Cuidado também é coisa de homem!

Cuidado também é coisa de homem!

É sabido que os homens se cuidam muito menos do que as mulheres, e, inclusive, passam por um número bem menor de consultas médicas. Por isso, a importância da campanha de conscientização intitulada Novembro Azul, cujo enfoque principal é na prevenção do câncer de próstata, segundo mais frequente entre eles, após os tumores de pele (não melanoma).

Essa doença, infelizmente, atinge uma parcela significativa da população masculina. O que nem todos sabem é que um simples exame é capaz de detectar o problema já no início, fazendo com que a chance de cura seja maior.

A grande questão é o preconceito que ainda existe na sociedade, principalmente por parte dos próprios homens. Muitos se negam a fazer o exame de toque retal, que, juntamente com o de sangue (PSA), é fundamental para a análise e o respectivo encaminhamento.

Vale destacar que a investigação e a análise são feitas, inicialmente, pelo urologista, e podem detectar, também, outras patologias, que, até então, passavam despercebidas: quadro de hipertensão arterial em sua fase inicial, diabetes, aumento de taxas de colesterol e/ou triglicérides etc. Nesses casos, o próprio médico indicará o passo seguinte, incluindo o especialista a ser procurado ou o tratamento a ser realizado.

É claro que toda essa atenção não garante a ausência da enfermidade. Porém, torna possível que o indivíduo em questão se antecipe aos problemas que possam surgir.

“Minhas dicas são: procure um médico de confiança, abandone quaisquer preconceitos, e reserve um tempo para os cuidados pessoais. Com o auxílio de um bom profissional, sua saúde – física e mental –, assim como sua família e seus amigos ficarão eternamente gratos a você”, enfatiza o médico urologista, Dr. Sérgio Bisogni, professor da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Lembre-se: a medicina preventiva pode melhorar a qualidade de vida, além de aumentar a longevidade de qualquer pessoa.

Saiba mais

Você sabia que 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido à doença? E que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados? Aliás, quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada! Logicamente, não é possível prevenir-se dessa enfermidade, mas sim diagnosticá-la precocemente, elevando as chances de cura para 90%.

 Quanto aos fatores de risco, geralmente são eles: idade mais avançada, histórico familiar (hereditário), estar obeso, não ter hábitos alimentares saudáveis. Mas nada impede que alguém sem esses pré-requisitos tenha a doença.

O que é e para o que serve?

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra, de tamanho e forma correspondentes a uma noz. Suas funções são: produzir parte do esperma (nutrição dos espermatozoides), auxiliar no controle urinário.

Sem Comentários

Deixe um comentário

X