Faculdade São Leopoldo Mandic testa nova molécula voltada ao tratamento da artrite

Faculdade São Leopoldo Mandic testa nova molécula voltada ao tratamento da artrite

Sempre focada em pesquisas e inovação, a SLMANDIC saiu na frente novamente. Dessa vez ao testar uma nova molécula, que auxilia no tratamento da artrite, doença para a qual ainda não existe um recurso terapêutico tão eficaz.

A molécula, desenvolvida em laboratório e nomeada TPPU, apresentou excelente efeito anti-inflamatório e, até mesmo, analgésico, após experimentação em ratos com artrite geneticamente induzida. Como resultado, ela suprime o processo inflamatório, diminui a inflamação, reduz a degradação do tecido articular e alivia a dor.

O Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga, diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade é quem coordena o projeto. Segundo ele, o que a molécula faz é favorecer um processo natural de defesa. “Isso é uma grande vantagem em comparação aos tratamentos convencionais, que se baseiam no uso de grandes doses de corticoides, com indesejáveis efeitos colaterais. Sem contar que a TPPU foi desenhada para ser tolerada e absorvida via oral”, adianta.

Sobre a TPPU
A nova molécula foi desenvolvida pelo pesquisador Bruce Hammock, professor da University of California Davis. Sua sigla, TPPU, é derivada da denominação em inglês 1-Trifluoromethoxyphenyl-3-(1-propionylpiperidin-4-yl) urea. Quanto à função, é a de inibir a enzima epóxi-hidrolase solúvel (sEH), que desempenha um papel-chave no desencadeamento do processo inflamatório, podendo levar, eventualmente, à inflamação crônica.

Sobre o projeto
A experimentação para comprovação da eficácia da molécula TPPU foi realizada na Faculdade São Leopoldo Mandic e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Divulgação
O portal Viva Bem, do Uol, também publicou matéria a respeito. Confira em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/07/22/molecula-criada-em-laboratorio-auxilia-no-tratamento-da-artrite.htm

Sem Comentários

Deixe um comentário

X