Live da ACBO recebe Diretor-geral da SLMANDIC e aborda a odontologia em tempos de pandemia

Live da ACBO recebe Diretor-geral da SLMANDIC e aborda a odontologia em tempos de pandemia

Situação atual da Odontologia e a COVID-19. Esse foi o tema da Live promovida pela ACBO – Academia Brasileira de Odontologia no dia 17 de junho, via Instagram, e que contou com a participação do Prof. Dr. José Luiz Cintra Junqueira, Diretor-geral da Faculdade São Leopoldo Mandic, além de intermédio do Prof. Dr. Mário Groisman, responsável pela condução da entrevista. Confira!

Adaptável mundo novo
Já no início, Junqueira afirmou que a pandemia veio para mudar o mundo e adaptar os cidadãos ao atual padrão. Mas que considera triste o fato de que o mundo precisou de um vírus para se transformar. “O novo normal não será mais como o do ano passado, e sim diferente, para melhor. O dentista que tiver inteligência para fazer o marketing certo, que no momento está totalmente ligado à biossegurança – um caminho sem volta –, vai sair na frente. Ao seguir os procedimentos, ele vai passar confiança aos pacientes, que vão repassar aos amigos”, orientou. E complementou: “além disso, agora o objetivo do ser humano é mais consigo mesmo do que com itens de consumo.”

Perfis na pandemia
Ele explicou ainda que, neste momento, existem 3 tipos de profissionais: o apavorado, que tem medo e é inseguro; o corajoso, que enfrenta o período difícil e de mudança, adaptando-se; e o oportunista, que utiliza a pandemia para se dar bem em cima dos outros, o que não é legal. “Tudo que é novo tira as pessoas da zona de conforto. Mas a vida é feita para aqueles que têm bom senso. Aqui na SLMANDIC nós temos, em nosso DNA, o princípio de lutar a favor. Acreditamos que é preciso que os corajosos deem as mãos aos apavorados. É como se estivéssemos dentro a arca de Noé, remando rumo ao paraíso, que é o pós-pandemia”, enfatiza. 

Junqueira reforçou, ainda, que os dentistas, muito antes de qualquer pandemia, já lidavam com os cuidados, pois os EPIS sempre fizeram parte da profissão. “Nos protegemos do aerossol, da H1N1, entre tantos outros vírus e bactérias. Agora só estamos ampliando um pouco. Inclusive com a BIBO – Barreira Individual de Biossegurança, que promete bons resultados, pode ser feito por qualquer pessoa e tem baixo custo. Vamos falar a respeito desse dispositivo em uma Live no canal da Faculdade no Youtube, no dia 18, às 18h30.”

Teoria X prática X mundo virtual
Segundo o Diretor-geral da SLMANDIC, é ótimo mantermos de forma virtual tudo o que é teórico e permite seguir dessa maneira, inclusive porque o formato proporciona maior alcance e faz com que mais pessoas tenham acesso. Mas que precisamos lembrar que a prática da odontologia não pode ser a distância, como outras disciplinas, outros cursos e, até mesmo, outras profissões. “Aqui na Faculdade estamos respeitando e obedecendo as orientações de cada Estado. Em Campinas, por exemplo, a pós-graduação já está de volta presencialmente, por conta da parte técnica, mas com todos os cuidados necessários. Por outro lado, estamos lançando o Mandic On, com cursos on-line e em 3 idiomas, uma vez que temos recebido solicitações até mesmo de outros países”, conta.

Ao final, Junqueira deixa uma mensagem: “o que realmente importa, neste momento, é que precisamos nos proteger. Agora com as barreiras social e física, ou seja: o distanciamento quando possível, e a utilização de máscaras e luvas quando não, evitando colocar as mãos nas vias de entrada, que são olhos, boca e nariz. Precisamos investir nesses cuidados! E em breve com a vacina, que, acredito, logo estará no mercado, inclusive com competição de marcas.”

Sem Comentários

Deixe um comentário

X