‘Redução de danos sobre o tabagismo’ é tema de debate virtual organizado pela SLMANDIC

‘Redução de danos sobre o tabagismo’ é tema de debate virtual organizado pela SLMANDIC

Ampliar a discussão e a reflexão sobre o tabaco, assim como debater suas aplicações e utilidades, frente à atual política pública, às novas tecnologias existentes, à experiência internacional e à realidade no Brasil. Esse é o objetivo do “II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo”, que teve início em 10 de novembro, contemplando os temas: “A importância da perspectiva do usuário na política e na prática de redução de danos”, por Maria Angélica Comis (É de Lei) e Alexandro Lucian (Vapor Aqui), e “Experiências médicas como agentes colaboradores na definição de práticas de RD para tabaco”, pelo Dr. Rodolfo Behrsin (UniRio).

Tudo isso mediado por profissionais gabaritados no mercado, inclusive pelo Prof. Dr. Tiago Trapé, mestre e doutor em Planejamento e Gestão em Saúde, e docente da Faculdade São Leopoldo Mandic.

“Trata-se da continuidade dos esforços de algumas instituições. Dessa vez, além da medicina, trouxemos também profissionais de outros saberes, a fim de nos aproximarmos da complexidade que o tabaco representa para o mundo inteiro”, disse Mônica Gorgulho, psicóloga, ex-presidente da Rede Brasileira de Redução de Danos, ex-membro da diretoria-executiva da Associação Internacional de Redução de Danos, e uma das moderadoras do seminário. “Afinal, o conhecimento é fundamental para sabermos qual caminho devemos seguir”, completou Trapé.

Hoje (11/11) à noite outros temas serão tratados, inclusive por convidados internacionais. São eles: “Existem debates proibidos na discussão de políticas de saúde?”, por Leandro Narloch (jornalista) e Ethan Nadelmann (ex-Drug Policy Aliance), e “Os aspectos legais na regulamentação de práticas de redução de danos para tabaco”, por Cristiano Maronna (Comissão Direitos de Humanos da OAB-SP) e David Sweanor (Universidade de Ottawa, no Canadá).

Vale destacar que a SLMANDIC é, juntamente com outras instituições, uma das organizadoras do evento, que teve mais de 200 inscritos. Clique aqui e participe também!

Sem Comentários

Deixe um comentário

X