SLMANDIC integra Organização Europeia de Pós-graduação

SLMANDIC integra Organização Europeia de Pós-graduação

A Faculdade São Leopoldo Mandic é a única Instituição de Ensino brasileira a integrar o grupo Orpheus – Organização para a Educação PhD em Biomedicina e Ciências da Saúde no Sistema Europeu –, membro da Associação de Universidades Europeias, que reúne Instituições de Ensino atuantes nas ciências da saúde e biomedicina.

“Em fevereiro deste ano, recebemos a visita do professor croata e ex-presidente da Orpheus, Zdravko Lackovic. Apresentamos a Faculdade para ele, inclusive o programa de doutorado, nossos números e nossas publicações. Fomos, então, convidados a participar da avaliação do comitê gestor da entidade. Recebemos a aprovação e, desde aquele momento, somos associados”, conta o diretor de Pós-graduação e Pesquisa da SLMANDIC, Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga.

Entre as missões da Orpheus, destacam-se: representar o ensino superior e a investigação em biomedicina e ciências da saúde, e influenciar a formulação de políticas, tanto nacional como internacionalmente; promover a cooperação entre os membros da associação e o desenvolvimento de redes bilaterais e multilaterais eficazes; propiciar a cooperação em pesquisa e desenvolvimento de programas conjuntos de doutorado;  possibilitar a harmonização dos programas de doutorado em biomedicina e ciências da saúde; incentivar a mobilidade de candidatos a doutoramento e docentes; estimular a garantia de qualidade da investigação e o ensino de doutoramento, e, em particular, desenvolver um processo de acreditação de programas de doutoramento em biomedicina e ciências da saúde.

Saiba mais!

Desde 2004, a Orpheus organiza conferências temáticas pela Europa. Já esteve presente em Zagreb (Croácia), Hensinque (Finlândia), Aarhus (Dinamarca), Viena (Áustria), Ismir (Turquia), entre outras localidades.

Com base nesses eventos, e em cooperação com a Associação de Escolas de Medicina da Europa (AMSE) e a Federação Mundial para a Educação Médica (WFME), o grupo desenvolve padrões para a educação de doutorado.

Vale destacar que a Orpheus está empenhada em preservar a reputação dos programas de doutorado como um grau de pesquisa, assim como fortalecer as oportunidades de carreira para graduandos de PhD.

Sem Comentários

Deixe um comentário

X