicos indexados internacionalmente, a maioria versando sobre temas de fronteira das nanociências/nanotecnologias e química de biomoléculas (2300 citações no ISI, Fator H: 26).

Editou ainda 2 livros, publicou 14 capítulos de livros; depositou como inventor 11 patentes de produtos e processos tecnológicos; divulgou cerca de 420 comunicações em eventos científicos locais, regionais, nacionais ou internacionais; concedeu entrevistas para inúmeros veículos de comunicação; e proferiu dezenas de conferências, palestras, seminários, aulas e cursos em diversas instituições.

Nesses estudos, o Dr. Luciano colaborou e contou com a colaboração de cerca de 1150 pesquisadores/estudantes brasileiros e estrangeiros, muitos dos quais de áreas tão diversas quanto biologia, biomedicina, biotecnologia, medicina, matemática, agronomia, física, química, farmácia, odontologia e veterinária evidenciando o caráter multidisciplinar das interações técnico-científicas.

Atualmente o Dr. Luciano coordena projetos de pesquisa individuais e em redes.

Luciano atua como membro do corpo editorial de 12 periódicos indexados; atuou como revisor/examinador ad hoc de 74 periódicos de circulação internacional, 10 agências de fomento e 141 bancas examinadoras; além de orientar e supervisionar pessoas em todos os níveis de formação acadêmica incluindo 98 orientações concluídas (4 pós-doutores, 10 doutores, 18 mestres, 23 estudantes de iniciação científica, 9 monografias de especialização, 17 trabalhos de conclusão de curso, 17 orientações de outras naturezas), além de outras 15 orientações em andamento (2 supervisões de pós-doutorado, 4 doutorandos, 4 mestrandos, 3 bolsistas iniciação científica/tecnológica, 2 estagiárias).

Alguns de seus artigos estão entre os ?TOP Hottest articles? de periódicos; teve sua biografia incluída em edições do Who?s who in Science and Engineering e no 2000 Outstanding Scientists; recebeu o 2° prêmio no International Scanning Probe Microscope Image Prize 2007; foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências durante o quinquênio 2007-2012; e recebeu o TWAS ROLAC Young Scientists Prize 2012 nas áreas de Ciências Médicas e Biológicas.

Prof. Dr. Leandra Baptista

Docente Convidada Live.

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pesquisadora Colaboradora do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências Morfológicas (2008) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora visitante na Universidade de Lyon, França em 2017.

Áreas de atuação: Redação de projetos para atração de recursos financeiros; Desenvolvimento de projetos de pesquisa: Biologia de Células Tronco Mesenquimais, Microambiente do Tecido Adiposo e Obesidade, Engenharia de Cartilagem e Ossos, Cultura de células 3D e bioprinting; Formação de pessoas: Ensino de graduação e pós-graduação. Orientador de mestrado e doutorado. Prêmios: Jovem Cientista do Nosso Estado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

Pesquisador ONR (Office of Naval Research), EUA Inspiração: Translação dos avanços recentes da ciência para a sociedade.

Minha paixão é o desenvolvimento de ideias revolucionárias em conjunto com uma equipe motivada.  

Prof. Dr. Rodrigo Alvarenga Rezende

Docente Convidado Live.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da Universidade de Araraquara (UNIARA). Coordenador do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NUT3D) da Universidade de Araraquara (UNIARA).

Pesquisador Colaborador Externo do CTI Renato Archer.

Foi Coordenador Geral de Competências Institucionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

Pesquisador do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NT3D) do CTI.

Pós-Doutorado no CTI Renato Archer apoiado pela FAPESP nas áreas de Tecnologia da Informação e Biofabricação.

Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Possui Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Coordenador de Projetos da Equipe de Biofabricação do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do CTI.

Foi Coordenador do Projeto financiado pelo Ministério da Saúde no CTI para a construção de modelos 3D para cirurgias complexas ao SUS.

Foi Pesquisador associado ao CERTBIO-UFCG. Membro do Instituto Nacional de Biofabricação (INCT-BIOFABRIS).

Desenvolveu trabalhos de pesquisa em Manufatura Aditiva com Biomateriais, no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) de Portugal, como parte do Doutorado Sanduíche.

Possui experiência em Tecnologia da Informação como tecnologia habilitadora para a bioimpressão de tecidos e órgãos humanos, em biofabricação, em processos de manufatura aditiva e simulação computacional.

Co-responsável pela criação da rede BIOFAB (Rede Iberoamericana de Biofabricação: Materiais, Processos e Simulação) financiada pelo CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo). Idealizador e presidente do 1º Congresso Internacional Digital em Biofabricação e Bioimpressão 3D (3DBB).  

Atrativos

A Bioimpressão avança como um campo inovador por ser uma plataforma tecnológica que abre diferentes possibilidades de pesquisas e aplicações e o desenvolvimento de terapias avançadas baseadas em engenharia de tecidos. Organizado em 5 módulos (10 semanas) compostos por aulas expositivas e lives com especialistas o curso permitirá aos alunos imersão neste campo interdisciplinar fornecendo uma visão geral dos conceitos, técnicas e aplicações desta área emergente. 

Carga horária 15 horas aula. 

Estrangeiros

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.

b) Pré-matrícula:

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.

c) Matrícula:

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.

Ordens de Pagamento em USD 

Through: BANK OF NEW YORK 

New York - EUA 

BIC SWIFT: IRVTUS3N 

ABA: 053000196 

Account number: 6550422632 

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A 

São Paulo - Brasil 

BIC SWIFT: ITAUBRSP 

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393 

Account number: 03477-9

d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

  • Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;
  • Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;
  • RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;
  • Comprovante de Residência recente (últimos três meses).  
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

Necessário enviar o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Seleção e matrícula

a) Inscrição:

​Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.

​b) Pré-matrícula:

​Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.

​c) Matrícula:

​*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato.

 As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

​d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br,​

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);
  • CPF;
  • Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc..);
  • Comprovante de Residência (últimos três meses);
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

Necessário enviar o diploma de graduação original.

 Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 30/11/2020, 20% para aqueles realizados até o dia 31/12/2020 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 05/03/2021.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: cursos@slmandic.edu.br

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Dr. José Rocha Junqueira, 13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755