Como usar a Biblioteca

Como usar a Biblioteca

Quem são os usuários da biblioteca

Os usuários são os alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic e pessoas externas como ex-alunos da SLMANDIC, alunos de outras instituições de ensino e profissionais em geral.

 

Acesso à Biblioteca

A Biblioteca disponibiliza guarda-volumes para o usuário guardar sua bolsa e seus objetos pessoais, pois só é permitido o acesso ao acervo com materiais para anotações como caderno, caneta, lápis, livro e notebook. Também não é permitido fumar, ingerir alimentos e bebidas, utilizar aparelhos sonoros, principalmente telefone celular nas dependências da Biblioteca.

O acervo

O acervo da Biblioteca São Leopoldo Mandic “Prof. Dr. Cid Santos Gesteira” é formado por livros, atlas, DVDs, revistas de noticias e acadêmicas, periódicos, teses e dissertações, jornais entre outros.

 

Acesso ao acervo

O acervo é de livre acesso, contudo, somente os alunos de graduação da SLMANDIC e os professores que mantém vínculo institucional ativo com a Faculdade podem emprestar os materiais bibliográficos. Os demais usuários fazem as consultas na própria Biblioteca.

 

Empréstimo domiciliar e renovação

  • O processo para empréstimo de livros é por meio da biometria coletada no balcão de atendimento da Biblioteca.
  • O empréstimo domiciliar de livros é feito somente aos alunos de graduação e professores que mantém vínculo institucional ativo com a Instituição e que estão cadastrados na Biblioteca.
  • O empréstimo é feito somente ao próprio usuário, não sendo permitida a retirada dos livros por terceiros ou representantes. Exceção feita para pessoas com deficiências que têm limite de acesso à biblioteca, que neste caso, um representante devidamente autorizado poderá fazer o empréstimo e a retirada do material.
  • Quando houver alguma pendência em nome do solicitante, ou seja, empréstimos em atraso ou multa, a Biblioteca não fará um novo empréstimo até que a pendência seja resolvida.
  • Quanto à quantidade de obras, o aluno tem direito de retirar, para empréstimo domiciliar, até três obras. Já o professor terá direito de retirar até cinco obras, por vez.
  • Quanto ao prazo de devolução, os alunos têm até três dias úteis para devolver os livros e um dia para a devolução de atlas. Já os professores terão cinco dias úteis para devolver os livros e dois dias para devolver os atlas. Porém, se o material for muito solicitado em períodos de prova, trabalhos acadêmicos ou outras atividades, a Biblioteca poderá reduzir o prazo ou suspender o empréstimo.
  • A biblioteca não faz o empréstimos domiciliar de obras de referência –  compêndios, dicionários, índices, catálogos -, obras raras, coleções especiais, periódicos, monografias, dissertações e teses.

 

Devolução

A devolução deve ser feita nos terminais que estão no balcão de atendimento por meio da entrega dos livros ao funcionário da Biblioteca. O usuário não deve deixar ou abandonar o livro sobre o balcão, pois ele é responsável pelos itens até que o processo de devolução esteja concluído.

 

Renovação

O empréstimo pode ser renovado por até duas vezes, desde que o usuário não tenha pendências com a Biblioteca e que não tenha reserva do livro por parte de outro interessado. Essas renovações devem ser feita somente por meio do catálogo on-line.

 

Para fazer as renovações, o usuário deve proceder da seguinte maneira:

  1. Acessar o Catálogo online, disponível na página da Biblioteca.
  2. Acionar o botão Login, disponível no menu superior da ferramenta, e informar seu usuário e sua senha de acesso.
  3. Estando em sua página, o usuário deve acionar o botão Circ./Renovação, disponível na barra superior de ferramentas. O sistema irá apresentar na tela todos os materiais que estão emprestados em nome do usuário.
  4. Na relação apresentada, selecionar o material que deseja renovar o empréstimo e, em seguida, acionar o botão Renovar itens selecionados. A renovação será feita se não houver pendências em nome do usuário e/ou reservas para outro usuário.
  5. O sistema encaminhará ao usuário uma mensagem confirmando a renovação efetivada.

 

Reservas

As reservas são feitas por meio do Catálogo online e são permitidas somente para usuários que não têm pendências na Biblioteca e para obras que não estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca. Para fazer a reserva o usuário deve proceder da seguinte maneira:

  1. Acessar o Catálogo online, disponível na página da Biblioteca.
  2. Acionar o botão Login, disponível no menu superior da ferramenta, e informar seu usuário e sua senha de acesso.
  3. Aplicar um critério de busca para localizar o livro que deseja reservar. O sistema irá apresentar no corpo da tela as informações sobre o material.
  4. Acionar o botão Reservar, disponível no lado direito do campo de descrição do livro.
  5. O sistema apresentará na tela uma mensagem informando o número da reserva efetivada. Além disso, encaminhará para a caixa postal do usuário, uma mensagem informando sobre a disponibilização da obra para retirada no balcão da Biblioteca. Após receber essa mensagem, o usuário terá até 24 horas para efetivar a retirada. Após esse período, a reserva será cancelada.

 

Penalidades

 

Multa por atraso

O atraso na devolução dos materiais bibliográficos gera uma multa no valor de R$ 5,00 (cinco reais), cobrada por dia útil e por título.

 

Material bibliográfico danificado

Se o material devolvido pelo usuário não estiver em iguais condições como retirado da biblioteca, o usuário deve repor o material danificado ou pagar o valor da obra, em até 30 dias.

 

Utilização indevida da Biblioteca

Se o usuário não utilizar adequadamente a Biblioteca, e não cumprir o regulamento dela, estará sujeito às seguintes penalidades:

  • Advertência
  • Suspensão temporária do uso da biblioteca
  • Suspensão semestral do uso da biblioteca

 

Antes de utilizar a Biblioteca, leia atentamente o Regulamento completo.

X