Objetivo do curso

Ao final do curso o aluno deverá saber reconhecer a anatomia radiográfica e os aspectos radiográficos e tomográficos das lesões que acometem o complexo dento-maxilo-facial por meios das diferentes técnicas de aquisição de imagem, do interesse da odontologia, além de desenvolver a habilidade e o domínio na manipulação de software tomográfico.

Capacitação em Radiologia Odontológica e Imagionalogia (MEC)

Coordenador: Prof. Ms. Saulo Gonçalves de Abreu.

Email: abreusaulo1@gmail.com

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 5267

Nível: Capacitação

Público-alvo: Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.

Unidade: Belo Horizonte

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
6 x R$ 750,00

Matrícula:
R$ 100,00

Periodicidade:
Mensal / Semipresenc

Dia(s) da Semana:
De Quinta e sexta-feira (Mensal)

Duração:
6 meses

Carga horária:
96 horas/aula.

Início:
04/02/2021

Horário:
Das 08h às 18h.

Minicurrículo do Coordenador

Mestre em Clínica Odontológica com ênfase em Radiologia- PUC- Minas.

Especialista em Radiologia e Imaginologia- CEO- IPSEMG.

Coordenador da Especialização em Radiologia da São Leopoldo Mandic- Belo Horizonte.

Professor de Graduação em Clínicas Integradas e Fundamentos Odontológicos FEAD.

Professor Graduação em Radiologia IPEMED.

Programação

ATENÇÃO: Programação do primeiro dia de aula. 08h - Horário de chegada na instituição; 08h às 11h - Entrega da documentação e assinatura do contrato; 11h - A abertura do curso com a presença da Coordenação da Unidade; 11h30 – Tour pelas instalações físicas e foto da turma; 12h00 – Apresentação da coordenação e início das atividades. A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.

Conteúdo Programático:

Histórico dos Raios-X; Natureza, produção e propriedades dos raios X; Física das radiações; Aparelhos e Receptores radiográficos; Processamento químicos radiográficos; Radiografias Digitais; Fatores que influenciam na tomada radiográfica; Anatomia radiográfica intra e extrabucais; Técnicas radiográficas intra e extrabucais; Aspecto radiográfico das lesões do órgão dental; Aspectos radiográficos das fraturas e corpos estranhos; Métodos de localização radiográfica; Aspecto radiográfico das lesões crânio-maxilo-mandibulares, cistos e tumores; Seios Paranasais - Anatomia e Patologia; Confecção de Laudos Radiográficos. Tomografia computadorizada: Laudos e protocolos tomográficos. Princípios, aplicações na Odontologia; Anatomia seccional; Tomografia computadorizada: interpretação de imagens e softwares; Noções de Ressonância magnética; Pontos e análises cefalométricos; Documentação ortodôntica; Tomografia e diagnóstico das Alterações da ATM; Calcificações em tecidos moles; Aspectos legais da Radiologia; Protocolos da Radiologia digital e tomografias na reabilitação e nas especialidades Odontológicas.

Corpo Docente

Prof. Ms. Saulo Gonçalves de Abreu.

Mestre em Clínica Odontológica com ênfase em Radiologia- PUC- Minas.

Especialista em Radiologia e Imaginologia- CEO- IPSEMG.

Coordenador da Especialização em Radiologia da São Leopoldo Mandic- Belo Horizonte.

Professor de Graduação em Clínicas Integradas e Fundamentos Odontológicos FEAD.

Professor Graduação em Radiologia IPEMED.

Prof.ª Ms. Carolina Drumond de Barros e Azevedo

Mestre em Radiologia e Imaginologia;

Especialista em Radiologia e Imaginologia.

Prof. Dr. Bruno Cesar Ladeira Vidigal

Doutor em Radiologia e Imaginologia pela PUC- Minas.

Mestre em Radiologia e Imaginologia pela PUC- Minas.

Especialista em Radiologia e Imaginologia.

Especialista em Odontopediatria.

Atrativos

O curso contará com vasto conhecimento em diagnóstico, utilizando tecnologia 2D e 3D. Métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas. Conhecimento de anatomia e patologias e seus aspectos imaginológicos. Confecção de laudos na área Cranio-facial e protocolos tomográficos. Atualidades da Radiologia Digital integrada ao conteúdo curso. Acesso a equipamentos de radiologia digital na própria unidade. O curso conta com a carga horário total de 96 horas, sendo 64h presenciais + 32h de aulas ao vivo e discussões de caso pela plataforma Blackboard. Cronograma com conteúdo atualizados, de acordo com as necessidades do mercado odontológico corrente. Carga horária 96 horas aula. Login de acesso pessoal, a partir de qualquer terminal conectado à internet ao Portal de Periódicos da CAPES, e outras bases científicas disponibilizadas pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Saiba como utilizar em: https://www.slmandic.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/SLM.BIB_.M7-00-Manual-para-acesso-aos-Peri%C3%B3dicos-do-CAPES-nv.pdf

Estrangeiros

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​ b) Pré-matrícula:Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.c) Matrícula:*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.Ordens de Pagamento em USD  Through: BANK OF NEW YORK  New York - EUA  BIC SWIFT: IRVTUS3N  ABA: 053000196  Account number: 6550422632  Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A  São Paulo - Brasil  BIC SWIFT: ITAUBRSP  Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚSE SS LTDA Branch: 6393  Account number: 03477-9d) Documentação necessária a ser apresentada no primeiro dia de aula:
  • ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;
  • Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;
  • RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;
  • Comprovante de Residência recente (últimos três meses).
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.
e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria. Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados. Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Seleção e matrícula

a) Inscrição:​ Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​ b) Pré-matrícula:​ Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.​ Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.​ c) Matrícula:​ *​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato.  As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.​ d) Documentação necessária a ser apresentada no primeiro dia de aula: Certidão de nascimento ou casamento;

Política de desconto

Descontos Especiais: Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/10/2020, desconto de 20% para aqueles realizados até o dia 30/11/2020 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 22/01/2021. Descontos Vigentes: Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha. Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula. Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades; Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades; Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades. Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

Notebook com Windows 8 ou superior.

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic Telefone: 0800 941 7 941 E-mail: cursos@slmandic.edu.br Site: www.slmandic.edu.br Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781 ​Siga a instituição nas redes sociais: Facebook.com/saoleopoldomandic Youtube.com/user/slmandic Instagram.com/saoleopoldomandic Linkedin.com/school/saoleopoldomandic vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

Av. Assis Chateaubriand, 457 - Floresta, Belo Horizonte - MG, 30150-101